Hoje, elas chefiam 35% das famílias brasileiras. E cada vez mais, as mulheres marcam presença em espaços onde antes, não tinham vez – no mercado de trabalho, na política e também no comando de pequenos e médios negócios.
Vários são os motivos que têm levado a ala feminina a deixar os empregos tradicionais para apostar na abertura do próprio negócio – e que vão além do simples desejo de ganhar mais. Na lista, estão a busca por mais desafios profissionais e fazer os próprios horários – e assim, ter mais tempo para a família e a vida pessoal.
No setor de franquias, segundo pesquisa feita pela consultoria Rizzo Franchise, a participação delas em 2011 foi de 52% – num total de 61 mil mulheres.
Como grande parte das franquias está no setor de serviços, as mulheres têm tudo para se dar bem neste tipo de negócio. Competências comportamentais exclusivas do público feminino fazem toda a diferença quando o assunto é gerenciar uma empresa. Atenção aos detalhes, facilidade de comunicação, delicadeza e sensibilidade são algumas destas características.
Consciente deste potencial, a Eurodata investe em estratégias para atrair mulheres interessadas em abrir uma franquia. Um exemplo é o de Danielle Souza, franqueada do grupo em Aracajú. Após construir uma carreira bem sucedida na área de Recursos Humanos, decidiu mudar sua trajetória de vida. Em 2010, mudou-se para a cidade e em 2012, abriu a primeira franquia da Eurodata no município. Escolheu a área educacional por estar próxima a de sua experiência profissional anterior. Para Danielle, a paixão depositada pela mulher no trabalho é um dos principais itens da fórmula do sucesso empresarial.
“Não se trata apenas de entender o negócio. É preciso dedicação, empatia e um olhar diferenciado em relação ao que acontece à sua volta. A mulher tem tudo isso, e se reflete na maneira de conduzir a gestão da empresa”,
aponta.
O resultado disso aparece nos números. Segundo a consultoria Rizzo Franchise, o faturamento de uma franquia gerenciada por uma mulher chega a ser até 32% maior em comparação com as gerenciadas por homens.
Com este cenário tão promissor, a tendência para os próximos anos é a de que o mundo dos negócios tenha cada vez mais a marca da presença feminina.
Além do público feminino, a Eurodata aposta em empreendedores jovens, preparando-os para assumirem a diretoria de uma franquia, com ênfase na valorização dos relacionamentos com clientes internos e externos, itens primordiais para o sucesso de uma empresa do segmento de educação.
Sobre a Eurodata
Com mais de 17 anos de atuação no mercado, o grupo Eurodata conta com mais de 360 unidades espalhadas por 23 estados brasileiros, empregando mais de 2 mil pessoas.
A solidez da empresa é refletida no mercado pelo marco de mais de 1,7 milhões de alunos formados. Entre as mais de 1.000 opções de cursos oferecidas estão às áreas Administrativas, Finanças, Recursos Humanos, Informática, Inglês, Marketing, Logística, Pedagogia, Letras, Ciências Sociais, Concursos Públicos, Gestão Imobiliária, Economia, Contabilidade, Gestão de Turismo e Ferramentas de Gestão.
Acesse o site: www.eurodata.com.br