Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

19 de Agosto de 2020 as 22:08:43



GUEDES EM FRITURA: "Teto de gastos não sobrevive sem paredes"


Paulo Guedes nos estertores
Descrevendo seu legado e apresentando o panorama de respeito ao teto de gastos em 2021 e retomada do crescimento, Paulo Guedes sinaliza para a necessidade, ao seu ver, de serem destinadas aos nvestimentos, as verbas "travadas" no Orçamento da União, aquelas antes destinadas por lei à Saúde, à Educação e à Previdência Social, conforme aprovado pelo Congresso Nacional.
 
O teto federal de gastos será necessário enquanto não forem feitas reformas estruturais na economia brasileira, disse nesta 4ª feira, 19.08, o ministro da Economia, Paulo Guedes.
 
Em discurso na solenidade de sanção de programas de ajuda para micro, pequenas e médias empresas, o ministro afirmou que pode ser necessário travar o piso de gastos obrigatórios para que o governo possa retomar a capacidade de investimentos.
 
“O teto sem as paredes, com o piso subindo, é uma questão de tempo. Então vai ter um momento em que nós vamos ter que superar isso e travar o piso, recuperando o espaço para os investimentos públicos e para as decisões corretas. Enquanto isso não houver, o teto é indispensável. É como se fosse uma promessa de seriedade na condução dos orçamentos públicos”,
 
declarou o ministro.
 
Para o ministro, o teto e as reformas estruturais são indispensáveis para que o Brasil alcance uma trajetória de crescimento sustentável a partir de 2021. Segundo ele, as medidas de estímulo ao crédito, aliadas à retomada das exportações e à recuperação da construção civil podem ser executadas paralelamente ao aprofundamento das reformas.
 
Confiança
 
Em seu discurso, o ministro reafirmou a proximidade com o presidente Jair Bolsonaro, indicando a confiança mútua entre os dois.
 
“Desde que eu conheci o presidente, eu confiei. Ele não me faltou a confiança nunca, e eu espero também não ter faltado em nenhum momento. Nós estamos juntos”, 
 
declarou.
 
Guedes ressaltou que o tempo das reformas corresponde à política e que quem tem os votos é o presidente. Disse que medidas como o auxílio emergencial, o saque emergencial do FGTS Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e o estímulo ao crédito para empresas de menor porte darão ignição para que a economia reaja até o fim do ano. A partir de 2021, no entanto, a preocupação com as contas públicas deve ser retomada.
 
“Tudo isso agora está empurrando a economia neste final de ano, e nós esperamos ir aprofundando as reformas. De forma que o Brasil, já olhando para o ano seguinte, está de volta no trilho do desenvolvimento sustentável, que é onde estávamos antes”,
 
comentou o ministro.
 
Descrevendo seu legado e apresentando o panorama de respeito ao teto de gastos em 2021 e retomada do crescimento, que no passado já disse que somente acontecerá em um segundo mandato de Bolsonaro, Paulo Guedes sinaliza para a necessidade, ao seu ver, de serem destinadas aos nvestimentos, as verbas "travadas" no Orçamento da União, aquelas antes destinadas por lei à Saúde, à Educação e à Previdência Social, conforme aprovado pelo Congresso Nacional.
 
Economista ultra-liberal admirador de Pinochet, Guedes tem dificuldade de acolher os parâmetros da lei, da partição de poderes e da sociedade democrática. E já recebeu, em 10.06.2020, a puchada de orelha pelo TCU, ao analisar as contas da Presidência da República referentes a 2019, aprovadas com ressalvas, com irregularidades que totalizam R$ 9,82 bilhões.  Confira aqui. 
 
Premido por essas pedaladas fiscais de 2019, Paulo Guedes justifica-se com relação a 2020 e sinaliza ao mercado financeiro e ao TCU que 2021 poderá ser o ano de respeito ao teto de gastos. 2020 é outra história.


Fonte: Agencia Brasil, com Chamada de Capa e Imagem da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ELEIÇÕES 2024 - Prazo para emitir e regularizar Título de Eleitor termina dia 8 04/05/2024
ELEIÇÕES 2024 - Prazo para emitir e regularizar Título de Eleitor termina dia 8
 
LULA sanciona Marco Legal dos Jogos Eletrônicos no Brasil 04/05/2024
LULA sanciona Marco Legal dos Jogos Eletrônicos no Brasil
 
CONCURSO UNIFICADO adiado no País pelo Governo por causa de Chuvas no RS 04/05/2024
CONCURSO UNIFICADO adiado no País pelo Governo por causa de Chuvas no RS
 
JOÃO CÂNDIDO, Comandante Negro, Herói da Pátria refutado pela Marinha 27/04/2024
JOÃO CÂNDIDO, Comandante Negro, Herói da Pátria refutado pela Marinha
 
Senado recorre ao STF para manter DESONERAÇÃO da Folha de Pagamentos 26/04/2024
Senado recorre ao STF para manter DESONERAÇÃO da Folha de Pagamentos
 
24 MILHÕES de Pessoas deixaram de passar fome no Brasil 26/04/2024
24 MILHÕES de Pessoas deixaram de passar fome no Brasil
 
VITÓRIA DO GOVERNO - Adiada a Sessão do Congresso sobre Vetos Presidenciais 25/04/2024
VITÓRIA DO GOVERNO - Adiada a Sessão do Congresso sobre Vetos Presidenciais
 
LULA; “Não há divergência que não possa ser superada 23/04/2024
LULA; “Não há divergência que não possa ser superada"
 
CNJ determina afastamento de Gabriela Hardt, ex-juíza da Lava jato 16/04/2024
CNJ determina afastamento de Gabriela Hardt, ex-juíza da Lava jato
 
Senado vota PEC sobre Criminalização das Drogas 16/04/2024
Senado vota PEC sobre Criminalização das Drogas
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites