Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

29 de Maio de 2022 as 19:05:42



SANÇÕES dos EUA à Rússia levarão a Desastre Alimentar Global, avalia António Guterres


António Guterres, secretário-geral da ONU

 por John Ross 

Mesmo antes dos rápidos aumentos de preços em torno da guerra na Ucrânia, mais de 800 milhões de pessoas sofriam de insegurança alimentar crônica

António Guterres, secretário-geral da ONU, descreve com contundência e precisão a atual crise global de alimentos.

"Realmente não há solução verdadeira para o problema da segurança alimentar global sem trazer de volta a produção agrícola da Ucrânia e a produção de alimentos e fertilizantes da Rússia e da Bielorrússia para os mercados mundiais, apesar da guerra".

Como os EUA e o G-7 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e EUA) insistem que cortar as exportações de alimentos da Ucrânia representa a maior ameaça à segurança alimentar mundial, em vez de admitir o efeito negativo mais poderoso das sanções ocidentais contra a Rússia, sua propaganda causa imenso dano à compreensão e capacidade do mundo de evitar um desastre alimentar global iminente.

G7 e a aproximação do desastre alimentar

Olhando para a situação do abastecimento mundial de alimentos, muitos especialistas veem uma ameaça iminente de “catástrofe humana”, como disse o presidente do Banco Mundial, David Malpass.

Andrew Bailey, o governador do Banco da Inglaterra, caracterizou “apocalíptica” sua visão sobre os problemas globais de abastecimento de alimentosao discutir o aumento dos preços dos alimentos. 

Esse aumento levou ao desdobramento de duas questões simultaneamente: criar a ameaça de fome e fome em partes do Sul Global e atingir os padrões de vida em todos os países do mundo.

Mesmo antes dos rápidos aumentos de preços em torno da guerra na Ucrânia, mais de 800 milhões de pessoas sofriam de insegurança alimentar crônica – cerca de 10% da população mundialA Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, citou esse fato ao falar com os participantes de um evento de abril, "Enfrentando a Insegurança Alimentar: O Desafio e o Chamado à Ação", cujos participantes incluíam os chefes de instituições financeiras internacionais, como o Malpass do Banco Mundial.

"As primeiras estimativas sugerem que pelo menos mais 10 milhões de pessoas podem ser empurradas para a pobreza na África subsaariana devido apenas aos preços mais altos dos alimentos"

observou Yellen também.

O Programa Mundial de Alimentos (PAM) planeja “alimentar um recorde de 140 milhões de pessoas este ano” e informa que “pelo menos 44 milhões de pessoas em 38 países estão à beira da fome”, um aumento de 27 milhões em 2019.

Em países que enfrentam outros problemas, como as mudanças climáticas, os aumentos dos preços dos alimentos têm sido catastróficos.Por exemplo, no Líbano, “o custo de uma cesta básica – as necessidades alimentares mínimas por família por mês – [aumentou]… em 351%” em 2021 em com paração com 2020, segundo o PMA.

No Norte Global, a fome não é uma ameaça, mas as populações desses países enfrentam um forte aperto em seus padrões de vida, pois a crise alimentar global também aumentaram os preços que as pessoas nos países ricos têm que pagar e orçar.

Nos EUA, por exemplo, a combinação de inflação alta e desaceleração econômica levou a uma redução de 3,4% no rendimento médio real semanal no ano passado, segundo dados do Bureau of Labor Statistics dos EUA.

Análise falsa do G7

Diante dessa ameaça crescente de uma crise alimentar cada vez mais profunda, os ministros das Relações Exteriores do G7 reuniram-se de 12 a 14.05 para finalmente concentrar sua atenção nesse assunto urgente. Eles emitiram um comunicado em 13 de maio expressando "profunda preocupação" com a crescente insegurança alimentar, enquanto apontavam no dia seguinte que "o mundo enfrenta agora um estado cada vez pior de insegurança alimentar e desnutrição ... já a um passo da fome."

Mas o G7 afirmou falsamente que a razão para esta crise alimentar foi principalmente "a Rússia bloqueando as rotas de saída para os grãos da Ucrânia"Segundo a ministra canadense das Relações Exteriores, Mélanie Joly: “Precisamos garantir que esses cereais sejam enviados ao mundo. Caso contrário, milhões de pessoas enfrentarão fome."

Sanções e crise alimentar global

Esta declaração do G7 deturpou deliberadamente a atual crise global de alimentos. Em vez de tentar resolver essa crise, os EUA e o restante do G7 aproveitaram essa oportunidade para promover sua propaganda sobre a guerra na Ucrânia.

Certamente, as restrições de exportação da Ucrânia pioram o problema alimentar global. Mas não é a principal causa da deterioração da situação. Causa muito mais poderosa são as sanções ocidentais impostas às exportações da Rússia.

A primeira razão para isso é que a Rússia é um exportador muito maior de alimentos essenciais e outros produtos do que a Ucrânia. A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo, respondendo por quase três vezes mais exportações mundiais do que a Ucrânia, 18% em comparação com 7%.

Em segundo lugar, e ainda mais importante, é a situação dos fertilizantes. A Rússia é o maior exportador de fertilizantes do mundo, e a Bielorrússia, que também enfrenta sanções ocidentais, também é um importante fornecedor - juntos, eles respondem por mais de 20% da oferta global.

Os preços dos fertilizantes já estavam subindo antes da guerra na Ucrânia por causa dos altos preços dos combustíveis - a produção de fertilizantes depende muito do gás natural - mas as sanções do Ocidente que impedem a Rússia de exportar fertilizantes pioraram a situação.

David Laborde, pesquisador sênior do International Food Policy Research Institute, apontou que "a maior ameaça que o sistema alimentar enfrenta é a interrupção do comércio de fertilizantes". Isso porque, disse ele, “o trigo vai impactar alguns países. A questão dos fertilizantes pode impactar todos os agricultores em todo o mundo e causar declínios na produção de todos os alimentos, não apenas do trigo”.

A ameaça ao fornecimento global de fertilizantes ilustra como os produtos energéticos são um insumo essencial para praticamente todos os setores econômicos. Como a Rússia é um dos maiores exportadores mundiais não apenas de alimentos, mas também de energia, as sanções contra o país têm um efeito inflacionário indireto em toda a economia mundial.

Resposta no Sul Global

Essa situação do abastecimento mundial de alimentos piorou ainda mais após a reunião do G7, quando em 14 de maio, a Índia, segundo maior produtor de trigo do mundo, anunciou que estava interrompendo as exportações de trigo por causa das perdas de safra causadas por uma intensa onda de calor. Já em abril, a Indonésia havia anunciado que estava encerrando as exportações de óleo de palma - a Indonésia responde por 60% da oferta mundial.

A interrupção das exportações de trigo da Índia será mais um duro golpe para os países do Sul Global, onde suas exportações estão principalmente focadas.Em 2021-22, a Índia exportou 7 milhões de toneladas métricas de trigo, principalmente para países do Sul Global da Ásia, como Sri Lanka, Indonésia, Iêmen, Nepal, Malásia, Filipinas e Bangladesh.

Mas a Índia havia estabelecido anteriormente uma meta de expandir as exportações de trigo para 10 milhões de toneladas em 2022-23, incluindo o fornecimento de 3 milhões de toneladas de trigo ao Egito pela primeira vez.

Fim das sanções para mitigar a crise alimentar

A situação que se desenrola deixa claro que as palavras de António Guterres foram realmente precisas - a crise alimentar mundial não pode ser resolvida sem as exportações da Ucrânia e as exportações de alimentos e fertilizantes da Rússia.

Caso contrário, a humanidade de fato enfrentará uma “catástrofe” – bilhões de pessoas terão que diminuir seus padrões de vida, e centenas de milhões de pessoas no Sul Global enfrentarão grandes dificuldades como fome ou pior.

Quase todos os países do Sul Global se recusaram, com razão, a apoiar as sanções unilaterais dos EUA contra a Rússia.Essa recusa precisa ser estendida a todo o mundo para evitar mais devastação.

John Ross é membro sênior do Chongyang Institute for Financial Studies, Renmin University of China.Ele também é membro do comitê organizador da campanha internacional No Cold War

Confira no ASIA TIMES a íntegra da matéria em inglês. Clique AQUI

US sanctions on Russia will lead to global food disaster - Asia Times



Fonte: John Ross, para o ASIA TIMES. Tradução, Copidescagem e Chamada de Capa da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites