MC DONALD'S - 2011, A Grande Virada Nutricional Na Imagem
A rede Mc Donalds’s tem dado grande ênfase, em 2011, à transformação de sua imagem institucional junto ao público consumidor, como rede compromissada com a qualidade nutricional de seus alimentos e com a saúde de sua clientela.
As transformações envolveram seus produtos em geral, com grande ênfase em seus campeões de audiência: McFritas Kid, McNuggets e o BigMac. O McFritas, de 286 Kilo-calorias que antes apresentava, passou para 87kcal (-70%). O BigMac, de 504 kcal, passou para 491 kcal (-3%).
O destaque na performance cabe à redução na quantidade de sódio dos alimentos. No caso do McFritas Kids, a redução foi de 127mg (-58,%), de 221 mg passou para 94 mg. No BigMac, passou de 960mg para 813mg (-15%); e no Nuggets, a redução alcançou 54mg (12%).
Além das transformações em seus produtos tradicionais, a rede incorporou novos produtos para trazer um perfil mais natural aos seus alimentos: o McLanche Feliz incorporou maçã em pedaços como sobremesa; o Néctar de Frutas teve redução de 40% do açúcar adicionado; e a rede relançou a McSalada Shaker, com apenas 8kcal (-65%) e 21mg de sódio (-85%).
Essas mudanças reais na qualidade dos alimentos vem sendo, desde então, acompanhada por forte campanha publicitária, cujos efeitos poderão ser melhor avaliados ao termino da próxima estação de verão, quando se poderá considerar concretamente seus impactos sobre o perfil de consumo de sua clientela.