Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

28 de Maio de 2021 as 19:05:17



GOVERNO BIDEN desqualifica Estudo da OMS sobre Origem da Covid-19


OMS, sede em Genebra, Suiça
Técnicos da OMS concluiram que o vírus da Covid-19 teria sido transmitido a partir de morcegos a humanos, por meio de outro animal; e que a "introdução por meio de um incidente em laboratório (tese ao gosto de Biden) era considerada hipótese extremamente improvável". 
 
E sua busca pela criminalização da China, os EUA pediram nessa 5ª feira, 27.05, que a OMS Organização Mundial da Saúde conduza uma "segunda fase de investigação" sobre as origens do novo coronavírus, com especialistas independentes tendo acesso completo a dados originais e amostras na China. 
 
Uma equipe técnica liderada pela OMS  passou quatro semanas na cidade chinesa de Wuhan e em seus arredores,  no período de janeiro a fevereiro/2021, inclusive com pesquisadores chineses.  A equipe produziu um relatório, que foi divulgado em março/2021, o qual revela que o vírus muito provavelmente teria sido transmitido a partir de morcegos a humanos, intermediariamente por outro animal.
 
O estudo conclui, também, que a  "introdução por meio de um incidente em laboratório era considerada hipótese extremamente improvável". 
 
CIA, NSA e FBI
 
Essa última conclusão desagrada o governo norte-americano, em sua estratégia de demonização da China, como mecanismo de isolá-la e de deter seu avanço econômico e militar. 
 
Assim, em resposta ao posicionamento da OMS, Joe Biden, presidente dos EUA, determinou que seus assessores encontrem respostas para a origem do vírus que causa a covid-19. Ele afirmou que agências de inteligência dos EUA estão analisando teorias alternativas sobre a origem da Covid-19, inclusive a possibilidade de acidente em um laboratório na China.
 
O estudo da OMS foi "insuficiente e inconclusivo", declarou em nota a missão dos EUA na ONU,  em Genebra, Suiça, em 27.05. A missão norte-americana solicitou uma segunda investigação, "transparente e baseada em evidências", inclusive na China. 
 
"É fundamental que a China ofereça aos especialistas independentes acesso total aos dados originais e completos e às amostras relevantes para entendimento da fonte do vírus e dos estágios iniciais da pandemia",
 
acrescenta a declaração dos EUA. 
 
Investigação em laboratórios secretos dos EUA
 
Por meio de um representante de sua embaixada nos EUA, o governo chinês declarou que apoia "um estudo abrangente de todos os casos iniciais da covid-19 descobertos pelo mundo, e uma investigação minuciosa em bases secretas e laboratórios biológicos". 
 
Mike Ryan, principal especialista em emergências da OMS, disse na reunião anual de ministros de Saúde na 4ª feira, 26.05:
 
"Fizemos consultas informais com muitos países-membros para ver o que acontece na próxima fase. E vamos continuar a fazer essas discussões nas próximas semanas".


Fonte: AGENCIA BRASIL. Chamada de capa da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
03/10/2012
ELEIÇÕES NOS EUA - 1º Debate entre OBAMA e ROMNEY nesta 4ª feira, 22 h, ao vivo.
 
03/10/2012
BRICS - Banco de Desenvolvimento para os BRICS
 
03/10/2012
FMI - Brasil questionará no FMI estímulo monetário adotado pelos países desenvolvidos
 
26/09/2012
AHMADINEJAD NA ONU - Na Assembléia da ONU o tema da crise iraniana com EUA e Israel
 
26/09/2012
DILMA NA ONU - Presidenta intercede por brasileiro condenado à morte na Indonésia junto ao presidente Yudhoyono
 
26/09/2012
DILMA NA ONU - "Países latino-americanos têm sido firmes na busca por integração e democracia"
 
26/09/2012
SÍRIA - Egito opõe-se a intervenção militar na Síria
 
26/09/2012
DILMA NA ONU - Presidente defende reforma do Conselho de Segurança da ONU
 
DILMA NA ONU - Presidenta critica os EUA e nega protecionismo brasileiro 25/09/2012
DILMA NA ONU - Presidenta critica os EUA e nega protecionismo brasileiro
 
URÂNIO - Duas toneladas 'material sólido' encontradas em garagem em La Paz 29/08/2012
URÂNIO - Duas toneladas 'material sólido' encontradas em garagem em La Paz
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites