Pesquisa revela os principais problemas entre Franqueados e Franqueadores
Estudo realizado pela Bittencourt Consultoria aponta discrepância entre o ponto de vista de franqueados e franqueadores no Brasil.
O objetivo da pesquisa foi identificar aspectos em que o franqueador poderá buscar melhorias e aprimorar o relacionamento entre essas duas partes.
Cerca de 61 % dos franqueados entrevistados consideram que franqueadores não oferecem apoio para negociação do ponto comercial. Por outro lado, 84% dos franqueadores afirmaram que oferecem tal.
A idéia central trazida pela pesquisa foi que o empreendedor busca o melhor para seu negócio, enquanto que a rede deve buscar o melhor para sua marca; e, por essa razão, nem sempre se encontram alinhados os interesses entre um e outro.
Outro posicionamento importante dos franqueados e que expressou o ponto de vista de 30% deles, foi o de que o apoio do franqueador pouco agrega ou não agrega valor ao negócio, de modo que tudo dependeria do esforço do franqueado.
A pesquisa também aponta a comunicação deficiente entre franqueados e franqueadores.
As sugestões da Bittencourt Consultoria para toda essa problemática passa pela contratação, pela franqueadora, de um executivo que se torne responsável pela comunicação com os integrantes da rede. Mas, seria também fundamental a plena capacitação dos franqueados no início do processo,
Além disso, deveriam igualmente necessárias medidas para serem a superação dos principais problemas apontados: deficiência no treinamento em gestão, marketing da inauguração incipiente, além da apontada falta de ajuda na negociação do ponto comercial.
Fonte: http://invertia.terra.com.br/empreendedor/noticias/0,,OI5739750-EI19586,00.html
e http://www.bittencourtconsultoria.com.br/conteudo/o-caminho-para-o-sucesso.html