Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

20 de Abril de 2022 as 19:04:30



ELEIÇÕES NA FRANÇA Macron, Legado de Decomposição Econômica e Política


Emmanuel Macron, presidente da França candidato à reeleição

Decomposição

Luc Ferri para Le Figaro

13.04.2022

Após a eleição de 2017, os emuladores do novo presidente, Emmanuel Macron, martelaram em nossos ouvidos com a ideia de que um mundo totalmente novo e lindo finalmente iria eclodir sobre as ruínas do antigo. 

Falaram-nos de uma grandiosa "recomposição" política, de uma ruptura com a velha política, de muitas reformas, de uma França reconciliada consigo mesma. 

Depois de cinco anos, a verdade parece bem diferente: não é uma recomposição que presenciamos, mas uma decomposição deletéria que nos deixa em uma paisagem tão perturbadora quanto desanimadora.

Além de um infeliz imposto fixo de 30% sobre os lucros das empresas, nenhuma reforma significativa viu a luz do dia, nem no lado previdenciário, nem em termos de transição ecológica, nem no campo da educação, onde a nova versão da bandeja rolou o ensino da matemática, uma disciplina ainda mais necessária no contexto de uma terceira revolução industrial para a qual o Ministério da Educação nunca pensou em preparar nossas crianças.

Por outro lado, os gastos públicos explodiram sem que o governo tivesse coragem de fazer poupança. A dívida assombrosa (cerca de 2.900 bilhões de euros) sobrecarregará as gerações futuras, enquanto o uso de 1 bilhão de euros para empresas de consultoria privadas revelou quão pouco nosso presidente era capaz de desenhar projetos por conta própria para o país. Na melhor das hipóteses, essas enormes despesas foram indecentes diante das habilidades da alta administração, na pior, é uma questão de compadrio e demissão do favor.

Do lado da direita, o mais provável é que continue dividido entre um centro mole e ineficiente, por um lado, e, por outro, um populismo duro e tão adequado que é difícil ver a priori por que Marine Le Pen deve deixar a política se sua pontuação, mesmo admitindo que não é eleita, for no segundo turno tão honrosa quanto dizem as pesquisas. Ao contrário, terá uma avenida para finalmente recuperar os LRs ansiosos por acabar com o fracasso.
 
A corrente gaullista, aquela que acreditava nas virtudes do Estado como representativas do interesse geral, tanto quanto nas de uma economia de mercado finalmente livre, desaparecerá para sempre. À esquerda, o paralelismo é quase perfeito: a extrema-esquerda também será forte o suficiente para se recombinar em torno do sucessor de Mélenchon, enquanto o que resta do Partido Socialista se juntará a Macron, com a social-democracia se encontrando no mesmo cenário do
gaullismo: encravada entre o centro e os extremos.
 
Como sempre, os ecologistas estarão dispersos entre as diferentes correntes de esquerda, tendo como pano de fundo um amargo fracasso e, para dizer a verdade, tanto mais surpreendente que tenham desenvolvido temas promissores aos olhos da maioria dos nossos concidadãos. O fato de eles não terem feito isso prova o quão longe eles estão das responsabilidades que o poder implica. A tese que venho desenvolvendo há cinco anos é que o centro, desprovido de relevos e ideias fortes, continuará impulsionando os extremos que acabarão vencendo.
 
Contrariamente à crença popular, o colapso dos antigos partidos do governo não foi uma boa notícia, muito menos o sinal de uma recomposição, mas, ao contrário, de uma desastrosa decomposição que levará inevitavelmente à vitória dos populismos como na Grã-Bretanha. Itália, Polónia ou Hungria.
 
A culpa certamente é dos partidos antigos, mas também de seus eleitores que nunca escolheram os líderes que poderiam ganhar. Na verdade, eles até eliminaram sistematicamente aqueles que poderiam alcançá-lo. As pessoas me dirão que a descrição que dou de nossa paisagem política é inútil.
 
É verdade, mas a verdade, ou o que considero como tal, não é feita para ser agradável, e o que, apesar de tudo, ainda pode deixá-lo otimista é a tremenda resiliência da sociedade civil que conheceu na França, este país com 5,5 milhões de servidores civis, como criar empresas como nunca antes. Devemos saudar, em contraste com a vida política, o vigor incansável daqueles que inovam nos campos da pesquisa, da cultura e da economia e que um dia, espero, acabem por dar um novo fôlego à Política.
 
Confiram em Le Figaro a íntegra dessa matéria em francês. Clique AQUI


Fonte: Le Figaro, por Luc Ferri. Tradução e copidescagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites