Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

09 de Dezembro de 2021 as 17:12:33



ÍNDIA - Principal Comandante Militar morre em acidente suspeito de helicóptero


Destroços do helicóptero acidentado
 
No contexto de fortes ameaças de retaliação dos EUA contra a Índia,
o acidente de helicóptero em que morreu o Chefe do Estado Maior de Defesa indiano, Bipin Rawat, responsável pela modernização das forças armadas da Índia, ocorreu no dia seguinte à visita de Putin ao país e do anúncio de um acordo com Rússia, para compra de 5 unidades do sistema S-400 russo de defesa aérea, de 600 mil fuzis AK-203 e 2 milhões de ton. de petróleo russo, ainda em 2022, e do licenciamento para produção, na Índia, do caça russo de 5ª geração, SU-57.
E tudo isso com pagamento em moeda da Índia, o Hindi, e não em dólar americano. 
 
Na 4ª feira, 08.12, caiu um helicóptero da força aéra da Índia, com 14 autoridades militares, resultando em 13 mortos. A vítima mais importante foi o principal comandante militar e Chefe do Estado Maior de Defesa, general Bipin Rawat, de 63 anos, que estava acompanhado por esposa que também faleceu. 
 
A força aérea indiana abriu inquérito investigar as causas do que é considerado, até este momento, uma acidente; e Narendra Modi, primeiro ministro da Índia, "angustiado‘, prestou solidariedade às famílias das vítimas, nas redes sociais.
 
Estou profundamente angustiado com a queda do helicóptero em Tamil Nadu, em que perdemos o Gen Bipin Rawat, sua esposa e outros membros das Forças Armadas. Eles serviram à Índia com a maior diligência. Meus pensamentos estão com as famílias enlutadas. 
 
Acordo Índia-Rússia
 
O acidente ocorreu no dia seguinte ao anúncio do histórico acordo militar entre Rússia e a Índia, na 3ª feira, em que a Índia ousou não ceder às pressões em contrário pelo governo dos EUA, no sentido de deixar de adquirir os sistemas de defesa aérea russos S-400.
 
A aquisição do sistema S-400 foi feita sob fortes ameaças de retaliação dos EUA contra a Índia pela compra de material bélico da Rússia. O canal NBTV informou que as primeiras unidades do sistema russo já estão sendo implantadas em território indiano pelos militares que anteriormente receberam trienamento na Rússia. 
 
Em 2015, tornou-se público o negócio e posteriormente os dois países firmaram a aquisição de 5 unidades  do sistema de defesa aérea. O anúncio da chegada dos S-400 à Índia foi realizado no contexto da visita do presidente russo Vladimir Putin à Nova Deli, na 3ª feira, 07.12, para a cúpula com o premier indiano Naranda Modi.
 
Nesse encontro, Putin e Modi também acordaram em estudar áreas de cooperação mutuamente aceitáveis e benéficas em países terceiros, em particular na Ásia e na África. Os países visam também maior coperação no espaço, em propriedade intelectual, em germinação de cidades, em desenvolvimento mútuo das línguas russa e hindi, em construção naval e em fornecimento de 2 milhões de toneladas de petróleo à Índia pela empresa russa Gaspron, em 2022.
 
Ainda no campo militar, Rússia e Índia assinaram acordo para dar início à produção, em território indiano, de 600 mil unidades do fuzil russo AK-203, de calibre 762. Anteriormente, Rússia e Índia já haviam se comprometido em fazer avançar diversos projetos bilaterais, incluindo um novo caça de 5ª geração, além da fabricação na Índia, sob licença, do caça russo SU-30.  
 
Outros acordos comerciais acertados irão resultar em um comércio de até US$ 30 bilhões anuais até 2025.
 
Get Out Dolar
 
Contudo, há um item desse acordo particularmente ainda mais contrário aos interesses dos EUA: os negócios serão realizados em moedas nacionais da Rússia e da Índia, em rublos e em rúpias, respectivamente. 
 
Sabidamente, os ganhos obtidos com a senhoriagem do dólar são imprescindíveis à manutenção do padrão-dólar no comercio e nas finanças internacionais; e, também, ao funcionamento do sistema da espetacular dívida pública do estado norte-americano. A esse respeito, o congresso dos EUA tem discutido e votado a elevação do teto da dívida -- que é estabelecido para garantir certo grau de segurança financeira do governo e do estado no-rteamericanos  --, que tem sido ultrapassado por muitas vezes nos últimos governos e no governo Joe Biden. 
 
Suspeitos
 
A despeito da retórica bom-mocista que o governo norte-americano possa vir a adotar, esse contexto do acidente com o helicóptero gom general indiano torna os vários serviços de inteligência dos EUA e, em especial, a CIA, os principais suspeitos da morte do general indiano Bipin Rawat, considerados os múltiplos interesses norte-americanos contrariados. 
 
Pois, o complexo industrial-miitar dos EUA tem sido particularmente influente sobre o Pentágono, em especial, e sobre o deepstate norte-americano, desde o assassinato de John Fitzgerald Kennedy, quando JFK deu sinais de que diminuiria o efetivo e arrefeceria a intervenção dos EUA no Vietnã; até o escândalo sexual de Bill Clinton, o qual, às vésperas da votação de seu impeachment, no Capitólio,  liberou verba orcamentária adicional para gastos com equipamentos militares no valor de US$ 700 milhões; e, coincidentemente, seu impeachment não foi aprovado.
 
Para confirmação de teorias a respeito do acidente, aguarde-se o resultado das investigações a serem realizadas a respeito pela força aérea da Índia.


Fonte: DA REDAÇÃO JF. Com informações de BRASIL INDEPENDENTE, SPUTNIK BRASIL e NYT





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites