FRAS-LE - Resultados Operacionais no 3º trimestre/2014
Margens operacionais menores em ambiente cheio de desafios.
Mercado externo é o destaque
O resultado da Fras-Le no 3º trimestre espelha o ritmo um pouco mais moderado na produção de veículos ao longo do ano. A companhia apresentou números fracos de margens operacionais, em razão da queda nos volumes no mercado interno e aumento de custos e despesas.
Os efeitos da contração de vendas no mercado doméstico foram em parte compensados pela performance positiva no mercado externo, que registrou expansão no volume, e que somado ao efeito da desvalorização cambial, apresentou crescimento de dois dígitos na receita, sendo o principal responsável pelo crescimento da ROL.
Observamos que o principal fator desfavorável no resultado veio do negócio de OEM (montadoras), cujo faturamento caiu 33%. Por outro lado, o segmento de aftermarket(peças para reposição) registrou expansão de 6,0% A/A na receita líquida, como consequência do elevado patamar da frota brasileira de veículos e as vendas externas aumentaram 16,4% no comparativo anual.
Ressaltamos que embora tenha registrado números de rentabilidade aquém do desejado, os números do 3T14, mais uma vez, mostram a importância do processo de expansão internacional realizado nos últimos anos pela empresa, considerando que as exportações e as vendas das unidades no exterior foram o fator que evitou uma redução ainda mais profunda de faturamento e margens operacionais.
Endividamento líquido cai com maiores amortizações.
A companhia encerrou o 3T14 com nível de alavancagem em 1,3x Dívida Líquida/EBITDA12M, ou seja, apresentando queda de 23,5% em relação ao 3T13. O endividamento líquido ficou em R$ 132,0 milhões, o que representa redução de 26,4% em relação ao mesmo período do ano passado, devido ao aumento nas amortizações em boa parte das linhas de financiamento.
Expectativas de longo prazo.
Nossas perspectivas para a companhia são favoráveis para o mercado externo e o segmento de aftermaket, pois acreditamos que a recuperação da economia norte-americana e a expansão da frota de veículos pesados no Brasil serão favoráveis à empresa.
Por outro lado, entendemos que os maiores riscos estão atrelados a uma eventual desaceleração no nível da produção e vendas de veículos pesados no mercado brasileiro e a possibilidade, ainda que remota, de estagnação da economia dos Estados Unidos.
O guidance para 2014 da companhia é: (a) Receita Líquida Consolidada: R$ 750,0 milhões; (b) Capex: R$ 40,0 milhões; (c) Exportações: US$ 100,0 milhões; e (d) Receitas geradas no exterior: US$ 60,0 milhões.
Os dados acima apresentados pela empresa estão dentro de nossas estimativas de valuation, pois já trabalhamos com uma ROL 2014E de R$ 745,7 milhões, Capex de R$ 42,0 milhões e receitas de exportações mais as receitas geradas nas unidades no exterior de R$ 318,0 milhões.
Confira no anexo o Relatório completo de análise do desempenho da
FRAS-LE no 3º trimestre/2014