Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

31 de Agosto de 2021 as 01:08:38



TROPAS DOS EUA deixaram o Afeganistão nesta 2ª, após 20 Anos de Ocupação


Nos céus de Cabul, Talebã festeja vitória sobre EUA
Vinte anos depois: últimas tropas dos EUA deixaram o Afeganistão,
diz Pentágono
 
Os EUA concluíram a retirada do Afeganistão, encerrando a guerra mais longa do país e fechando um capítulo da história militar que provavelmente será lembrado por fracassos colossais, promessas não cumpridas e uma saída frenética que custou a vida de mais de 180 afegãos e 13 militares dos EUA.
 
Os EUA concluíram a retirada de suas forças do Afeganistão nesta 2ª feira, 30.08, afirmou o Pentágono, quase vinte anos depois de invadir o país.
 
"Estou aqui para anunciar a conclusão de nossa retirada do Afeganistão [...]. O último [avião cargueiro] C-17 decolou do Aeroporto Internacional Hamid Karzai em 30 de agosto [...] a última aeronave tripulada agora está liberando o espaço aéreo acima do Afeganistão [...] com o general Chris Donahue e o embaixador dos EUA para o Afeganistão Ross Wilson a bordo",
 
disse o general Kenneth McKenzie, chefe do Comando Central dos EUA (USCENTCOM, na sigla em inglês), em entrevista coletiva.
 
Colaboradores deixados à própria sorte
 
McKenzie acrescentou que todos os soldados e oficiais norte-americanos estão fora do Afeganistão, mas os EUA não conseguiram retirar todo mundo "que queríamos". As forças dos EUA e da coalizão evacuaram mais de 123.000 civis do Afeganistão nos últimos dias, completou McKenzie.
 
Aeroporto sob controle Talebã
 
A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos EUA emitiu um aviso nesta 2ª feira, 30.08, avisando que o aeroporto de Cabul não é mais controlado pelos norte-americanos e as aeronaves devem ter muito cuidado ao pousar lá.
 
'Fizemos história'
 
Anas Haqqani, um alto funcionário do Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países) afirmou na rede social Twitter que o movimento "fez história", enquanto era possível ouvir tiros comemorativos em toda a capital afegã após a retirada das últimas tropas americanas.
 
We made history again.The 20-year long occupation of Afghanistan by the United States & NATO has ended tonight. I am very happy that after 20 years of jihad, sacrifices & hardships I have this pride to see these historic moments. I pray for the souls of all the martyrs of Jihad. pic.twitter.com/WrfzE26ErM
— Anas Haqqani(انس حقاني) (@AnasHaqqani313) August 30, 2021
 
Tradução:
​Fizemos história novamente. A ocupação de 20 anos do Afeganistão pelos EUA EUA e pela OTAN [ Organização do Tratado do Atlântico Norte] terminou esta noite [30 de agosto]. Estou muito feliz que após 20 anos de jihad, sacrifícios e sofrimentos, tenho esse orgulho de ver esses momentos históricos. EU oro pelas almas de todos os mártires da Jihad.
 
De acordo com McKenzie, o Talibã prometeu não interferir na retirada dos EUA e acrescentou que Washington fará todo o possível para garantir que o aeroporto internacional de Cabul esteja operacional para o tráfego civil.
 
More footage from Kabul showing celebratpry gunfire(not wise at all as bullets can drop back at civilians). Relatives in Kabul all were concenred and funnily I provide them info the quickest. pic.twitter.com/WWzUmoRlQU
— Hunt | شکار (@El_Hunto) August 30, 2021
 
Tradução:
​Mais imagens de Cabul mostrando tiros de celebração (nada inteligente, pois as balas podem atingir civis). Todos os parentes em Cabul ficaram preocupados e, curiosamente, forneço a eles informações o mais rápido.
 
 
"O Talibã precisará de assistência técnica para operar o aeroporto de Cabul,"
 
disse ao Sputnik Mohammad Naim, porta-voz do gabinete político do movimento. 
 
"Certamente, existe assistência em questões técnicas relacionadas à operação aeroportuária, e isso é bem-vindo. Tinham turcos no departamento técnico do aeroporto de Cabul e se quisessem podiam ter ficado e trabalhado, claro, só na parte técnica [...]. Não tem problema se eles ficarem para nos ajudar. Se não quiserem, podemos entrar em contato com outras partes [...]. A retomada dos voos do aeroporto de Cabul é uma das nossas prioridades. Uma das nossas metas é iniciar voos e comunicação com o exterior [...]. Existem voos domésticos entre estados e províncias, sendo necessário retomá-los, principalmente em termos comerciais. Isso é muito importante e estamos fazendo o possível para que esses voos sejam retomados o mais rápido possível",
 
disse Naim.
 
O Talibã exigiu repetidamente que os EUA e seus aliados concluíssem a evacuação do Afeganistão até 31.08.2021. O movimento controla todo o território do país, exceto a província de Panjshir, onde, sob a bandeira da Aliança do Norte, uma resistência foi declarada entre aqueles que se recusaram a reconhecer a autoridade do Talibã.
 
Nota da Redação JF
 
O jornal The New York Times, desta 2ª feira, 30.08, noticia o caos havido durante vários dias no aeroporto de Cabul, enquanto milhares de pessoas movimentavam-se para deixar o Afeganistão. E, na noite desta 2ª feira, horário local, a poucas horas do encerramento do prazo para retirada das tropas americanas, estabelecido pelo Talibã, um sentimento de abandono dominou o ambiente de toda a região do aeroporto de Cabul.
 
Fora do perímetro do aeroporto, centenas de pessoas esperavam por uma oportunidade de tomar um vôo em segurança e deixar o país, mas foram elas mantidas a grande distância significativa pelos combatentes talibãs que, fortemente armados, guardavam a área.
 
Caças e drones americanos eram observados circulando em vôo; e também aviões C-17s, grandes aviões de transporte militar decolaram e voltavam-se para o oeste na direção do sol.
 
Na manhã desta 2ª  feira, um porta-voz da Casa Branca declarou que cerca de 1.200 pessoas haviam sido transportadas de Cabul nas últimas 24 horas.
 
Após encerradas as atividades de retirada das forças dos EUA no país, as forças talebãs comemoraram sua vitória sobre o Império, após 20 de ocupação.


Fonte: SPUTNIKNEWS e NEW YORK TIMES





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites