Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

27 de Setembro de 2022 as 21:09:17



ANÁLISE DE FRANQUEABILIDADE, Como aplicá-la a uma Marca. Saiba AQUI.


 
Como aplicar a análise de franqueabilidade em uma marca?
 
O mercado de franquias é muito atraente, seja para quem quer empreender ou para uma marca que quer expandir sua presença no país. E para que uma marca entre para o setor de franchising, é preciso, além de comprovar o sucesso do modelo de negócio, passar por uma análise de franqueabilidade que analisa o melhor formato de expansão de cada marca.
 
Para começar uma expansão é preciso ter uma estratégia bem definida. Eduardo Santinoni, especialista em implantação OKR e desenvolvimento, aprimoramento e formatação de franquias, explica que as estratégias podem ser várias, seguindo o modelo de negócio e os desejos de cada empresário em relação à sua marca. “Cada caso é muito individual quando falamos de expansão. Há casos que será preciso definir qual região priorizar no primeiro momento, se a franquia pode atuar em qualquer lugar ou o crescimento será em espiral”, exemplifica.
 
Há também a possibilidade de definir a estratégia logística, pensando em manter a qualidade dos produtos uniforme em cada unidade. Assim, é necessário pensar todo o crescimento com base na malha logística que a empresa necessita e nos parceiros disponíveis em cada região. “Todas essas opções são alternativas, variações de estratégias de expansão, que podem seguir um caminho ou uma combinação deles”, explica Eduardo.
 
E, durante todo esse processo, são estudados os formatos de crescimento mais adequados, que podem ou não ser a franquia. É possível que o melhor caminho de uma marca seja a expansão por redes, por exemplo. “Muitas marcas vêm até mim pedindo uma análise de franqueabilidade e nós definimos que a franquia não é o melhor caminho e, em muitos negócios, pode não ser mesmo. Cada negócio tem uma particularidade e nem todos se encaixam no formato de franchising”, comenta o especialista.
 
Após essa definição, começa de fato o plano de expansão, no qual são definidos pontos como quantas unidades cabem no negócio nacionalmente, qual estratégia será usada e como estruturá-la. “É literalmente colocar o mapa na mesa e planejar a expansão, pensando nos territórios a serem alcançados, onde estão os meus concorrentes e como criar oportunidades para a inserção da minha marca”, finaliza Eduardo.  
 
De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do 2º semestre de 2022 foi 16,8% maior que o mesmo período do ano passado, com uma receita de mais de R$ 195 bilhões por ano.
 
Sobre Eduardo Santinoni
 
Sócio fundador da Y Consultoria, que há 10 anos, contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de empresas e pessoas envolvidas no ecossistema de Franquias e Redes.
 
Administrador e contador, atuou por cinco anos na PwC (PriceWaterhouCoopers). São mais de 15 anos de experiência desenvolvendo e aprimorando empresas Franqueadoras e Franqueadas, bem como pessoas envolvidas no ecossistema. Também foi franqueado de cinco redes e já atuou como franqueador de duas.
 
É credenciado como instrutor de cursos da ABF e está presente nos principais eventos mundiais de Redes, Franquia e Varejo.
 
Informações para a imprensa:
Oficina da Comunicação Integrada
Assessoria de comunicação da Y Consultoria
(11) 99210-8191 / (11) 2275-0833
Fran Oliveira – fran@oficina.inf.br
Amanda Melo – amanda@oficina.inf.br


Fonte: Oficina da Comunicação Integrada - Fran Oliveira e Amanda Melo





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023 20/02/2024
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023
 
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025 16/02/2024
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025
 
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná 27/12/2023
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná
 
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias 06/12/2023
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias
 
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades 20/11/2023
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades
 
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano 03/10/2023
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano
 
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado 03/10/2023
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado
 
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023 14/09/2023
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023
 
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI 02/08/2023
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI
 
Empreender sozinho ou em franquia?  artigo de Patrícia Lion 14/07/2023
Empreender sozinho ou em franquia? artigo de Patrícia Lion
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites