Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

13 de Dezembro de 2022 as 04:12:51



TERRORISMO EM BRASÍLIA - Flávio Dino critica omissão do desgoverno federal


 
Aumentam as evidências de que o governo Bolsonaro acabou
 
Diante da omissão do governo federal, o senador Flávio Dino, futuro ministro da Justiça chamou entrevista coletiva, aos jornais e à TV ao vivo, para fazer esclarecimentos à população sobre as ações em curso para combate avandalismo de bolsonaristas na capital da República, acompanhado do futuro diretor-chefe da Polícia Federal e do atual secretário de segurança do DF, que também trouxeram esclarecimentos e responderam aos jornalistas.
 
12.12.2022
atualização em 13.12.2022,
às 23h05
 
O futuro ministro da Justiça do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o senador eleito Flávio Dino (PSB), disse que o governo de Jair Bolsonaro (PL) precisa dar respostas diante dos atos de vandalismo cometidos por bolsonaristas no Distrito Federal (DF).
 
Em uma entrevista coletiva convocada logo após a deflagração de manifestações violentas em Brasília, Flávio Dino criticou a postura do governo federal e disse que existe omissão por parte do Executivo.
 
"Nós não temos ainda a caneta na mão, estou falando com Ibaneis [Rocha, governador do DF), Andrei [Passos, futuro diretor da PF] e com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, mas o governo federal precisa dar respostas”,
 
afirmou.
 
Dino disse que já foram tomadas medidas para responsabilizar os culpados e que esse processo de identificar e punir os vândalos vai prosseguir nos próximos dias.
 
"Estamos aqui para consignar o fundamental. Em primeiro lugar, as medidas de responsabilização já adotadas. As que foram adotadas hoje [12] e as que vão ser adotadas a partir de amanhã",
 
afirmou Dino.
 
"Ninguém, absolutamente ninguém com atos de violência vai fazer cessar a providência de responsabilização. Isso todos podem ficar tranquilos. Com serenidade, com prudência, com tranquilidade, nos termos da lei. Todas as pessoas serão responsabilizadas",
 
continuou Dino.
 
Mais cedo, o ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres, escreveu em uma rede social que o Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal (PF), "manteve estreito contato" com a Secretaria de Segurança do DF e com o governo do DF.
 
Foi informado pelo portal G1 que o ministério fez os contatos "a fim de conter a violência e restabelecer a ordem". Ele disse que "tudo será apurado e esclarecido" e que a situação está se normalizando".
 
Na noite da 2ª feira, 12.12, apoiadores radicais do presidente Jair Bolsonaro deflagraram uma série de atos de vandalismo em Brasília. Carros e ônibus foram danificados e incendiados, 
 
A Polícia Militar entrou em confronto com os manifestantes na estratégia de dipersão, por meio do lançamento de bombas e tiros com balas de borracha, mas estranhamente não realizou nenhuma prisão, sob a alegação de não acirrar os ânimos, segundo declaração do secretário de Segurança Pública do DF, na 3ª feira, 13.12.
 
Os atos de vandalismo começaram na frente da Polícia Federal, após o cumprimento de um mandado de prisão temporária, expedido pelo Supremo Tribunal Federal, contra José Acácio Tserere Xavante, um indígena que questiona o resultado das eleições deste ano, além de incitar atos de violência contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades do Judiciário.
 
Ele é acusado pela PGR Procuradoria-Geral da República de participar de atos antidemocráticos e reunir pessoas para cometer crimes. A polícia diz que o preso está acompanhado de advogados e que as formalidades relativas à prisão "estão sendo adotadas nos termos da lei".
 
[Após a prisão de Tserere, o grupo de radicais tentou invadir o edifício sede da Polícia Federal onde ele estava prestando depoimento,  incendiou carros e fez depredações. Inerte até então, a Polícia Militar foi chamada a reprimir os terroristas após telefonema do senador Flávio Dino ao governador de Brasilia Ibanez Rocha, pedindo providências, a partir do que a PM-DF reagiu com bombas de gás e balas de borracha, mas estranhamente sem realizar quaisquer prisões.
 
Na 3ª feira 13.12, foram divulgadas informações de que Tserere não é reu primário e de que o indígena terrorista e bolsonarista foi recolhido ao presídio da Papuda, em Brasília, em regime de prisão preventíva.
 
O presidente da República não se manifestou e nada fez a respeito, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional não se manifestou e nada fez a respeito, o ministro da Justiça publicou no Twitter uma pequena nota e nada fez a respeito.]RJF


Fonte: SPUTNIK BRASIL. Copidescagem, chamada de capa e subtítulo da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
CONCURSO UNIFICADO adiado no País pelo Governo por causa de Chuvas no RS 04/05/2024
CONCURSO UNIFICADO adiado no País pelo Governo por causa de Chuvas no RS
 
JOÃO CÂNDIDO, Comandante Negro, Herói da Pátria refutado pela Marinha 27/04/2024
JOÃO CÂNDIDO, Comandante Negro, Herói da Pátria refutado pela Marinha
 
Senado recorre ao STF para manter DESONERAÇÃO da Folha de Pagamentos 26/04/2024
Senado recorre ao STF para manter DESONERAÇÃO da Folha de Pagamentos
 
24 MILHÕES de Pessoas deixaram de passar fome no Brasil 26/04/2024
24 MILHÕES de Pessoas deixaram de passar fome no Brasil
 
VITÓRIA DO GOVERNO - Adiada a Sessão do Congresso sobre Vetos Presidenciais 25/04/2024
VITÓRIA DO GOVERNO - Adiada a Sessão do Congresso sobre Vetos Presidenciais
 
LULA; “Não há divergência que não possa ser superada 23/04/2024
LULA; “Não há divergência que não possa ser superada"
 
CNJ determina afastamento de Gabriela Hardt, ex-juíza da Lava jato 16/04/2024
CNJ determina afastamento de Gabriela Hardt, ex-juíza da Lava jato
 
Senado vota PEC sobre Criminalização das Drogas 16/04/2024
Senado vota PEC sobre Criminalização das Drogas
 
PMDF investiga 2 Pacotes Suspeitos no Aeroporto de Brasília 16/04/2024
PMDF investiga 2 Pacotes Suspeitos no Aeroporto de Brasília
 
FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio 14/04/2024
FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites