Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Informática | Tecnologia

Quarta-Feira, Dia 16 de Março de 2011 as 11h:14



Workshop sobre redes sociais e gestão do conhecimento


Organizado pela SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, o workshop “Empresas do Século XX, Pessoas do Século XXI: A Economia da Colaboração”  está com inscrições abertas.  A oficina, ministrada por Gil Giardelli e Luciano Palma, será realizada em dois dias –  22 e 23 de março, em São Paulo.

Não há a menor dúvida de que estamos vivendo em uma época revolucionária por causa do avanço tecnológico. Na Era Digital, o uso das redes sociais tem se mostrado eficaz como ferramenta de interação social. “A humanidade não muda com novas tecnologias. O que muda é o comportamento das pessoas”, alerta Gil Giardelli, especialista no assunto. Para ele, no âmbito corporativo, a aplicação dos processos de rede como estratégia para as organizações precisa ser mais discutida.
 
O professor lembra que as empresas também foram reticentes com a liberação do telefone, do fax e do e-mail no ambiente empresarial, por isso, acredita que, estabelecidas regras para sua utilização no local de trabalho, as redes sociais irão se tornar um fenômeno de colaboração coletiva. “Será uma revolução do conhecimento”, garante.

Em parceria com Luciano Palma, outro expert em redes sociais, Giardelli ministra nos próximos dias 22 e 23 (terça e quarta), a oficina “Empresas do Século XX, Pessoas do Século XXI: A Economia da Colaboração”. O evento é promovido pela SBGC Educação com objetivo de promover um melhor entendimento das redes sociais como parte estratégica da colaboração na cultura organizacional.  Segundo Gil, as redes sociais são o ambiente perfeito para a inovação. “Com as redes sociais, as pessoas viraram produtoras de conteúdo. As ideias se tornaram coletivas”, analisa.

Já o engenheiro Luciano Palma mostrará como as mídias sociais, entre elas o Facebook, impulsionaram as redes sociais. “As pessoas passam a interagir entre si e a informação flui espontaneamente”, revela. De acordo com Palma, as redes sociais podem ser usadas para atender o objetivo estratégico das empresas. “A gestão do conhecimento pressupõe o aprendizado, que nada mais é que a aquisição do conhecimento, a sua disseminação e a construção de sua memória. Tudo isso reunido desenvolve a competência das pessoas. E reter mão de obra especializada é diferencial no mercado competitivo”, acredita.

No programa do workshop serão contemplados os temas: “Relação GC & I e Redes Sociais”; “Estratégias em Redes Sociais Corporativas”; “Gestão do Conhecimento em novas mídias”; “Socialização do Conhecimento em mídias sociais”; “Narrativas Digitais Corporativas”; “Blog a serviço da Gestão do Conhecimento na Era Digital” e “Compartilhando Conhecimento na Rede”; “Como encontrar soluções por meio das redes sociais e das mídias digitais”; “Como usar a mídias sociais para compartilhar conhecimento”; “Como colaborar em rede” e “Como construir uma narrativa digital corporativa”.

Sobre os palestrantes

Gil Giardelli – Coordenador de quatro cursos no Centro de inovação e criatividade da ESPM – “Redes Sociais e Inovação Digital”, “Ações inovadoras em Comunicação Digital” e “Startups, Economia Criativa e Empreendedorismo na Era Digital” e “Ciberarte”.

Luciano Palma - Palestrante e consultor estratégico de redes sociais, novas mídias e tecnologia. Engenheiro, finaliza o MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Professor do curso de pós-graduação do SENAC “Web: Estratégias de Inovação e Tecnologia”. Trabalhou mais de 8 anos na Microsoft do Brasil.

SERVIÇO:

Workshop em GC & I e Redes Sociais
“Empresas do Século XX, Pessoas do Século XXI: A Economia da Colaboração”

Facilitadores: Gil Giardelli e Luciano Palma

Data: 22 e 23 de março, das 8h30 às 17h30

Local: Vista Paulista

Rua Vergueiro, 1421 - 12º andar - Torre Sul - Paraíso - São Paulo

 

Realização: SBGC Educação

Investimento: de R$ 777,00 a R$ 1.300,00

Informações e inscrições: (11) 3063 4360 – eventos@sbgc.org.br – @sbgcnacional

www.sbgc.org.br/sbgceduc

Siga-nos no http://twitter.com/@linkportal

--------------------------------------------------------------------------------

SBGC (www.sbgc.org.br)
Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento

Fundada em 2001, a SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento é uma “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público” (OSCIP), cujo objetivo é estimular a Gestão do Conhecimento no Brasil. Com esse fim, a instituição reúne profissionais e organizações em um grande fórum de discussão sobre os temas como: inovação e aprendizagem organizacional, colaboração e redes de valor, inteligência competitiva e de negócios, gestão de capital intelectual, economia criativa e trabalho, dentre outros de relevância para a Gestão do Conhecimento.

Pesquisadores como Ikujiro Nonaka (Japão), Tomas Davenport (EUA) e Karl Sveiby (Suécia) contribuíram com muitos dos conceitos que hoje são a base da Gestão do Conhecimento (Knowledge Management). O sistema ganhou grande impulso, a partir dos anos 90, com a crescente importância do conhecimento como recurso estratégico para a geração de valor agregado a produtos, serviços e processos. Hoje, sua disseminação em empresas brasileiras é fundamental para o desenvolvimento e para a competitividade do País. Entre os benefícios das boas práticas de Gestão do Conhecimento estão: ganhos de produtividade,  maior capacidade de inovação, maior agilidade, eficiência, lucratividade, competitividade e sustentabilidade.

Atualmente a SBGC conta com doze unidades regionais nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Santa Catarina, Pernambuco e no Distrito Federal. Entre as suas principais ações está a realização anual do Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (KM Brasil), o qual congrega os setores acadêmico, público, privado e terceiro setor em torno debates sobre diversos assuntos de interesse estratégico.

Até o momento, a SBGC conta com 26.000 membros cadastrados, sendo mais de 5 mil empresas nacionais.  

Twitter:

http://twitter.com/@sbgcnacional

http://twitter.com/@kmbrasil2011

Março 2011 - Jornalista responsável: Clarice Pereira (MTb 15.778) 



Fonte: LINK Portal da Comunicação





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - Avanço gera Busca por Proteção de Direitos 03/09/2023
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - Avanço gera Busca por Proteção de Direitos
 
RADIODIFUSÃO - Ministério das Comunicações simplificará regras para radiodifusão 10/09/2022
RADIODIFUSÃO - Ministério das Comunicações simplificará regras para radiodifusão
 
SINAL 5G começará a funcionar em Brasília nesta 4ª feira 05/07/2022
SINAL 5G começará a funcionar em Brasília nesta 4ª feira
 
LINK API - Plataforma Tecnológica traz Controle em Tempo Real entre Franqueados e Franqueadores 19/06/2019
LINK API - Plataforma Tecnológica traz Controle em Tempo Real entre Franqueados e Franqueadores
 
MICROCAMP retoma Expansão da Rede com Modelo Econômico de Franquia 28/02/2019
MICROCAMP retoma Expansão da Rede com Modelo Econômico de Franquia
 
Controle de Caixa de Ponto de Venda, a Nova Ferramenta da Gigatron Franchising 26/01/2019
Controle de Caixa de Ponto de Venda, a Nova Ferramenta da Gigatron Franchising
 
INTERFY CORPORATION busca parceiros de negócios na região Centro-Oeste 30/08/2018
INTERFY CORPORATION busca parceiros de negócios na região Centro-Oeste
 
ACQIO presente na ABF Expo Franchising 2018 11/06/2018
ACQIO presente na ABF Expo Franchising 2018
 
GIGATRON FRANCHISING - Atendimento personalizado,  a chave do negócio 27/04/2017
GIGATRON FRANCHISING - Atendimento personalizado, a chave do negócio
 
GIGATRON FRANCHISING lança Ponto de Atendimento de Certificados Digitais 12/04/2016
GIGATRON FRANCHISING lança Ponto de Atendimento de Certificados Digitais
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites