Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

13 de Junho de 2022 as 06:06:11



EUA - Tempestade Econômica Perfeita atropela JOE BIDEN


Jerome Powell, chaiman do FED, sob pressão de Biden para subir os juros para conter a inflação
 
Tempestade Econômica Perfeita atropela Biden
David Goldman
Asia Times
11.06.2022
 
Os terríveis relatórios sobre a inflação que saem de Washington subestimam a queda real na renda familiar dos EUA
 
Raramente em eventos políticos a punição segue o crime tão rapidamente. Os erros de política externa e doméstica de Washington se combinaram para produzir a pior queda nos salários reais já registrada, bem como o menor apoio público à política econômica presidencial.
 
O relatório de 6ª feira de que os preços ao consumidor subiram 8,6% em relação ao ano anterior em junho significa uma queda nos ganhos semanais ajustados à inflação de quase 4%, pior do que as profundezas da Grande Recessão de 2008-2009. Levando em conta a inflação subnotificada nos abrigos, a taxa de inflação real está mais próxima de 11%, e a queda real nos rendimentos é de cerca de 7%.
 
Isso implica uma implosão política para o governo Biden, que enfrenta 83% de desaprovação por seu desempenho econômico. Em contraste, Jimmy Carter, no auge da Grande Inflação da década de 1970, teve uma classificação negativa de 78% para o desempenho econômico.
 
A inflação já estava em alta em fevereiro, quando o petróleo foi negociado a US$ 88 o barril, antes que as sanções dos EUA ao petróleo russo aumentassem o preço pago pelos consumidores americanos e europeus. A Rússia continua a exportar petróleo para a Índia, China e outros com descontos de mais de US$ 30 o barril, ou seja, aproximadamente o preço vigente antes da guerra na Ucrânia.
 
As sanções não desaceleraram a Rússia, mas derrotaram os consumidores ocidentais.
 
Pesquisas privadas da Zillow e Apartmentlist.com mostram a inflação dos aluguéis em torno de 16% ano a ano e a uma taxa anualizada de 15% em maio. O governo dos EUA diz que a inflação nos lares foi de apenas 5,5% no ano passado. As pesquisas privadas refletem os novos aluguéis e não a média paga pelos locatários, mas a média será recuperada nos próximos dois anos, mantendo a inflação elevada.
 
Além dos aluguéis, os itens que as famílias precisam comprar, incluindo alimentos e combustível, apresentaram saltos muito maiores. A gasolina subiu quase 50% e os alimentos mais de 10%
 
A escassez de petróleo impulsionada por sanções agravou um aperto de oferta que começou assim que o governo Biden assumiu o cargo e parou de vender arrendamentos de exploração de petróleo para terras federais. Em dívida com seu eleitorado progressista e ambientalmente acordado, a Casa Branca desencorajou o desenvolvimento tradicional de hidrocarbonetos(1), reduzindo o fornecimento doméstico de petróleo dos EUA em cerca de 20% a partir do pico de janeiro de 2020.
 
A redução do investimento em hidrocarbonetos é a característica mais pronunciada da deterioração do perfil de investimento americano.
 
Em dólares reais, os pedidos de maquinário industrial de fabricantes americanos estão cerca de 70% abaixo do pico registrado há 22 anos em 2000 e cerca de 30% abaixo do nível de 2007. Mesmo os pedidos de maquinário elétrico (incluindo computadores) caíram cerca de 10% desde o pico histórico.
 
Um dos melhores sinais de alerta precoce para a inflação futura é a pesquisa do Federal Reserve da Filadélfia sobre negócios não manufatureiros. No final de maio, um recorde de 73% dos entrevistados relatou custos de insumos mais altos.
 
Até agora, a única resposta de Washington foi encorajar o Federal Reserve a aumentar as taxas de juros. Isso não vai ajudar, como argumentei neste espaço em 8 de abril de 2022. O problema é a falta de investimento. Taxas mais altas simplesmente aumentam o custo do investimento.
 
Eventualmente, taxas mais altas podem produzir uma recessão, e as recessões são deflacionárias. No longo prazo, porém, isso só piorará o aperto da oferta, porque as recessões também esmagam o investimento de capital.
 
(1) Hidro carbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por hidrogênio e carbono tais como gás natural, GLP, gasolina, querosene, óleo diesel, óleos lubrificantes, óleos combustíveis, coque de petróleo etc
 
CONFIRA em ASIA TIMES a íntegra da matéria.
Clique AQUI para acessar. 


Fonte: ASIA TIMES, David Goldman





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites