Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Feiras e Eventos

07 de Agosto de 2012 as 22:58:00



RIO FRANCHISING BUSINESS 2012 - de 27 a 29 de setembro/2012 no RIO CENTRO


RIO FRANCHISING BUSINESS 2012 - de 27 a 29 de setembro/2012 no RIO CENTRO

 

Crescimento de 20% em área e de 10% no número de expositores consagra evento como polo gerador de novas tendências para todo o Brasil.


Em sua sexta edição, a Rio Franchising Business, que acontecerá de 27 a 29 de setembro no Riocentro, se destaca como uma das dez maiores feiras de negócios em franquias do mundo. Com um aumento de 20% em sua área, que passa para 12 mil m², o evento também registra crescimento de 10% em número de expositores, trazendo ao público mais de 220 marcas, nacionais e internacionais. A expansão confirma o momento positivo do Brasil na economia global e principalmente do Rio de Janeiro, primeira cidade do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial da Humanidade como Paisagem Cultural Urbana.


De âmbito nacional, a feira apresentará 46 marcas estreantes e pretende movimentar R$ 150 milhões em negócios, 50% a mais que em 2011. A expectativa é que 25 mil visitantes interessados em investir
em um negócio próprio ou expandir sua rede de franquias passem pelo local nos três dias de Rio Franchising Business.


São Paulo é o estado com maior número de marcas participantes, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O segmento de alimentação continua sendo o mais expressivo, liderando o ranking com 10 marcas expositoras, enquanto empresas de consultoria e de soluções de informática para o universo de franquias registram a segunda e terceira colocações.


A novidade deste ano é o Fórum de Franchising, do qual participarão nomes de sucesso do segmento, entre eles membros da diretoria da ABF Associação Brasileira de Franchising, que abordarão temas
fundamentais que sustentam toda a cadeia produtiva do setor. O encontro é gratuito para todos aqueles que visitarem a feira e as palestras serão ministradas das 15h às 20h, à exceção do primeiro dia quando o Fórum encerra às 19h.


Crescimento do mercado interno X Empreendedorismo


Com um ritmo de crescimento superior ao da economia brasileira há mais de uma década e representando hoje 2,3% do PIB nacional, o segmento de franquias subiu 16,9% em 2011, atingindo o faturamento de R$ 88,8 bilhões. Já são quase duas mil marcas atuando no país, com um total de 93 mil unidades franqueadas e mais de 837 mil postos de trabalho diretos.


O Rio de Janeiro, segundo maior mercado de franquias do Brasil, detém mais de 12,2% do mercado nacional de franchising e apresenta uma perspectiva de grande crescimento com investimentos de obras como o Pólo Petroquímico de Itaguaí, a revitalização da Zona Portuária, e de megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.


Até o fim de 2012, a ABRASCE Associação Brasileira de Shopping Centers prevê a construção de 42 shoppings em todo o país que irão estimular ainda mais a expansão das franquias, especialmente para as cidades do interior que possuem consumidores em potencial para essas marcas.


Segundo Érica Ebner, gerente de negócios da Fagga | GL exhibitions, organizadora da Rio Franchising Business, o maior diferencial da feira é seu formato, que apresenta um serviço completo, tanto para quem quer iniciar um negócio quanto para os interessados em franquear sua marca.

 

“Tanto deu certo que, em sua sexta edição, já apresenta um crescimento de 20% em relação a 2011, percentual que supera a expansão anual do setor”.

 

Segundo Érica Ebener, com a realização do Fórum de Franchising, serão oferecidas todas as informações essenciais aos iniciantes de como se preparar para escolher uma franquia, das novas tendências e o posicionamento do mercado para investidores experientes que buscam se reciclar.


Recentemente, o Brasil foi apontado como o terceiro maior país em  número de empreendedores. Atrás apenas da China e dos Estados Unidos, possui 27 milhões de pessoas envolvidas no processo de criação de um negócio próprio. Em números absolutos, aparece em terceiro lugar no ranking de 54 países analisados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), realizada anualmente e fruto de uma parceria entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).

De acordo com Fátima Rocha, Presidente da ABF-Rio, realizadora da Rio Franchising Business, esse cenário é realmente positivo, mas alerta:

 

“É preciso observar bem o mercado e identificar quais franquias que fazem parte da Associação Brasileira de Franchising  para evitar riscos e garantir segurança ao desenvolvimento do seu negócio”.

 

As microfranquias, por exemplo, têm se destacado pelo baixo investimento e pouca complexidade operacional. Muitos dos negócios podem ser administrados de casa e não envolvem estoques, coleções, manipulação de produtos ou softwares complexos.

 

“Apesar da rigidez de algumas franquias, abrir um empresa de nome já conhecido e respeitado é muito mais seguro do que começar do zero. Lojas de bijuterias, quiosques de lanches e serviços de beleza ganham espaço nesse modelo”,

completa Fátima.


O aquecimento da economia estimula o crescimento do mercado interno em todas as suas esferas, não por acaso, as franquias já respondem por mais de 60% da ocupação dos espaços comerciais e shoppings no Brasil, o que evidencia a força, a credibilidade e a sustentabilidade do sistema de franchising no país.


Entre os 46 novos expositores, estão as marcas espanholas Charanga e Fini, além de outras franquias como Vest Casa, Shoe Shop, Drogaria Farmais, Lápis de Cor, Casa do Pão de Queijo, Griletto, Cia da EmpadaO Melhor Bolo de Chocolate do MundoMegaMatte, Bob´s, KFC, Pink Biju, Subway, Mundo  Verde e Yes! estarão mais uma vez presentes no evento. Bancos e Financeiras, como Caixa Econômica Federal (apoiadora do Fórum), Bradesco, Banco do Nordeste, Credfácil e Comprocred também perceberam oportunidades e vão oferecer suas linhas de créditos com taxas e prazos diferenciados aos futuros investidores.


Sobre a ABF-Rio


A Associação Brasileira de Franchising seccional no Rio de Janeiro é uma entidade fundada em 23 de outubro de 1990, juridicamente independente e com diretoria própria, ligada à ABF Nacional por  filosofia e por seus estatutos, participando ativamente de suas atividades de planejamento e discussão em âmbito nacional. Além dosserviços prestados aos seus associados, a seccional Rio tem a missão de representar, defender e promover o sistema de franchising no Estado do Rio de Janeiro. A ABF-Rio ainda oferece informações sobre o setor, listagem de consultores e prestadores de serviços associados e  esclarecimentos iniciais sobre os passos para a montagem de uma franquia ao  público em geral.

 

Temas do Fórum de Franchising


1.    O Franchising no Brasil e no Mundo
2.    Franquia Sustentável: Um Diferencial na Escolha de sua Marca
3.    O mercado de franquias no Rio de Janeiro
4.    Os desafios da Franquia de Moda
5.    Mitos e Verdades do Franchising: Fazendo a Escolha Certa da sua Franquia
6.    Aspectos Financeiros do Franchising
7.    O passo a passo na abertura da sua franquia
8.    As Franquias e o Setor de Alimentação
9.    Como Estruturar uma Empresa para Operar uma Franquia
10.  Os desafios das Franquias de Serviços
11.  Como Encontrar e Analisar Bons Pontos Comerciais


 

Rio Franchising Business 2012


Local                                  Riocentro,  Pavilhão 4,  Rio de Janeiro RJ
data                                   de 27 a 29 de setembro
horário                               de 14h às 21h
Valor do Ingresso:             R$ 35,00
Passaporte com 1 dia:       R$ 30,00
Passaporte com 2 dias:     R$ 40,00
Passaporte com 3 dias:     R$ 50,00


* Passaportes válidos somente para compras antecipadas pelo site do evento.

 

 

Sr. Franqueador, contrate o INFORMATIVO FRANQUIA de sua empresa franqueadora, para que todos que vejam essa notícia conheçam sua proposta de negócio.



Fonte: www.riofranchisingbusiness.com.br/noticia.php?tp=noticias&id=326





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
ABF FRANCHISING EXPO 2023 - Em 30ª edição, vai de 28.06 a 1º.07 no Expo Center Norte 09/06/2023
ABF FRANCHISING EXPO 2023 - Em 30ª edição, vai de 28.06 a 1º.07 no Expo Center Norte
 
28ª ABF FRANCHISING EXPO Acontece em São Paulo, de 26 a 29.06 22/06/2019
28ª ABF FRANCHISING EXPO Acontece em São Paulo, de 26 a 29.06
 
28ª ABF Franchising EXPO 2019 Conheça franquias a partir de R$ 22 mil, presentes na Feira 10/06/2019
28ª ABF Franchising EXPO 2019 Conheça franquias a partir de R$ 22 mil, presentes na Feira
 
FRANCHISE4U  Grupo Encontre sua Franquia participa da Feira Low Cust, em Fortaleza em 21.03 16/03/2019
FRANCHISE4U Grupo Encontre sua Franquia participa da Feira Low Cust, em Fortaleza em 21.03
 
12ª EXPO FRANCHISING RIO 2018  Por dentro do maior stand 28/09/2018
12ª EXPO FRANCHISING RIO 2018 Por dentro do maior stand
 
ABF Expo 2018 Balanço da Grande Feira de Franchising do País 03/07/2018
ABF Expo 2018 Balanço da Grande Feira de Franchising do País
 
CAMPUS PARTY  Jovens aproveitam em Brasília para fazer negócios 01/07/2018
CAMPUS PARTY Jovens aproveitam em Brasília para fazer negócios
 
ABF FRANCHISING EXPO acontece em São Paulo, de 27 a 30 de junho 27/06/2018
ABF FRANCHISING EXPO acontece em São Paulo, de 27 a 30 de junho
 
CAMPUS PARTY O maior evento de tecnologia do País começa nesta 3ª no ANHEMBI. Compre aqui seu ingresso. 29/01/2018
CAMPUS PARTY O maior evento de tecnologia do País começa nesta 3ª no ANHEMBI. Compre aqui seu ingresso.
 
SEBRAE SP promove a Semana do Empreendedor: de 2 a 7 de outubro 29/09/2017
SEBRAE SP promove a Semana do Empreendedor: de 2 a 7 de outubro
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites