Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

24 de Abril de 2022 as 21:04:09



MACRON vitorioso promete unir a França


Macron vitorioso promete unir a França
após se defender da ameaça de Le Pen
 
Presidente reconhece divisões na sociedade francesa,após históricos 12 milhões de votos para o partido anti-imigração de Le Pen
 
 
58,08%
Emmanuel Macron
18.320.935 de votos
41,92%
Marine Le Pen
13.223.898 de votos
28,01% dos votos
Taxa de abstenção
2017: 25,44%
 
O centrista pró-europeu Emmanuel Macron prometeu unir uma França dividida depois de ganhar um segundo mandato como presidente francês em uma vitória decisiva contra marine Le Pen, de extrema-direita, que, no entanto, ganhou mais de 12 milhões de votos em uma alta histórica para seu partido anti-imigração.
 
Macron se tornou o primeiro líder francês a vencer a reeleição por 20 anos, marcando uma margem clara de 57% a 43%, com quase 95% dos votos contados na noite de domingo.
 
Dirigindo-se a um comício de vitória aos pés da Torre Eiffel, onde seus apoiadores agitaram bandeiras francesas e europeias, Macron prometeu responder "eficientemente" à "raiva e discordância" dos eleitores que escolheram a extrema direita.
 
"Eu sei que um número de franceses votou em mim hoje, não para apoiar minhas ideias, mas para parar as ideias da extrema direita",
 
disse ele e pediu aos partidários que fossem "gentis e respeitosos" com os outros, porque o país estava repleto de "tanta dúvida, tanta divisão".
 
Ele acrescentou:
 
"Eu não sou mais o candidato de uma legenda partidária, mas o presidente de todos nós."
 
Macron venceu Le Pen com uma margem menor do que os 66% que ganhou contra ela em 2017. A participação também foi menor do que há cinco anos, com a abstenção estimada em um recorde de 28%.
 
Le Pen conseguiu entregar à extrema direita sua maior pontuação de todos os tempos em uma eleição presidencial francesa, depois de fazer campanha sobre o custo de vida da crise, e prometer a proibição do lenço de cabeça muçulmano em locais públicos, bem como medidas nacionalistas para dar prioridade aos nativos-franceses em relação aos outros por empregos, moradia, benefícios e cuidados de saúde – políticas que Macron havia criticado como "racistas" e "divisivas". Le Pen chamou sua pontuação de "uma vitória brilhante em si mesma", acrescentando:
 
"As ideias que representamos estão alcançando novos patamares".
 
A vitória de Macron foi rapidamente bem recebida pelos líderes da UE após uma campanha que o presidente francês descreveu em seus últimos dias como uma "batalha pela Europa" contra o eurocético Le Pen.
 
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, tuitou:
 
"Bravo Emmanuel. Neste período turbulento, precisamos de uma Europa sólida e uma França totalmente comprometida com uma União Europeia mais soberana e mais estratégica."
 
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse: "Estou muito satisfeito em poder continuar nossa excelente cooperação". O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse que os eleitores franceses entregaram "uma mensagem forte a favor da Europa". Espera-se que a primeira viagem de Macron ao exterior como presidente seja a Berlim para ver Scholz.
 
Durante uma frenética campanha de duas semanas, Macron viajou para praças da frança para se livrar do que ele achava ser a tag injustamente persistente de um ser um "presidente distante dos ricos".
 
Ele havia prometido dedicar os próximos cinco anos para restaurar a França ao pleno emprego, argumentando que suas políticas como o afrouxamento das leis trabalhistas francesas já haviam conseguido criar empregos e que ele definitivamente colocaria um fim às décadas de desemprego em massa do país.
 
Mas, embora Macron tenha prometido seu próprio novo pacote de leis para lidar com o custo de vida da crise e temperado seu prazo para elevar a idade de aposentadoria, ele finalmente se concentrou muito menos em seu próprio manifesto nos últimos dias e mais em parar o que ele chamou de "impensável": a extrema-direita, anti-imigração Le Pen assumindo o comando na França, a segunda maior economia da zona do euro e uma energia nuclear.
 
Macron usará sua vitória para reforçar seu impulso por um projeto de defesa da UE aumentado, uma colaboração mais estreita sobre imigração e mais regulamentação para combater o peso de plataformas tecnológicas gigantes como o Google. A França detém a presidência rotativa do Conselho Europeu até o final de junho.
 
Macron havia enquadrado a escolha entre ele e Le Pen como "um referendo sobre a Europa, ecologia e secularismo" e disse que as exigências do líder de extrema-direita para a mudança do tratado da UE teriam levado a França a ser empurrada para fora do bloco. Ele a chamou de "cética climática" e disse que seu plano de banir o lenço de cabeça muçulmano de todos os lugares públicos, incluindo as ruas, violaria a constituição francesa e as liberdades religiosas, e desencadearia "uma guerra civil".
 
Macron acusou Le Pen de ser financeiramente "dependente" da Rússia de Vladimir Putin depois que ela pegou um empréstimo russo para seu partido em 2014, e disse que seus laços com o Kremlin significavam que ela teria sido uma escolha perigosa no momento da guerra na Ucrânia. Le Pen, por sua vez, havia dito que "o medo era o único argumento que ele tinha deixado".
 
Mas Macron sabia que, depois de fazer campanha para deter Le Pen, seu apoio nas urnas refletiria tanto a rejeição da extrema direita quanto o apoio ao seu próprio programa.
 
"Se os franceses confiarem em mim em 24 de abril, eu sei muito bem... que haverá uma parte das pessoas que votaram em mim que teria feito isso para bloquear a Frente Nacional",
 
disse ele ao programa de TV Quotidien, usando deliberadamente o antigo nome para o partido de Le Pen, agora renomeado de Rally Nacional.
 
"E isso não significa que eles me deram um cheque em branco e que eles apoiam e acham brilhante cada ponto do meu programa."
 
Um número significativo dos 7,7 milhões de eleitores do primeiro turno para Jean-Luc Mélenchon, da esquerda radical, que por pouco não chegou à final, disse que se sentiu dividido sobre a abstenção ou votação para manter Le Pen fora.
 
Macron se inclinou para a esquerda nos últimos dias para tentar cortejar os eleitores de Mélenchon, prometendo acelerar as medidas contra a crise climática e expandir a política ambiental. Sua primeira tarefa é nomear um novo primeiro-ministro, que ele prometeu ser especificamente dedicado a enfrentar a crise climática.
 
O foco agora mudará para as eleições parlamentares de junho, onde Macron buscará obter uma maioria para seu grupo centrista, possivelmente expandindo alianças com a direita. Ele havia prometido um "grande novo movimento político" e poderia ir tão longe quanto renomear seu partido, La République En Marche. Tanto Le Pen quanto Mélenchon estão buscando aumentar quantos legisladores seus partidos têm.
 
Para seu primeiro passo, Macron prometeu introduzir, antes do verão, um pacote de medidas para aliviar a pressão do custo de vida da crise, incluindo a continuidade de limites nos preços do gás e da energia.
 
CONFIRA em THE GUARDIAN a íntegra da matéria em inglês. CLIQUE AQUI.


Fonte: THE GUARDIAN. Tradução e copidescagem da Redação JF. Infográfico: Le Figaro.fr





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites