Em Paris, sistema promete emitir multas automaticamente
na tentativa de resolver a poluição sonora na cidade
Paris ligou seu primeiro radar de ruído como parte de um plano para multar motocicletas e outros veículos em uma das cidades mais barulhentas da Europa.
A máquina colocada no alto de um poste de iluminação pública no 20º distrito no leste de Paris é capaz de medir o nível de ruído dos veículos em movimento e identificar sua placa de licença.
"Muito barulho deixa as pessoas doentes",
disse David Belliard, vice-prefeito de Paris.
"Pela nossa saúde e qualidade de vida... o objetivo deste primeiro radar sonoro é emitir automaticamente multas para veículos que fazem muito barulho."
Nos próximos meses, a prefeitura vai testar se o radar pode identificar com precisão as placas numéricas de motocicletas ou carros rugindo, após o qual o equipamento terá que ser oficialmente aprovado pelas autoridades até o final de 2022.
Paris planeja começar a emitir multas a partir do início de 2023, enquanto o governo implanta mais radares de ruído em outras cidades francesas e testa procedimentos para automatizar as multas como parte de uma lei de mobilidade de 2019.
De acordo com a legislação vigente, as autoridades já podem sancionar os proprietários de veículos barulhentos, mas a polícia precisa ter os equipamentos necessários e pegar o motorista em flagrante. O novo sistema funcionará como um radar de velocidade, com multas automatizadas.
"O problema é que a polícia muitas vezes tem outras coisas para fazer",
disse Fanny Mietlicki, chefe da agência Bruitparif, que foi pioneira na tecnologia de radar de ruído.
Em outras cidades, também
Outros radares de ruído foram instalados na região de Ile-de-France ao redor de Paris e nas cidades de Nice e Lyon desde o final de janeiro. Na 3ª feira, um segundo radar de ruído será instalado no oeste de Paris.
Um estudo de dezembro de 2021 realizado pela Money.co.uk com base em dados da Agência Europeia do Meio Ambiente mostrou que Paris era uma das cidades mais barulhentas da Europa, com mais de 5,5 milhões de pessoas expostas ao ruído do tráfego rodoviário a 55 decibéis ou mais, em comparação com 2,6 milhões de pessoas em Londres e 1,7 milhão de pessoas em Viena e Roma.