Empresas já fecham novos negócios na RIO Franchising Business 2012
A qualidade do público da Rio Franchising Business foi apontada por expositores como ponto forte do evento. Já para o público, a variedade de marcas de diferentes faixas de investimento e a oportunidade de tirar dúvidas com franqueadores fez valer a pena a visita.
“Logo no primeiro dia alinhavamos a abertura de uma nova franquia. Percebemos que os visitantes não são curiosos, mas pessoas realmente interessadas em ter um negócio”,
disse o gerente de Expansão da Andarella, Fábio Prata.
“As pessoas que vieram este ano parecem mais preparadas do que em anos anteriores, estão fazendo perguntas pertinentes e focadas no negócio”,
contou o diretor executivo do Verdano Fresh Food (grupo Mundo Verde). O executivo vê boas chances de fechar contratos. “O público percebe a força do conceito da alimentação saudável”, acrescenta.
Guilherme Siriani, gerente de Expansão da Portobello Shop, disse que a participação está superando as expectativas. Ele já cadastrou 25 interessados e tem quatro reuniões agendadas em São Paulo, com boas perspectivas de fechamento de negócio. O executivo faz planos de participar do evento novamente no ano que vem. “Quero inclusive investir mais no estande”, antecipou. A empresa representa a Portobello, maior rede de franquias do segmento de revestimentos cerâmicos.
Para a master-franqueada da Não+Pêlo no estado do Rio, Janete Cozer, o público que está participando da feira este ano veio realmente interessado em fechar bons negócio. “Não tem muito curioso”, comenta.
“O que mais chama a atenção é que muitos clientes da Não+Pêlo estão vindo se informar sobre como abrir uma franquia”.
As amigas Lorena Tristão, de 28 anos, e Maria Rodrigues, de 31, vieram ao evento para conhecer oportunidades de negócios de baixo investimento. Ambas têm em torno de R$ 25 mil para investir, e acharam que a visita está valendo a pena. “Está sendo bem informativo”, disse Lorena. Já Maria elogiou a variedade de marcas e de faixas de investimento.
Pedro Caruso, de 67 anos, veio prospectar oportunidades de negócios para investir em parceria com o sobrinho Arnaldo Caruso, de 52. Arnaldo já é franqueado da Via Verde e pensa em diversificar seus investimentos, com mais uma marca. “Preferimos investir em uma marca consolidada”, disse.
No segundo dia do evento, o Fórum de Franchising voltou lotar o auditório do Riocentro, com lugar para 300 pessoas. Uma das apresentações mais concorridas do segundo dia foi a do consultor Paulo Mendonça, da Ponto de Referência, sobre “Mitos e verdades do franchising: fazendo a escolha certa da sua franquia”.
Mendonça recomendou, entre outras coisas, que os interessados em abrir uma franquia procurem antigos e atuais franqueados da marca, para tomar conhecimento de pontos fortes e francos do negócio.
O diretor executivo da REMAX, José Américo Huertas, que falou sobre “Como encontrar e analisar bons pontos comerciais”, trouxe outra dica importante: “A busca pelo melhor ponto deve ser exaustiva, é preciso ir várias vezes ao local pretendido em dias e locais diferentes para evitar surpresas negativas quando o negócio estiver fechado”.
O consultor José Castro Schwartz, da Schwartz Consultores, explicou conceitos básicos do sistema de franchising, tais como taxa de franquia, royalties e taxa de publicidade, e alertou para a necessidade do investidor não se esquecer de considerar em suas contas o custo do
ponto comercial, que não costuma constar dos valores apresentados pelas empresas franqueadoras.