Terroristas atacaram casa de shows na cidade de Croccus, próxima a Moscow em 22.03.2024
Ataque terrorista em casa de shows em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
Pelo menos três pessoas camufladas abriram fogo na casa de shows Crocus City Hall, perto de Moscou, nesta 6ª feira, informou um correspondente da Sputnik.
sábado, 23.03.2024
Mais de 100 pessoas ficaram feridas no tiroteio, enquanto a casa de shows pegou fogo, de acordo com o correspondente.
"Depois disso [os atiradores] jogaram uma granada ou uma bomba incendiária, o que iniciou um incêndio."
"Eles estão atirando de uma metralhadora, estão atirando na multidão!"
"As pessoas no salão deitaram-se no chão para evitar o fogo, deitando-se ali durante cerca de 15 a 20 minutos, após o que começaram a rastejar para fora. Muitos conseguiram sair",
disse o correspondente.
A polícia chegou e está trabalhando no local. As autoridades locais disseram que "todas as forças e meios foram direcionados para o local do incidente" e que "as informações sobre as vítimas estão sendo confirmadas".
O Ministério de Emergências disse que cerca de cem pessoas foram retiradas do porão do local.
O governador da região de Moscou, Andrei Vorobyov, está a caminho do local da emergência, e um quartel-general operacional foi criado. O prefeito de Moscou ordenou que as autoridades prestem "toda a assistência necessária" e expressou "condolências aos familiares das vítimas".
O Ministério da Saúde russo disse à Sputnik que mais de 50 ambulâncias foram enviadas a Krasnogorsk para prestar assistência médica às vítimas. Desde então, esse número foi aumentado para 70.
Membros do grupo musical Piknik, em cujo show ocorreu o tiroteio, não ficaram feridos, disse o diretor do show à Sputnik.
O Departamento de Trânsito de Moscou disse que a estação de metrô Myakinino está operando normalmente, mas disse que o tráfego de veículos dentro e fora da área foi complicado por engarrafamentos.
A Casa Branca tinha conhecimento prévio
Um porta-voz da Casa Branca disse que os EUA estão cientes dos relatos do tiroteio em massa em Moscou e consideram as imagens do local "aterrorizantes". A embaixada dos EUA em Moscou e de outros países da Otan passaram as últimas semanas alertando para um risco aumentado de ataques terroristas em Moscou e outras regiões russas, e pedindo aos cidadãos americanos que evitem viajar para a Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia pediu à comunidade internacional que condene o incidente na prefeitura de Crocus, que caracterizou como um "ataque terrorista".