Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

19 de Março de 2013 as 10:03:11



CONFISCO EM CHIPRE imposto por FMI e União Européia atemoriza portugueses


 

Portugueses temem taxação sobre depósitos bancários
 
A decisão do governo do Chipre de impor uma taxa sobre os depósitos bancários (6,75% para depósitos de até 100 mil euros e 9,9% para valores superiores) deixou a opinião pública portuguesa apreensiva.
 
A medida no Chipre faz parte do plano de ajustamento econômico e é exigida pela União Europeia e pelo FMI  para emprestar 10 bilhões de euros ao país.
 
Contudo, enviada à Câmara dos Deputados, a proposta do governo de Chipre não obteve um voto sequer dos Depu tados daquele país [ informação atualizada pela redação do Jornal Franquia em 20.03.2013 ]
 
O temor dos lusitanos é que algo semelhante possa ser exigido do país, que desde abril de 2011 está sob intervenção externa. A agência de classificação de risco financeiro Moody's já soltou comunicado alertando que a taxação pode estimular a retirada massiva de depósitos em bancos de economias do sul da Europa, como Portugal.
 
O programa de ajustamento português, assinado com FMI, Banco Central Europeu (BCE) e Comunidade Europeia (CE) não prevê medidas como essa. Pelo contrário, a crítica dos credores é que Portugal só fez ajustamento na parte das receitas (com aumento de impostos) e que o governo precisa fazer cortes estruturais e definitivos nas despesas para diminuir déficit orçamentário.
 
Ontem, 18.03, o Banco de Portugal (o Banco Central português) e a Associação Portuguesa de Bancos (APB) vieram a público afirmar que tal medida não será aplicada a Portugal.
 
“É um absurdo qualquer comparação com os bancos portugueses e pensar que em Portugal pode ser aplicada a mesma medida. Os bancos portugueses não têm problemas de solvabilidade, nem de liquidez e os depósitos estão assegurados”,
 
afirmou o presidente da ABP, Fernando Faria de Oliveira.
 
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, também disse que portugueses
 
"podem estar tranquilos, seguros e confiantes de que têm um sistema financeiro dos mais estáveis e dos mais capitalizados neste momento na Europa" e que tributação do Chipre "não é transponível para outros países".
 
Apesar das garantias da principal autoridade bancária e do representante dos bancos, os portugueses não receberam nenhuma negativa do governo – a quem compete criar impostos, após aprovação do parlamento.  O ministro das Finanças, Vitor Gaspar, reúne-se nesta 3ª feira, 19.03, com o Partido Social Democrata (PSD) e o Partido Popular (CDS-PP) da coalização que sustenta o governo.
 
Uma eventual taxação de depósitos bancários em Portugal exigiria a apresentação de um projeto de orçamento retificativo ao Orçamento de Estado 2013, cuja a legalidade está sendo avaliada pelo Tribunal Constitucional (equivalente ao Supremo Tribunal Federal) por causa do aumento de impostos, entre outras razões.
 
No começo do ano, o Conselho da União Europeia autorizou onze países-membros (incluive Portugal) a introduzir um imposto sobre transações financeiras (ITF). Segundo a proposta, a 'cooperação forçada' serviria para que as instituições financeiras ajudassem no equilíbrio fiscal; diminuindo a especulação financeira e aumentando a capacidade de fiscalização.
 
Taxa Tobin
 
A ideia, que lembra a CPMF Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, criada no Brasil em 1997 e extinta em 2007, é inspirada no economista norte-americano James Tobin (morto em 2002) que, na década de 1970, propôs a taxação de 0,1% sobre as transações financeiras internacionais (muito abaixo da taxação em Chipre) para reduzir a especulação do mercado financeiro e custear ajuda internacional (Taxa Tobin).


Fonte: Agência Brasil





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - 24/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou - "Isso não é ISIS. São ucranianos", afirmou Segodnia
 
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos 23/03/2024
ATAQUE TERRORISTA em Moscou resultou em 60 mortos e 115 feridos
 
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul 19/03/2024
ROSA WEBER aceita indicação para Tribunal de Revisão do Mercosul
 
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030 17/03/2024
PUTIN reeleito com 87,8% dos votos na Eleição Presidencial Russa para mandato até 2030
 
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos 11/03/2024
ELEIÇÕES EM PORTUGAL - Direita obtem maioria dos votos
 
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15 10/03/2024
COPA OURO FEMININA DE FUTEBOL - Final entre BRASIL e EUA neste domingo 22h15
 
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje 10/03/2024
PORTUGUESES vão às urnas para escolher 230 deputados hoje
 
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol 07/03/2024
BRASIL 3x0 MÉXICO - Brasil na Final da Copa Ouro Feminina de Futebol
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites