Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Investimentos

18 de Novembro de 2014 as 10:11:38



INVESTIMENTOS - PETROBRAS - Teleconferência: meta de produção revisada


Destaque da teleconferência: meta de produção revisada
 
 
A Petrobras realizou uma teleconferência nesta 2ª feiram 17.11, para explicar os motivos da não divulgação dos demonstrativos financeiros do 3T14, e aproveitou a oportunidade para apresentar os destaques operacionais do período:
 
 
Fatos recentes.
 
O prazo limite estabelecido pela instrução CVM 480/09 para arquivamento dos dados trimestrais expirou semana passada. De acordo com a companhia, foi identificada necessidade de maior tempo para: (i) produzir ajustes nas demonstrações financeiras, (ii) aprofundar as investigações conduzidas por assessores independentes contratados ao final de outubro, e (iii) aprimorar os meecanismos de controle. A administração estima que os números sem revisão dos auditores possam ser divulgados em 12/12, em tempo de cumprir covenants que estabelecem a necessidade de divulgação dos dados trimestrais.
 
 
Em relação ao regulador americano (SEC – Securities and Exchange Commission), a necessidade de divulgação recai sobre os dados anuais, que têm prazo de 120 dias a partir do encerramento do ano fiscal para serem apresentados em função da negociação de ADRs na bolsa dos EUA.
 
 
Implicações. Em relação aos possíveis impactos nos resultados, a administração da Petrobras admitiu que podem ocorrer baixas de ativos caso sejam identificados eventos que tenham ocasionado sobrepreços. De acordo com a presidente da companhia, Graça Foster, evidências advindas das investigações atualmente conduzidas pelas autoridades competentes seriam usadas como referência para realizar eventuais acertos, sem especificar valores.
 
 
Para o fluxo de captações no mercado de capitais, o atraso na divulgação das informações contábeis auditadas (ainda sem prazo) representa um dos principais riscos para a companhia, uma vez que a carta conforto emitida pelos auditores é o instrumento que suporta as novas emissões. Almir Barbassa, CFO, observou que as captações feitas em 2014 colocam a empresa em uma situação de relativo conforto para o início de 2015. Atenção especial tem sido tomada em relação às agências de rating, principalmente no que diz respeito à transparência na condução dos processos em virtude dos recentes eventos.
 
 
Destaques operacionais: revisada meta de produção para 2014.
 
A Petrobras tem apresentado curva crescente de produção ao longo do ano, com recorde de mensal atingido em outubro (2.126 mil bpd). Entretanto, revisou o crescimento previsto para o ano, que ficará entre 5,5% e 6,0% (de 7,5%, +/- 1 p.p.). Muito embora o desempenho dos reservatórios do pré-sal sejam favoráveis, o atraso na entrega de plataformas próprias, bem como a necessidade de obras a bordo e os atrasos na interligação de alguns poços justificaram a redução nas estimativas. A companhia ressaltou que as metas de longo prazo foram mantidas.
 
 
Criação da Diretoria de Governança e Compliance.
 
A empresa anunciou a intenção de criar uma nova diretoria, cujas atribuições recairão predominantemente à melhora dos mecanismos de controle e elevação do grau de governança da Petrobras. O anúncio oficial deverá ser feito em breve ao mercado.
 
 
Considerações.
 
Dada a impossibilidade de aferir o impacto econômico-financeiro ao qual a companhia está sujeita em virtude dos recentes eventos e pela própria necessidade que a administração Petrobras identificou em postergar a divulgação dos demonstrativos financeiros do 3T14 – mesmo sem o parecer dos auditores independentes –, optamos por colocar nosso preço-alvo em revisão até que estes números sejam conhecidos pelo mercado. Desde o anúncio de que estes dados não seriam publicados no prazo, os papéis vêm operando sob forte volatilidade, com acentuada pressão vendedora, sobretudo de investidores estrangeiros.
 
 
Informações Relevantes
 
Este relatório foi produzido pelo BB-Banco de Investimento S.A. As informações e opiniões aqui contidas foram consolidadas ou elaboradas com base em informações obtidas de fontes, em princípio, fidedignas e de boa-fé. Entretanto, o BB-BI não declara nem garante, expressa ou tacitamente, que essas informações sejam imparciais, precisas, completas ou corretas.
 
Todas as recomendações e estimativas apresentadas derivam do julgamento de nossos analistas e podem ser alternadas a qualquer momento sem aviso prévio, em função de mudanças que possam afetar as projeções da empresa. Este material tem por finalidade apenas informar e servir com instrumento que auxilie a tomada de decisão de investimento.
 
Não é, e não deve ser interpretado como uma oferta ou solicitação de oferta para comprar ou vender quaisquer títulos e valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. É vedada a reprodução, distribuição ou publicação deste material, integral ou parcialmente, para qualquer finalidade.
 
 
Confira no relatório anexo a avaliação da Teleconferência apresentada pela PETROBRAS nesta 2ª feira, 17.11.2014

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: BB Investimento





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
PETROBRAS: Resultado no 4º Trimestre/2023: Empresa Robusta 21/03/2024
PETROBRAS: Resultado no 4º Trimestre/2023: Empresa Robusta
 
NETANYAHU nega possibilidade de interrupção de bombardeios em Gaza 30/10/2023
NETANYAHU nega possibilidade de interrupção de bombardeios em Gaza
 
BRASKEM - Produção e Vendas no 3º Trimestre/2023: Trimestre Negativo 30/10/2023
BRASKEM - Produção e Vendas no 3º Trimestre/2023: Trimestre Negativo
 
BMG - Resultado no 2o. Trimestre/2023: Ápice da Pressão de Custos 09/10/2023
BMG - Resultado no 2o. Trimestre/2023: Ápice da Pressão de Custos
 
SABESP - Resultado no 2o. Trimestre/2023: POSITIVO 09/10/2023
SABESP - Resultado no 2o. Trimestre/2023: POSITIVO
 
LOCALIZA - Resultado no 2o. Trimestre/2023 : NEUTRO 09/10/2023
LOCALIZA - Resultado no 2o. Trimestre/2023 : NEUTRO
 
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 15.09.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir 18/09/2023
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 15.09.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir
 
AMBEV - Resultado 2º Trimestre/2023: Desempenho Consistente. 04/09/2023
AMBEV - Resultado 2º Trimestre/2023: Desempenho Consistente.
 
BRADESCO - Resultado no 2º Trimestre/2023: Momento Desafiador 04/09/2023
BRADESCO - Resultado no 2º Trimestre/2023: Momento Desafiador
 
VIA - Resultado no 2º Trimestre/2023: NEGATIVO 03/09/2023
VIA - Resultado no 2º Trimestre/2023: NEGATIVO
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites