Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Ensino | Cursos | Escolas

Sexta-Feira, Dia 18 de Março de 2011 as 11h:43



Conheça as diferenças entre jornalistas de redações e de assessorias de imprensa


Na maioria dos países, o trabalho de assessoria de imprensa é realizado por profissionais de relações públicas. No Brasil, os assessores de imprensa, em sua maioria, são jornalistas. Saiba a diferença entre as duas atividades.

Bem humorado, sorridente, de terno e gravata usando óculos preto. Foi assim que o ex-jogador Ronaldo, “Fenômeno”, apresentou-se no CQC – Custe O Que Custar, exibido pela TV Bandeirantes. O programa, que iniciou sua quarta temporada, levou para a telinha um Ronaldo mais descontraído, simpático, mesmo após o atleta ter se aposentado da carreira futebolística. Os 6 pontos obtidos no Ibope indicam que Ronaldo conseguiu cativar a audiência do público, mesmo depois de um longo período tempestuoso em sua carreira com ataques a jornalistas da própria Band, via twitter.

Casos como o de Ronaldo envolvem dois tipos de profissionais fortemente ligados à atuação na mídia e na formação da chamada opinião pública. De um lado, o jornalista das redações, que anseia levar aos seus públicos a notícia em primeira mão, com o conteúdo mais completo e principalmente, o “furo de reportagem”. Numa outra posição, fora das redações convencionais, existe o assessor de imprensa, responsável por transformar seus assessorados em fonte de informação e a prepará-los para se saírem bem nas entrevistas.

Para tornar mais claras as atividades das duas áreas, a jornalista Clarice Pereira, que atua em assessoria de imprensa pela LINK Portal da Comunicação esclarece, que quando há algum fato relevante, digno de se tornar notícia, é o assessor de imprensa quem faz chegar a informação ao conhecimento dos veículos de comunicação. Também é sua função designar os porta-vozes para que os repórteres possam fazer suas matérias. “Quando, por exemplo, há um evento a ser contemplado pela mídia, o assessor prepara aqueles que irão se relacionar com os veículos de comunicação, por meio de entrevistas ou coletivas. Cabe a ele também convidar a imprensa para o evento, passar as informações necessárias para as equipes de reportagem, bem como receber os repórteres encarregados de cobrir o evento e facilitar-lhes o acesso às fontes”.

A profissional explica que entre as diferenças entre as duas atividades está o público-alvo de cada profissional. “Enquanto os profissionais da mídia trabalham com leitores ou espectadores em massa ou segmentado por interesses específicos, como tecnologia, economia, cultura etc., o assessor de imprensa trabalha pensando no formador de opinião, ou seja, no jornalista dentro da redação. Por isso, tem que ser um canal de informação para os veículos de comunicação”.

De acordo com a profissional, o assessor de imprensa pode ser das áreas de relações públicas, marketing ou até de publicidade. Porém, se o cargo for ocupado por um jornalista, a atividade terá um cunho mais  jornalístico. “A apuração dos fatos, as propostas de pauta e a construção da notícia são atividades inerentes ao jornalismo”, alega.
 
Já para a jornalista Eloiza de Oliveira Frederico, professora da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) “faz sentido que a assessoria esteja associada à atividade de relações públicas como acontece em muitos países, mas no sentido da produção do conteúdo, o assessor faz um trabalho jornalístico”.

Para ela, o jornalista de redação tem outra concepção ao trabalhar com a notícia. “Ele pensa na construção das matérias com certa sutileza, visando muitas vezes noticiar aquilo que ninguém sabia até então. Já o assessor tem uma visão mais estratégica e direcionada para os seus clientes”.

Clarice Pereira afirma que o grau de confiabilidade nas informações das assessorias de imprensa aumentou nos anos 1990, com fim do regime militar. “Enquanto as assessorias ‘chapa branca’ sonegavam informações à imprensa, os censores cortavam todas as notícias desfavoráveis ao governo e os jornais publicavam receitas de bolo, a indústria automobilística, que foi a primeira a se valer do trabalho de assessores profissionais, ganhou um espaço grande na mídia naquele período”, relembra.

Siga-nos no http://twitter.com/@linkportal

--------------------------------------------------------------------------------

Link Portal da Comunicação (www.linkportal.com.br)

Fundada há mais de 10 anos, pela jornalista Clarice Pereira com o objetivo de proporcionar às empresas-clientes instrumentos eficazes de comunicação, capazes de aproximá-las de seus públicos-alvos e conquistar o mercado por meio de idéias, informações e atitudes.

A LINK Portal da Comunicação oferece serviços de Assessoria de Comunicação e Imprensa, Coordenação Editorial de jornais, revistas e boletins institucionais e Artes Visuais como sites, folders, e-mail marketing, newsletters. Promoção de Eventos e Brindes Corporativos, entre outros instrumentos de comunicação e jornalismo.

Composta por jornalistas e profissionais sêniors, preparados para qualquer desafio em Comunicação Empresarial. Nossa equipe trabalha em perfeita sintonia entre si, integrada os objetivos dos clientes, num formato empresarial moderno e arrojado, unindo conceitos de liberdade, ética, respeito e responsabilidade.

Março 2011 - Jornalista responsável: Márcia Brandão (MTb 59.938)



Fonte: LINK Portal da Comunicação





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
CULTURA INGLESA abre Inscrições para Curso Intensivo de Inglês nas Férias 08/07/2021
CULTURA INGLESA abre Inscrições para Curso Intensivo de Inglês nas Férias
 
CNA  Rede de Franquias de Ensino oferece Benefícios Especiais ao Novo Franqueado 10/06/2020
CNA Rede de Franquias de Ensino oferece Benefícios Especiais ao Novo Franqueado
 
KUMON premiado como Melhor Microfranquia de 2019 06/07/2019
KUMON premiado como Melhor Microfranquia de 2019
 
THE KIDS CLUB Rede de Franquias de Ensino de Inglês recebe Selo ABF 2019 26/03/2019
THE KIDS CLUB Rede de Franquias de Ensino de Inglês recebe Selo ABF 2019
 
PINGUS’S ENGLISH - Rede de Franquias de Ensino Infantil de Inglês apresenta seu Business 15/03/2019
PINGUS’S ENGLISH - Rede de Franquias de Ensino Infantil de Inglês apresenta seu Business
 
MEU DEVER DE CASA Escola de Apoio - Rede tem 6 Modelos de Franquias a partir de R$ 6 mil 15/03/2019
MEU DEVER DE CASA Escola de Apoio - Rede tem 6 Modelos de Franquias a partir de R$ 6 mil
 
ESCOLA DE APOIO MEU DEVER DE CASA Franquia lança 2 modelos de franquia em Educação 15/02/2019
ESCOLA DE APOIO MEU DEVER DE CASA Franquia lança 2 modelos de franquia em Educação
 
ANA HICKMANN lança Franquia de Escolas Profissionalizantes em Beleza, Fotografia e Moda 09/05/2018
ANA HICKMANN lança Franquia de Escolas Profissionalizantes em Beleza, Fotografia e Moda
 
08/11/2017
GRUPO ESPECIALIZE - Franquia oferece 3 Modelos de Negõcios e Retorno Rápido
 
MINDS IDIOMAS lança franquia mais barata 19/07/2017
MINDS IDIOMAS lança franquia mais barata
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites