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Investimentos

19 de Agosto de 2016 as 07:08:44



Investimentos - LOJAS MARISA Resultado no 2º trim/2016:


LOJAS   MARISA  -   Resultado no 2º trimestre de 2016 
 
Sem retomada no curto prazo.
 
Mariana Ruza Paulon
CNPI, Senior Analyst
Mário Bernardes Junior 
CNPI Chief-Analyst
 
 
Mais uma vez, a Lojas Marisa apresentou margens neutras no 2T16 e ligeiro crescimento de 1,8% A/A na receita líquida do segmento de varejo.
 
Já o SSS (vendas em mesmas lojas) reportou melhora de 7,4 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo 3.2% A/A no 2T16 (contra -4,2% A/A no 2T15).
 
Contudo, já esperávamos a retração nas vendas e a baixa rentabilidade no trimestre visto que a empresa vem passando por um período de reestruturação.
 
Desse modo e seguindo a tendência de resultados do 1T16, os últimos esforços de recuperação da companhia ainda não foram recompensados e a Lojas Marisa permanece lutando contra a desaceleração no volume de vendas.
 
 
Operação de varejo.
 
A receita líquida aumentou 1,8% no 2T16, beneficiada pelo aumento de 3,2% em SSS no mesmo período, porém parcialmente penalizada pela redução no volume de vendas, consequente do menor tráfego de pessoas nas lojas.
 
Além disso, a antecipação do período de liquidação exerceu pressão de 3,2 p.p. sobre a margem bruta de varejo, atingindo 45,8% no 2T16.
 
As despesas SG&A aumentaram 2,9% no período, representando um aumento de 0,4 p.p. em relação à receita líquida de varejo, gerando uma diminuição de 25,7% A/A do EBITDA de varejo, que representou uma retração de 1,8 p.p. na margem EBITDA do 2T16.
 
 
Produtos e serviços financeiros.
 
A receita de juros PSF cresceu 2,1% no 2T16 em reflexo à recuperação da participação do Cartão Marisa nas vendas da empresa, embora tenha sido amenizado pelo efeito negativo do aumento dos custos de financiamento e da nova tributação do PIS/COFINS (R$ 3,2 milhões) sobre a receita financeira.
 
Adicionalmente, as despesas do programa de fidelidade diminuíram 91% A/A no 2T16, em linha com a nova estratégia para as atividades de fidelização e relacionamento com clientes.
 
Por sua vez, as perdas líquidas de recuperações sofreram redução de 13,5% A/A, gerando um aumento de 78,2% na margem de contribuição do cartão Private Label. Do mesmo modo, a participação dos Cartões Marisa nas vendas totais reportou uma recuperação importante no 2T16, atingindo 44,2%, 2,7 p.p. superior ao 2T15.
 
Nesse sentido, as maiores receitas do Private Label associadas à redução das despesas e controle de perdas resultaram em um EBITDA de PSF no 2T16 86% superior ao 2T15, totalizando R$ 30,6 milhões.
 
 
Fluxo de caixa.
 
Embora o fluxo de caixa operacional tenha vindo 32,9% inferior A/A no trimestre, somando R$ 69,8 milhões no 2T16 contra R$ 104,1 milhões no 2T15, o fluxo de caixa operacional do 1S16 foi positivo em R$ 33,2 milhões, contra um consumo de caixa de R$ 25,9 milhões no 1S15 oriundos dos ganhos de capital de giro e investimentos, que foram otimizados no semestre com foco nos projetos de eficiência operacional e melhoria do ambiente de lojas.
 
Expectativa de Números Melhores no 2º Semestre
 
À luz do exposto acima, acreditamos que a Lojas Marisa tem feito os movimentos necessários para impulsionar um movimento de recuperação. No entanto, entendemos que este movimento deva acontecer a partir de 2017.
 
Do mesmo modo, esperamos números melhores no 2º semestre de 2016 em resultado aos esforços da companhia em melhorar o seu desempenho, tanto em vendas quanto em rentabilidade.
 
Market Perform
 
Em nossa opinião, as ações da companhia se valorizaram substancialmente nos últimos meses e no momento não vemos muito espaço para maior valorização no curto prazo, por isso mantemos o nosso preço-alvo de R$ 9,00 para YE2016 bem como a nossa recomendação market perform para AMAR3.


Fonte: MARIANA RUZA PAULON, CNPI, Senior Analyst, mariana.rp@bb.com.br, e MÁRIO BERNARDES JUNIOR, CNPI Chief-Analyst mariobj@bb.com.br, ambos do BB INVESTIMENTOS





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