Comunicação e feedback virtual estreitos entre empresa e funcionário viabilizam sucesso do trabalho a distância
O relacionamento virtual entre supervisores e funcionários, comumente estabelecido em viagens, ações pontuais fora da unidade ou na metodologia de trabalho home office, exige acessibilidade e feedbacks por telefone, e-mail, MSN, Skype e outras ferramentas.
O consultor de gestão empresarial e especialista em comportamento humano, Cesar Pancinha, mostra que a disponibilidade de acesso via tecnologia deve ser mantida durante todo o período de produção para potencializar o relacionamento, manter o estímulo e a administração das tarefas de acordo com as expectativas da empresa e do profissional. “60% de todos os problemas das empresas, segundo Peter Drucker, é a comunicação, a falta dela, ou a sua ineficácia. Na distância, o agravo tende a ser maior”, cita.
Especificamente à realidade do home office, Cesar sugere aplicar o conceito de uma unidade da empresa, em que nos horários de expediente, a produtividade funcione como uma filial afastada da matriz, mas conectada na rotina da organização.
Ainda na avaliação do consultor, o funcionário não deve abrir mão de pedir sistematicamente um feedback da sua chefia. Se ele não tiver o hábito, vale criar. ”Cuidado, apenas, para não ser chato e transmitir insegurança”, completa.
Do outro lado, a maior atenção voltada aos funcionários que produzem à distância é o de saber delegar, mas nunca abdicar. “Não se afaste da sua equipe, mantenha o ritmo de contatos, de retornos, mesmo que por telefone. Avalie resultados individuais e em conjunto. As ferramentas disponíveis para isso hoje são inúmeras”, mostra Cesar Pancinha.
O feedback é visto como procedimento de gestão moderna e, se tratando do sistema home office, deve ser uma rotina aplicada em intervalos regulares. “É imprescindível que aconteça, seja mensal, trimestral, enfim, tem que ser respeitado”, finaliza.