Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

Segunda-Feira, Dia 30 de Maio de 2022 as 18:05:57



EUA - A farça de Biden explode com mercado de ações


Joe Biden, beligerante senil e irresponsável
 
A farça de Biden explode com mercado de ações
 
O estímulo federal foi como distribuir 10.000 vouchers para 5.000 cachorros-quentes disponíveis em um jogo de beisebol
 
Por David P. Goldman
em 21.05.2022
 
Os preços das ações dos EUA e o índice de aprovação do presidente Biden continuaram a afundar, à medida que a inflação inundou a renda das famílias. Apenas 39% dos americanos aprovam o desempenho de Biden e apenas 33% dos democratas acham que o país está indo na direção certa.
 
Isso não é surpresa, dado o colapso de quase 40% dos preços das ações dos varejistas este ano. O S&P 500 está oscilando à beira de um mercado em baixa – ou seja, um declínio de 20% ou mais do pico ao vale.
 
O estímulo de Biden – agravando os erros do governo Trump – equivaleu a um esquema Ponzi que jogou US$ 6 trilhões em poder de compra nos consumidores dos EUA e, ao mesmo tempo, restringiu a oferta. Isso é como distribuir, em um jogo de beisebol, 10.000 vouchers para compra de 5.000 cachorros-quentes disponíveis.
 
O resultado é uma taxa de inflação de 12%, não os 8% relatados pelo Bureau of Labor Statistics. Os ganhos por hora estão aumentando apenas 5% ao ano, então a renda real está caindo. Os americanos estão acumulando dívidas no cartão de crédito para compensar a diferença, mas o colapso das ações do varejo sinaliza que o boom do consumo pós-Covid acabou.
 
Os preços ao consumidor nos EUA subiram 8,3% no ano até abril, segundo dados oficiais, mas isso inclui uma estimativa de inflação para a inflação de abrigos de apenas 5% ao ano. Os aluguéis subiram 16% durante os doze meses até 30 de abril, de acordo com Zillow e Apartmentlist.com, os dois índices privados mais abrangentes.
 
O preço dos alugueis é um terço do índice de preços ao consumidor, de modo que os números do setor privado, com base em transações reais, adicionam outros 4 pontos percentuais à inflação de preços ao consumidor.
 
A taxa de inflação ajustada do Asia Times de 12% implica que a queda nos ganhos reais durante o primeiro trimestre de 2022 foi a pior já registrada, pior do que a recessão de 1979-1980 – a última vez que a taxa de inflação estava em dois dígitos. Os ganhos após impostos caíram ainda mais porque a inflação empurra os trabalhadores para faixas de impostos mais altas e aumenta sua alíquota efetiva de impostos.
 
A administração Trump tem parte da culpa. A maciça doação federal para neutralizar o impacto econômico da epidemia de Covid começou no governo anterior. Mas, Biden tornou as coisas muito piores.
 
Isso explica por que o setor de varejo liderou o mercado para a baixa, após advertências do Wal-Mart e da Target de que os varejistas gigantes não poderiam repassar custos crescentes a seus clientes.
 
A inflação está esmagando o investimento de capital, bem como o consumo. A pesquisa mensal da indústria manufatureira do Federal Reserve da Filadélfia, seguida de perto como um indicador inicial da atividade econômica, mostrou uma queda acentuada na atividade geral. Os preços pagos por matérias-primas e mão de obra continuaram a subir, enquanto as despesas de capital planejadas afundaram.
 
A série do Fed da Filadélfia é um índice de difusão, portanto, uma leitura de 80 para os preços pagos significa que 80% dos entrevistados da pesquisa estão pagando preços mais altos do que no mês anterior. Custos de insumos mais altos significam receitas mais baixas e lucros menores, e menos dinheiro para gastos de capital.
 
Muita demanda adicional, mas nenhuma oferta adicional, muitos vouchers de cachorro-quente, mas não cachorros-quentes suficientes, é o culpado pela grande inflação de Biden. O Federal Reserve contribuiu para a farsa, expandindo seu balanço patrimonial em US$ 6 trilhões, na verdade imprimindo dinheiro para pagar o estímulo ao consumidor.
 
 
Mas o problema vem do lado da oferta. As empresas americanas investiram tanto em 2021 quanto sete anos antes, deixando um enorme déficit na capacidade produtiva. É por isso que o aumento das taxas de juros não terá impacto na inflação – exceto talvez indiretamente, tirando um pouco do ar da bolha dos preços das casas, conforme escrevi nessa coluna 06.04 (“Feedishismos indecentes na política monetária dos EUA”).
 
A economia americana subinvestida não conseguiu satisfazer o tsunami de demanda desencadeado pelo estímulo. O dinheiro liberado por Biden não conseguiu encontrar produtos americanos suficientes, então comprou produtos da China. Isso ressalta o fracasso das tarifas de Trump para a China: entre agosto de 2019, quando as tarifas entraram em vigor, e 22 de abril, as exportações da China para os EUA aumentaram 55% com ajuste sazonal.
 
A única sugestão sensata do governo Biden, em relação à inflação, foi feita pela secretária do Tesouro Janet Yellen, que observou que a remoção das tarifas reduziria modestamente a inflação.
 
O colapso do CapEx corporativo só piorará a inflação. As empresas não-financeiras americanas investiram em 2021 quase tanto quanto em 2014. A reforma tributária corporativa de Trump de 2017 é parcialmente culpada. Reduziu a alíquota principal dos impostos corporativos, mas eliminou as provisões de depreciação para investimentos de capital.
 
Como resultado, as empresas constituintes do S&P 500 gastaram mais dinheiro comprando suas próprias ações do que em investimento de capital em 2018, a primeira vez que isso aconteceu desde a recessão de 2008.
 
CONFIRA em ASIA TIMES a íntegra da matéria em inglês.
"Biden bunko blows up with stock market"


Fonte: ASIA TIMES. Tradução, copidescagem e imagem da Redação JF.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites