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Quarta-Feira, Dia 07 de Julho de 2010 as 13h:05



O BOM E VELHO BLOG AINDA TEM ESPAÇO NA ERA DO TWITTER E DAS REDES SOCIAIS?


Sugestão de artigo: Marketing/internet

 
 

O BOM E VELHO BLOG AINDA TEM ESPAÇO NA ERA DO TWITTER E DAS REDES SOCIAIS?

 

*Silvio Tanabe

 

Julho2010 - Os blogs surgiram há alguns anos como uma forma revolucionária de interagir na internet. Em vez de sites complexos e complicados, cheios de recursos visuais e que exigiam diversos técnicos para o seu desenvolvimento e atualização, você mesmo podia criar um blog na hora, de graça, e falar de suas preferências, opiniões e pontos de vista a qualquer momento. De certa forma, os blogs deram início à verdadeira democratização da web, no sentido de permitir que qualquer pessoa com acesso à rede pudesse se expressar publicamente com liberdade.

 

Com a evolução da própria internet e da sua forma de uso, surgiram novos recursos mais interativos, como as mídias e redes sociais, culminando no Twitter. A ascensão destas novas formas interativas reduziu a notoriedade dos blogs, mas não a sua importância, principalmente para as empresas.

O papel de gerar burburinho (buzz) e espalhar rapidamente uma idéia, slogan ou conceito (viral) foram assumidos por sites como Twitter, Facebook e Orkut, mais ágeis e dinâmicos (como ficou comprovado no impressionante fenômeno recente do “Cala a boca Galvão”), assim como novas redes sociais que surgem a cada dia, como o FormSpring. Porém os blogs continuam sendo imbatíveis em três aspectos:

 

Canal de informação: dizer aos clientes o que você está fazendo e descobrir o que eles estão pensando.

Canal de relacionamentos: construir uma base sólida de experiências positivas com seus clientes, que os converta de meros consumidores de antes em fãs da sua empresa e de seus produtos.

Gestão do conhecimento: disponibilizar o conhecimento de sua empresa para as pessoas.

Mas é preciso ter consciência de que o blog é apenas um meio. Assim como o Twitter, não vai gerar resultados sendo usado apenas como mais um canal de propaganda da empresa.

 

A força do blog está na interação com os clientes e na possibilidade da empresa transmitir seus valores prioridades. O retorno direto não é medido em vendas, mas no grau de relacionamento que a empresa consegue estabelecer com seus clientes. Quanto mais forte esse relacionamento, maior a fidelidade aos seus produtos e serviços e, aí sim, maiores as possibilidades de venda. Algumas formas de exercitar este diálogo são:

 

·         Fortalecer o relacionamento – O blog é um excelente canal para ouvir o que consumidores e clientes têm a dizer sobre os seus produtos e serviços, como fazem uso deles e quais as sugestões para melhorá-los.

·         Reagir a eventos negativos à empresa – Blogs funcionam como um serviço de atendimento ao cliente, respondendo rapidamente às dúvidas e reclamações. Servem também como uma forma de monitorar o que falam da sua empresa e da sua marca na internet, fornecendo feedback sobre suas ações de comunicação e marketing.

·         Influenciar os formadores de opinião – Um blog pode ser a melhor forma para chamar a atenção e influenciar os chamados “formadores de opinião” (especialistas, jornalistas, artistas, etc.) cujas preferências e escolhas influenciam diversas outras.   

·          

Na prática, tomemos como exemplo um hotel. Ele pode usar o seu blog para ouvir as sugestões dos clientes em relação ao atendimento ou serviço de quarto, mostrar as melhorias que está fazendo e avisar os clientes sobre novos pacotes e promoções. Ao mesmo tempo, atender as queixas e eventuais reclamações e mostrar as medidas que está tomando para resolvê-las.

 

Para atrair os formadores de opinião, no caso publicações especializadas em turismo, divulgar depoimentos de clientes satisfeitos ou das atrações diferenciadas da sua cidade ou região.

Cabe destacar também que o uso dos blogs não exclui a atuação nas redes e mídias sociais. Enquanto o Twitter é imediato e focado em ações rápidas, o blog é ágil e mantém o relacionamento aberto. Atuando juntas, se complementam e criam sinergia capaz de aumentar o raio de ação das suas ações de marketing digital. 

 

Palestra sobre Blog - Em julho, no Mês do Blog, a Magoweb vai mostrar como utilizar os blogs em associação com o site da empresa e outras ações de marketing digital (nas próprias redes e mídias sociais, por exemplo) para desenvolver esses canais e aumentar a fidelidade dos clientes. Para receber o conteúdo composto por artigos, cases e vídeos tutoriais basta cadastrar-se gratuitamente no site www.magoweb.com.

Os interessados também poderão participar gratuitamente do Webinar (palestra virtual) que acontece no dia 28 às 16h30 com o tema “Cinco dicas essenciais que você precisa saber para fazer negócios pelo BLOG”.

 

Silvio Tanabe é consultor da Magoweb Marketing Digital e Soluções para Internet. (www.magoweb.com/clinicadigital)

 

Todos os releases desta empresa estão disponíveis no site da Versátil Comunicação Estratégica: www.versatilcomunicacao.com.br/versa/imprensa.asp.

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Sobre a Magoweb

Magoweb (www.magoweb.com) é especializada em soluções de marketing digital para empresas de pequeno e médio portes (PMEs). Com mais de 12 anos de mercado e presente em 13 estados, a Magoweb oferece ampla gama de serviços voltados para a internet: consultoria em marketing digital, desenvolvimento de websites, marketing de buscas e publicidade online, e-commerce, gestão e monitoramento de campanhas nas redes e mídias sociais.

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ASSESSORIA DE IMPRENSA DA MAGOWEB

Versátil Comunicação Estratégica (www.versatilcomunicacao.com.br)

Bianca Chioccola– bianca@versatilcomunicacao.com.br –Tel.(11) 2832-5508

Thiago Pugliesi (thiago@versatilcomunicacao.com.br) – Tel. (11) 2832-5505

Sandra Takata (sandra@versatilcomunicacao.com.br) Tel. (11) 2832-5507

 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 


Fonte: Versátil Comunicação





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