NATURA - Desempenho no 2º trimestre/2014
Vendas decepcionantes no mercado interno
A Natura apresentou um desempenho ruim no segundo trimestre do ano, com um crescimento baixo de vendas no mercado brasileiro (+1,8% A/A), que foi parcialmente compensado pelo contínuo crescimento acelerado das suas operações no exterior (+22,9% A/A). As margens, em geral, também sofreram contração e o resultado líquido somou R$ 175,8 milhões, uma piora de 26,8% em relação ao apurado no 2T13.
De acordo com a Companhia, os fatores que a prejudicaram durante o período foram:
(i) o menor número de dias úteis, por conta de feriados e da Copa do Mundo;
(ii) vendas abaixo do esperado em datas comemorativas;
(iii) a desvalorização do real frente ao dólar de um período para o outro;
(iv) a pressão de custos decorrentes do ramp up das suas duas novas fábricas e
(v) a continuidade, desde o 2S13, dos esforços promocionais.
Além disso, no mercado brasileiro de higiene pessoal e beleza, a Natura perdeu 0,9 p.p. de participação do 2T13 para o 2T14, ficando com um market share de 20,4%.
Os fatores positivos ficaram por conta da divulgação do roll out do Rede Natura para as demais cidades do Estado de São Paulo e o início do piloto de vendas de produtos de categorias fora do mercado de higiene e beleza, chamado de Natura+
A ampliação do Rede Natura era bastante esperada, uma vez que insere a empresa dentro do ambiente do e-commerce, vetor de grande importância para o varejo atualmente. Ambos projetos, assim como a maturação das fábricas inauguradas recentemente em Benevides/PA e Cajamar/SP, devem impulsionar tanto a receita quanto as margens da companhia no médio prazo.
No curto prazo, continua a grande competitividade entre os players do setor. Ainda assim, os investimentos em inovação e marketing, somados à gestão comercial da companhia, devem se traduzir em recuperação do crescimento e da rentabilidade no próximo semestre.
Receita avança pouco no Brasil.
A receita líquida apurada pela Natura no 2T14 avançou apenas 5,1% A/A, para R$ 1,8 bilhão. No mercado interno pesaram a menor quantidade de dias úteis na comparação com o 2T13 e as vendas abaixo do esperado no Dia das Mães e Namorados.
As operfações internacionais representaram 18,1% das vendas totais (+2,6 p.p. A/A) e foram impulsionadas pelo bom desempenho na Argentina e no México, além do crescimento acelerado da Aesop, que encerrou o 2T14 com 89 lojas (+29 A/A) em 11 países.
Margens se contraem.
O lucro bruto apurado, na visão consolidada, avançou apenas 1,9% A/A, em ritmo inferior à receita, para R$ 1,23 bilhão. O aumento dos custos de transformação, decorrentes do início de operação das novas fábricas, bem como os maiores esforços promocionais realizados pela companhia, não foram compensados pelos aumentos de preços realizados em maio e julho.
O EBITDA contraiu 14,0% A/A, somando R$ 352,3 milhões, impactado pela diminuição da diluição das despesas operacionais, considerando o baixo crescimento de vendas. A margem EBITDA, assim, reduziu em 4,3 p.p., fechando o período em 18,9%. Vale ressaltar que, no 2T13, houve apuração de receitas não correntes de R$ 17,6 milhões geradas, principalmente, pela venda de imobilizado.
Confira em anexo o Relatório completo sobre o desempenho a NATURA, no 2º trimestre/2014, elaborado pela analista de investimentos Sra. Maria Paula Cantusio, do BB Investimentos