LOJAS RENNER - Resultado no 4º Trimestre/2016
Vendas fracas, compensadas pelo forte resultado do segmento financeiro
Os resultados do 4T16 da Lojas Renner vieram mistos, na nossa visão, com um suave desempenho das vendas no segmento de varejo, mas um resultado robusto proveniente dos produtos financeiros.
Do lado negativo, destacamos o baixo incremento de 4,5% a/a nas vendas de mercadorias no trimestre, com a marca Renner crescendo abaixo da média (+3,0% a/a) e um fraco desempenho de vendas em mesmas lojas de -0.8%.
Do lado positivo, apontamos:
(i) a rentabilidade bruta estável na operação de varejo, apesar da maior pressão promocional no setor de vestuário como um todo;
(ii) um aumento de 63,5% a/a no resultado líquido decorrente do segmento financeiro, refletindo melhorias na política de aprovação de crédito e nos processos de cobrança e
(iii) um estrito controle de custos que, em conjunto com o reconhecimento de créditos tributários no valor de R$ 28 milhões no trimestre, resultou em um aumento de 2,8 p.p. na margem EBITDA ajustada consolidada.
Em 2016 como um todo, o top line da Lojas Renner ficou ligeiramente abaixo das nossas expectativas (-2,2% A/E), mas ainda acima do desempenho do mercado de vestuário em geral que, de acordo com o IBGE, retraiu 6,1% em receita nos últimos 12 meses (referente à novembro).
O EBITDA ajustado consolidado, por outro lado, foi uma surpresa positiva (+1,4% A/E), devido principalmente ao reconhecimento de créditos fiscais no total de R$ 53 milhões no período.
De acordo com o management, durante 2017, os investimentos em Capex devem vir em linha com 2016, (por volta de R$ 500 milhões), incluindo a abertura de até 65 novas lojas, das quais 3 serão da bandeira Renner no Uruguai.
De modo geral, permanecemos otimistas em relação ao case de investimento da Lojas Renner no longo prazo, considerando seu sólido posicionamento no mercado nacional e seu elevado nível de execução.
Preço Alvo da Ação
Nosso preço alvo para o final de 2017 continua em R$ 29,40 com recomendação de Outperform. LREN3 está sendo negociada a 25,1x P/L e 13,0x EV/EBITDA (atual), com um merecido prêmio frente à média de seus pares do setor de vestuário de 17,1x e 10,1x, respectivamente.
Suave crescimento de vendas no segmento de varejo.
A receita líquida do varejo aumentou 4,5% a/a no 4T16, refletindo o fraco tráfego de pessoas em shoppings e temperaturas abaixo da média no início do trimestre, levando a uma redução de 0,8% no desempenho de vendas em mesmas lojas (contra +4,5% no 4T15).
Nas lojas da Renner (92% do faturamento total), as vendas cresceram apenas 3,0% a/a no período, enquanto na Camicado e na Youcom a performance veio forte, com expansão de 16,0% e 85,4%, respectivamente, na mesma comparação.
Alterações tributárias beneficiaram a margem bruta, mas impactaram a margem EBITDA. A margem bruta de venda de mercadorias aumentou 0,1 p.p., para 55.8%, beneficiada pela reoneração da folha de pagamento (+0,3 p.p.), que transferiu o impacto da carga tributária do lucro bruto para o lucro operacional.
Desconsiderando este efeito, a margem bruta teria sido de 55,5%, representando uma queda de 0,2 p.p. em comparação ao 4T15, refletindo principalmente a maior atividade promocional no mercado de vestuário em geral.
Em relação à margem EBITDA ajustada do segmento de varejo, a mesma aumentou 1,6 p.p. no 4T16, para 26,3%, em decorrência de um estrito controle de custos, assim como por conta do reconhecimento de R$ 28 milhões em créditos fiscais (+282,5% a/a).
Desconsiderando este efeito, a margem EBITDA ajustada seria de 24,8%, representando um aumento de 0,1 p.p. em comparação ao 4T15.
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise do resultado da empresa LOJAS RENNER no 4º trimestre/2016, elaborado por MARIA PAULA CANTUSIO, CNPI Analista Sênior, e VICTOR PENNA, CNPI Analista Chefe, ambos do BB Investimentods