Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

Domingo, Dia 17 de Abril de 2022 as 21:04:29



UCRÂNIA - Nova Ajuda Militar dos EUA empurra Crise a Território Imprevisível


Nova ajuda militar dos EUA empurra crise da Ucrânia a território imprevisível
Desmascarando a superpotência: Onde começou a crise da Ucrânia
 
Por Song Zhongping
16.04.2022
 
O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou um adicional de US$ 800 milhões em assistência militar à Ucrânia na quarta-feira, incluindo 18 howitzers de 155 mm, juntamente com 40.000 disparos de artilharia.
 
Como a notícia vazou pela primeira vez do novo pacote de armas, a Rússia enviou na terça-feira uma nota diplomática formal aos EUA alertando que os envios dos EUA e da OTAN estavam "adicionando combustível" ao conflito lá e poderia trazer "consequências imprevisíveis".
 
A assistência militar desta vez, especialmente os howitzers de 155 mm, é um upgrade sério na artilharia de longo alcance e terá um grande impacto no conflito uma vez fornecido à Ucrânia. A questão é que este movimento dos EUA abrirá um mau precedente para que outros países comecem a fornecer armas pesadas à Ucrânia, por isso é inevitável que a Rússia tenha respondido emitindo uma nota diplomática tão rigorosa.
 
Após as negociações de paz em Istambul no final de março, o lado russo enviou sinais positivos de que a atividade militar perto de Kiev pode ser redimensionada. O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, alertou a Rússia contra o ataque às linhas de abastecimento que apoiam a Ucrânia, e até agora a Rússia se absteve de fazê-lo.
 
No entanto, a nova rodada de ajuda militar anunciada pelo governo Biden pode ter levado a Rússia a reconsiderar a decisão a fim de impedir o exército ucraniano de adquirir armas mais pesadas, tornando assim possível e aumentando provavelmente uma escalada do conflito Rússia-Ucrânia.
 
O resultado das negociações em Istambul, a quinta rodada de negociações russo-ucranianas, já foi abandonado devido ao apoio militar atualizado que os EUA deram à Ucrânia.
 
O imprudente fornecimento de armas aos EUA para a Ucrânia, especialmente artilharia pesada, não ajudará nas negociações de paz e apenas perpetuará este conflito militar, que, no entanto, é exatamente o que os EUA esperam. A Rússia quer cumprir seus objetivos militares declarados através de um conflito limitado e resolver a disputa através de negociações de paz, em vez de ver a interminável assistência militar à Ucrânia resultar em um conflito permanente, dificultando a extricação da Rússia.
 
Pelo contrário, os EUA e a OTAN querem prender a Rússia neste conflito e, assim, arrastá-la para uma hemorragia prolongada. Os EUA não estão dispostos a impedir e dissuadir a OTAN de fornecer assistência militar à Ucrânia, um representante dos EUA e da OTAN, a fim de permitir que ela fique na frente para lutar contra a Rússia. Não pode sequer ser descartado que o Ocidente enviou mercenários para lutar no conflito.
 
Além disso, não se pode descartar que o recente naufrágio do cruzador russo de mísseis guiados Moskva também tenha relação com o apoio dos EUA, o que poderia desencadear retaliações russas. Este conflito militar provavelmente deve ser prolongado, em detrimento da Rússia.
 
Apesar da nota diplomática russa na 3ª feira, o Pentágono disse na quinta-feira que a assistência militar à Ucrânia continuará. Os EUA ignorando os avisos da Rússia mostram que os EUA pretendem usar este conflito para derrubar a Rússia e não esperar nenhum cessar-fogo em um curto período de tempo. Os EUA participarão neste conflito indiretamente e de forma ativa para conter o desenvolvimento da Rússia e enfraquecer suas capacidades militares.
 
É importante notar que, mesmo que a Rússia um dia opte por atacar o fornecimento militar ocidental para a Ucrânia, o principal meio de enfraquecer o acesso dos militares ucranianos à ajuda às armas ainda será atacar os comboios de armas da OTAN que entram na Ucrânia, e não necessariamente atingir preventivamente os países da OTAN na periferia ucraniana que servem como pontos de transferência para os suprimentos dos EUA, como george Beebe, ex-diretor de análise russa na CIA, sugere.
 
Tal movimento será considerado como uma provocação russa em relação à OTAN, ativando o mecanismo de defesa coletiva no artigo 5º da OTAN para atingir conjuntamente a Rússia, o que levará a um conflito militar entre a OTAN e a Rússia.
 
No entanto, essa possibilidade não está fora de questão. À medida que o conflito militar continua a aumentar, é provável que a Rússia use essa tática para alertar os países da OTAN em torno da Ucrânia a não fornecer mais assistência armamentista. Mas então, este conflito se intensificará ainda mais e pode até se transformar em uma guerra nuclear. Isso seria uma tragédia para a humanidade, que nenhum de nós gostaria de ver.
 
O autor é um especialista militar
chinês e comentarista de TV.
opinion@globaltimes.com.cn.


Fonte: GLOBAL TIMES. Tradução Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites