Investir em franquias é uma opção para quem quer empreender e tem atraído desde estudantes recém-formados que buscam começar um negócio próprio até executivos experientes que procuram um “plano B” para garantir o seu conforto.
No entanto, marcas conhecidas e que já passaram por um forte processo de expansão, muitas vezes dispõem de espaço limitado para a abertura de novas unidades.
Frente a esse cenário, marcas internacionais figuram como uma alternativa para quem, além de empreender, busca também inovar. Devido à crise que assola a Europa e ao bom momento econômico que o país atravessa, muitas empresas internacionais têm enxergado no Brasil oportunidade para a expansão de seus negócios.
Ao iniciar um empreendimento, você deve realizar um estudo detalhado de todo o negócio para se precaver de situações inesperadas que coloquem em risco sua longevidade.
Ao importar um modelo de negócio esse cuidado deve ser redobrado, já que você vai empreender trazendo um conceito de fora, levando para outro país toda a cultura de uma marca que nasceu em outra cultura e em outro idioma.
Pesquise, estude e informe-se
Realize um planejamento estratégico completo. Tenha certeza de que você está de posse de todas as informações necessárias, não apenas para a abertura do negócio, mas que também possam impactar a vida do seu empreendimento no longo prazo.
Realize um levantamento de mercado, pesquise quem são os concorrentes e quais ações eles realizam para chamar a atenção do consumidor, estude o mix de preços de toda a operação.
Informe-se sobre como a marca trabalha no seu país de origem para que você possa trazer essa realidade para a região em que o empreendimento será aberto. Conheça toda a parte tributária, saiba em detalhes qual é o modelo financeiro do negócio e veja se ele é competitivo aqui.
Defina alternativas para a logística
Estude como será o processo de importação dos produtos que serão comercializados. Veja se é possível aproveitar a mão de obra local, pois além de aquecer a economia do país com a geração de empregos você poderá oferecer ao consumidor produtos fabricados com insumos locais.
Adapte os produtos à realidade da região do negócio
Outro ponto de extrema importância é a adaptação dos produtos ao consumidor local. Caso o segmento de atuação da marca seja a área de alimentação, saiba que será necessário realizar algumas alterações no cardápio para que ele se adapte ao paladar dos consumidores.
Muitas empresas de alimentação que trouxeram o modelo de negócio de outro país tiveram que adaptar seu cardápio as necessidades dos clientes, como não utilizar grande quantidade de um certo tipo de tempero ou substituir uma receita por outra que se adaptasse melhor ao clima tropical.
Unidades piloto
Pelo fato de o modelo de negócio ser totalmente novo, abrir duas ou três unidades piloto em um primeiro momento pode ser importante para a marca. Com a operação da marca acontecendo em mais de um ponto você pode testar diferentes ações ao mesmo tempo e identificar os hábitos de consumo dos clientes.
Seja sócio em um primeiro momento
Em um primeiro momento estude a possibilidade de ser associado da marca, pelo menos durante a abertura das primeiras unidades. Para a marca pode ser extremamente interessante contar com a sociedade de um investidor local, que conhece o mercado, a região, os hábitos e necessidades dos consumidores do país.