Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

14 de Maio de 2012 as 00:00:00



ARTIGO - Qualidade, um assunto ultrapassado. por Ivan Postigo.


Qualidade, um assunto ultrapassado

 por Ivan Postigo

.

De tempos em tempos, há assuntos que vêm à tona e se tornam moda, já perceberam? Não porque tenham mais ou menos importância, mas um artigo, um livro, um curso passou a chamar a atenção.

 

Citando apenas alguns, tivemos períodos de grande divulgação da reengenharia, PPCP (planejamento, programação e controle de produção), controle de custos, formação de preços, ISO, e, com grande alarde, qualidade com seus controles e círculos.

 

Passado esses ciclos as empresas deixam de praticá-los?

 

Não, evidentemente que não. De forma nenhuma. O que ocorre é que o mercado prepara profissionais, com treinamentos e experiências práticas, quer em suas empresas ou em empresas especializadas, e a questão que era teórica se torna concreta e bastante óbvia.

 

As organizações com vocação maior para os avanços da gestão rapidamente aprendem e se adaptam à nova realidade. Vêm depois as empresas que aguardam a consolidação do assunto, e por último aquelas que demoram a perceber e aceitar a importância prática da abordagem.

 

Alguns temas retornam tempos depois com outra roupagem. Dessa forma, poderíamos questionar qual a vantagem de nos envolvermos novamente com eles?

 

Acredito ser fundamental colocarmos a organização sempre num processo de reflexão, o que é bem diferente de efetuarmos a revisão de uma técnica implantada.

 

Poderíamos considerar, então, que uma técnica se desgasta?

 

Vamos encontrar opiniões que dirão sim, outras que dirão não.

 

Prefiro considerar que esta se torna óbvia. Com isso, muitos debates praticamente são desnecessários. Primordial, quando aceitas e bem entendidas, é sua implementação. As empresas implantam as técnicas sob supervisão de especialistas, depois as moldam à suas culturas.

 

Esse conceito fica bem claro, quando falamos de custos, embora sirva para qualquer técnica, no livro extremamente interessante escrito por Thomaz H. Johnson, sob o título Relevance Lost: The Rise and Fall of management Accountig.  A abordagem é sobre o ganho e perda de relevância dos modelos de gestão na área de custos.

 

As últimas informações que tive dão conta que já foi traduzido para o português, uma busca pelo nome do autor pode confirmar.

 

O conceito de que excelência em qualidade é fundamental correu o mundo e fez de um pequeno país, estabelecido num arquipélago, uma potência. O que há para debater?

 

A questão é uma só: implante-se.

 

O próximo assunto que vai se tornar uma grande onda é o da criação e da inovação.  Para isso temos que ter nossas empresas com seus PCP, sistemas de custos, conceitos de formação de preços, sistema de qualidade consolidados, caso contrário como entrar na nova onda?

 

Encontro ainda empresas falando em controle de qualidade, quando este já ultrapassou o processo de produção, tornando-se um conceito, uma cultura, influenciando o conceito de produtividade.

 

Produtividade está diretamente relacionada com o fazer certo, da forma correta (eficácia) e fazer bem feito, atendendo o processo definido (eficiência). Algumas culturas a classificam como fazer bem feito na primeira vez. Com o tempo, alguns sistemas vão se consolidando e tornam-se indiscutíveis. Não atendê-los demonstra total incoerência.

 

Com qualidade é a mesma coisa. No mínimo nós temos que atender a percepção dos nossos clientes, afrontá-la seria uma irresponsabilidade. Nossos produtos têm que atender suas exigências, no primeiro contato, caso contrário não dá para falar em qualidade.

 

Qualidade, hoje em dia, demanda praticidade, implementação, ação, não mais discussões. Esse assunto, como objeto de debates, está ultrapassado.

 

Podemos aceitar ou não esse posicionamento, mas certamente os consumidores nos cobrarão caro a qualidade não percebida nos nossos produtos.

 

Esse assunto está fora de questão para você ou não?

 

 



Fonte: Ivan Postigo, da Postigo Consultoria





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023 20/02/2024
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023
 
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025 16/02/2024
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025
 
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná 27/12/2023
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná
 
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias 06/12/2023
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias
 
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades 20/11/2023
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades
 
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano 03/10/2023
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano
 
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado 03/10/2023
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado
 
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023 14/09/2023
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023
 
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI 02/08/2023
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI
 
Empreender sozinho ou em franquia?  artigo de Patrícia Lion 14/07/2023
Empreender sozinho ou em franquia? artigo de Patrícia Lion
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites