Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

24 de Janeiro de 2014 as 00:01:31



ESPIONAGEM - Congresso dos EUA considera ilegal e ineficaz


 
O programa de interceptação de dados da NSA Agência de Segurança Nacional dos EUA é ilegal e viola o direito à privacidade, considerou nesta 5ª feira, 23.01, uma comissão independente nomeada pelo Congresso norte-americano.
 
Em um relatório que será apresentado nesta 5ª feira, o Painel de Supervisão das Liberdades Cívicas conclui que o programa incorre em várias ilegalidades e tem pouco ou nenhum valor para a luta contra o terrorismo.
 
Além de violar o direito à privacidade, o trabalho da NSA também foi considerado ineficaz. Conforme pode ser lido no documento de 238 páginas, o programa de interceptação de metadados (número, duração e localização, por exemplo) de chamadas telefônicas “mostrou ter um valor mínimo para proteger a nação do terrorismo”.
 
"Com base nas informações fornecidas ao painel, incluindo briefings classificados e documentação, não identificamos uma única situação envolvendo ameaça aos EUA em que o programa tenha tido efeitos concretos no resultado de uma investigação de contraterrorismo”,
 
informa o texto.
 
De acordo com a comissão, o programa, cuja existência foi revelada pelo ex-consultor contratado para prestar serviço à da NSA, Edward Snowden, não está autorizado pelo Patriot Act, a lei antiterrorismo aprovada após os atentados de 11 de setembro de 2001.
 
Segundo a avaliação dos membros do grupo, o programa viola as garantias constitucionais de liberdade de expressão e de proteção contra buscas injustificadas, além de não cumprir a legislação federal sobre privacidade.
 
“O Artigo 215 (do Patriot Act) não constitui base legal para apoiar esse programa, que envolve preocupações constitucionais relativamente às Primeira e Quarta Emendas, levanta riscos sérios à privacidade e às liberdades cívicas e apresenta apenas um valor limitado”,
 
informa o documento.
 
Para a  comissão, as atividades da NSA ainda podem ter consequências debilitantes para o jornalismo, porque fontes em posição de dar informação decisiva sobre assuntos da atualidade podem ficar em silêncio, por receio de que os seus registros telefônicos sejam usados para investigar os contatos.
 
No relatório, entende-se que a NSA alarga a interpretação do que pode ser considerado relevante para uma investigação sobre terrorismo.
 
“O governo argumentou que, essencialmente, todos os registros telefônicos do país são relevantes para todas as investigações de contraterrorismo. Esse raciocínio implica que, se o governo desenvolver meios eficazes de pesquisar tudo para encontrar algo, então tudo se torna relevante para as suas investigações. A palavra ‘relevante’ passa a ser limitada apenas pela capacidade tecnológica do governo para recolher informação e a analisar eficazmente”.
 
A comissão de cinco elementos, criada em 2007 e cujos trabalhos começaram em 2012, está dividida em relação às conclusões.
 
“Não posso associar-me à análise ou às conclusões do painel de que o programa da NSA é ilegal”,
 
disse Rachel Brand, integrante do colegiado. Para ela, se os EUA forem alvo de um outro ataque terrorista em grande escala, a opinião pública vai recriminar os serviços de informações por não terem impedido.
 
Elisebeth Collins Cook, que também integra a comissão e discordou das conclusões, disse que o programa da NSA deve ser modificado, mas não acredita que lhe falte autorização legal ou que deva ser encerrado. Cook também discordou em relação à análise do painel acerca da eficácia do programa.
 
Na última 6ª -feira, 17.01, o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou mudanças nos serviços de inteligência do país. Segundo o presidente norte-americano, os serviços de informações não irão espionar rotineiramente países considerados aliados.
 
No entanto, mesmo enfatizando estreitas relações de confiança com líderes aliados, o presidente fez questão de não se desculpar por fazer “o que serviços de inteligência de qualquer outra nação faz”.


Fonte: Agência Brasil





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites