Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Informática | Tecnologia

Quinta-Feira, Dia 24 de Fevereiro de 2011 as 12h:38



SBGC realiza encontro de aprendizagem em GC & I: redes sociais no ambiente corporativo


A SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento promove, em 3 de março (quinta), o encontro para discussão de conceitos e experiências em GC & I: “Redes Sociais no Ambiente Corporativo”. As vagas são limitadas.

Segundo recente estudo da Webroot, fornecedora britânica de tecnologias para segurança digital, 4 em cada 10 empresas impedem o acesso às redes sociais no ambiente corporativo.  Dessas, 39% impedem o acesso ao Facebook, 30% bloqueiam o uso do Twitter e 27% não permitem que seus funcionários compartilhem vídeos no YouTube. Somente 21% das pesquisadas autorizam o acesso a essas mídias no horário de almoço ou fora do período de expediente. Departamentos de marketing mantêm o relacionamento, pois exercem atividades ligadas ao negócio da empresa.

Ainda de acordo com a pesquisa, os principais motivos apontados pelos empresários para as restrições são as infecções por vírus, problemas de queda de produtividade e o medo que dados sigilosos sejam disponibilizados na rede. 

Para Gil Giardelli, um dos facilitadores do encontro de aprendizagem em GC & I (Gestão do Conhecimento e Inovação): “Redes Sociais no Ambiente Corporativo”, as grandes organizações já despertaram para a necessidade de interação das empresas nas redes sociais. “Com a chegada da ‘Era Digital das Redes Sociais’, as plataformas de relacionamento estão ganhando força no ambiente corporativo.

O encontro, organizado pela SBGC Educação, acontece no dia 3 de março (quinta), na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Segundo seus organizadores, há muito tempo as redes sociais são objetos de estudo, tanto na área da sociologia quanto nas aplicações das práticas de Gestão do Conhecimento.

“Nosso objetivo é identificar o nível de conexão e o valor da rede formada pelas pessoas inseridas na organização, incluindo aquelas que trabalham interna e externamente, os fornecedores, as pessoas que consomem e os fãs da marca e a sociedade em geral”, revela Luciano Palma, outro estudioso de mídias sociais e palestrante do evento.

De acordo com os dois especialistas, é necessário trabalhar com o comportamento em rede das pessoas nessa nova economia, sem perder o foco da atividade-fim da organização. Para isso é preciso facilitar o aprendizado pela Educação Corporativa, ou seja, identificando as necessidades específicas do ambiente corporativo por meio de enfoques da educação ideológica e tecnológica. “Entendemos que seja  a melhor forma de alinhar o conceito e a definição de estratégias de redes sociais nessa nova economia, que podemos chamar de ‘Economia da Colaboração’, profere Palma. “É o ponto de partida para colocar a empresa em rede, gerar um ambiente solícito e colaborativo, promover o aprendizado e  envolver todos na criação do conhecimento para inovação e sustentabilidade”, complementa Giardelli.

Já a antropóloga Valéria Brandini informa que tem desenvolvido estudos, pesquisas e novas metodologias para compreender o universo de bens de consumo. “Utilizo elementos da antropologia, sociologia, semiótica e comunicação científica para identificar os diferentes movimentos para o futuro e peculiaridades no comportamento do consumidor para gerar respostas e com isso, desenvolver insights e estratégias para empresas de diversas áreas. Meu interesse é eliminar o fosso entre ciência e mercado e gerar as melhores ferramentas e métodos de mundo científico a ser utilizado no mundo dos negócios”, comenta.

Sobre os palestrantes

Gil Giardelli – Coordenador de quatro cursos no Centro de inovação e criatividade da ESPM – “Redes Sociais e Inovação Digital”, “Ações inovadoras em Comunicação Digital” e “Startups, Economia Criativa e Empreendedorismo na Era Digital” e “Ciberarte”.

Luciano Palma - Palestrante e consultor estratégico de redes sociais, novas mídias e tecnologia. Engenheiro, finaliza o MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Professor do curso de pós-graduação do SENAC “Web: Estratégias de Inovação e Tecnologia”. Trabalhou mais de 8 anos na Microsoft do Brasil.

Valéria Brandini - Antropóloga, especialista em Multimeios (Comunicação e Interdisciplinaridade), mestre em Publicidade e Propaganda, doutora em Ciências da Comunicação e pós-doutoranda em Antropologia Empresarial pela Unicamp.

SERVIÇO:

Encontro de Aprendizagem
GC & I: REDES SOCIAIS NO AMBIENTE CORPORATIVO
Palestrantes: Gil Giardelli  / Luciano Palma

Data: 3 de março, das 8h30 às 13 horas

Programa:
•    Relação conceitual entre GC & I  e Redes Sociais
•    Gestão do Conhecimento na Era Digital
•    Dinâmica do Conhecimento, Relações Sociais e Inovação nas Empresas
•    Desconferência

Local: Câmara de Comercialização de Energia Elétrica
Alameda Santos, 745 - Cerqueira Cesar - São Paulo (SP)

Realização: SBGC Educação

Entrada franca – Vagas limitadas

Informações e inscrições: (11) 3063 4360 – eventos@sbgc.org.br – @sbgcnacional
www.sbgc.org.br/sbgceduc 

Siga-nos no http://twitter.com/@linkportal

--------------------------------------------------------------------------------

SBGC (www.sbgc.org.br)
Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento

Fundada em 2001, a SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento é uma “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público” (OSCIP), cujo objetivo é estimular a Gestão do Conhecimento no Brasil. Com esse fim, a instituição reúne profissionais e organizações em um grande fórum de discussão sobre os temas como: inovação e aprendizagem organizacional, colaboração e redes de valor, inteligência competitiva e de negócios, gestão de capital intelectual, economia criativa e trabalho, dentre outros de relevância para a Gestão do Conhecimento.

Pesquisadores como Ikujiro Nonaka (Japão), Tomas Davenport (EUA) e Karl Sveiby (Suécia) contribuíram com muitos dos conceitos que hoje são a base da Gestão do Conhecimento (Knowledge Management). O sistema ganhou grande impulso, a partir dos anos 90, com a crescente importância do conhecimento como recurso estratégico para a geração de valor agregado a produtos, serviços e processos. Hoje, sua disseminação em empresas brasileiras é fundamental para o desenvolvimento e para a competitividade do País. Entre os benefícios das boas práticas de Gestão do Conhecimento estão: ganhos de produtividade,  maior capacidade de inovação, maior agilidade, eficiência, lucratividade, competitividade e sustentabilidade.

Atualmente a SBGC conta com doze unidades regionais nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Santa Catarina, Pernambuco e no Distrito Federal. Entre as suas principais ações está a realização anual do Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (KM Brasil), o qual congrega os setores acadêmico, público, privado e terceiro setor em torno debates sobre diversos assuntos de interesse estratégico.

Até o momento, a SBGC conta com 26.000 membros cadastrados, sendo mais de 5 mil empresas nacionais.  

Twitter:

http://twitter.com/@sbgcnacional

http://twitter.com/@kmbrasil2011

Fevereiro 2011  Jornalista responsável: Clarice Pereira (MTb 15.778)



Fonte: LINK Portal da Comunicação





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - Avanço gera Busca por Proteção de Direitos 03/09/2023
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - Avanço gera Busca por Proteção de Direitos
 
RADIODIFUSÃO - Ministério das Comunicações simplificará regras para radiodifusão 10/09/2022
RADIODIFUSÃO - Ministério das Comunicações simplificará regras para radiodifusão
 
SINAL 5G começará a funcionar em Brasília nesta 4ª feira 05/07/2022
SINAL 5G começará a funcionar em Brasília nesta 4ª feira
 
LINK API - Plataforma Tecnológica traz Controle em Tempo Real entre Franqueados e Franqueadores 19/06/2019
LINK API - Plataforma Tecnológica traz Controle em Tempo Real entre Franqueados e Franqueadores
 
MICROCAMP retoma Expansão da Rede com Modelo Econômico de Franquia 28/02/2019
MICROCAMP retoma Expansão da Rede com Modelo Econômico de Franquia
 
Controle de Caixa de Ponto de Venda, a Nova Ferramenta da Gigatron Franchising 26/01/2019
Controle de Caixa de Ponto de Venda, a Nova Ferramenta da Gigatron Franchising
 
INTERFY CORPORATION busca parceiros de negócios na região Centro-Oeste 30/08/2018
INTERFY CORPORATION busca parceiros de negócios na região Centro-Oeste
 
ACQIO presente na ABF Expo Franchising 2018 11/06/2018
ACQIO presente na ABF Expo Franchising 2018
 
GIGATRON FRANCHISING - Atendimento personalizado,  a chave do negócio 27/04/2017
GIGATRON FRANCHISING - Atendimento personalizado, a chave do negócio
 
GIGATRON FRANCHISING lança Ponto de Atendimento de Certificados Digitais 12/04/2016
GIGATRON FRANCHISING lança Ponto de Atendimento de Certificados Digitais
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites