Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Investimentos

13 de Janeiro de 2016 as 10:01:24



OBAMA defende combate ao terrorismo e reforma eleitoral


Obama defende combate ao terrorismo e reforma eleitoral
em seu último Discurso do Estado da União
 
 
Com um tom progressista, o presidente dos EUA, Barack Obama, apontou na noite dessa 3ª feira, 12.01, em seu último Discurso do Estado da União, que o país não deve isolar-se como defendem os que usam retórica do medo do terrorismo; deve buscar uma economia mais justa e igualitária e defendeu mudanças no sistema eleitoral americano, com o fortalecimento do voto direto.
 
Durante quase uma hora, ele fez o balanço dos sete anos de governo, mas frisou que seu enfoque seria o futuro e em como os EUA deveriam ser construídos por todos: brancos, negros, latinos, democratas e republicanos.
 
Ao falar da ação de grupos como o Estado Islâmico (EI), ele disse que o país deve ir atrás dos terroristas, mas que não deve acreditar que eles “representam uma ameaça à existência da nação”. Obama defendeu que o combate ao EI é uma prioridade, porque eles usam a Internet para envenenar as mentes dos indivíduos dentro do próprio país.
 
Na visão dele, no entanto,  isso não quer dizer que os EUA devam ser radicais contra a diversidade religiosa e ideológica em seu território.
 
“Nosso inimigo [EI] está escondido em garagens e apartamentos e vamos atrás deles, que representam um perigo para civis. Mas  não precisamos destruir alianças ou afastar aliados vitais nesta luta baseados em uma mentira de que o Estado Islâmico representa uma das maiores religiões do mundo (Islamismo)”,
 
afirmou.
 
Obama enfatizou bastante o tema, especialmente porque a ideia de endurecer as regras para muçulmanos é uma das propostas que vem alavancando o crescimento do multimilionário Donald Trump, pré-candidato presidencial e líder nas pesquisas entre os Republicanos.
 
O presidente lembrou que os EUA lideram uma coalizão de mais de 60 países na estratégia de cortar o financiamento do EI e nos ataques aéreos.
 
“Além disso, estamos assumindo a liderança de seus campos de treinamento e apreendendo suas armas”,
 
disse.
 
Mas ele também exortou o Congresso a autorizar o uso de forças militares contra o EI.  Afirmou que embora o enfoque primordial da política externa de segurança do país deva ser o combate ao EI e a Al Qaeda, também é importante trabalhar pela estabilidade na África, América Central e Ásia.
 
Obama também lembrou das conquistas da política externa baseada na diplomacia, como o acordo nuclear com o Irã e falou da importância do restabelecimento das relações diplomáticas com Cuba, depois de 50 anos. Ele chamou a atenção do Congresso para que retire o embargo econômico e ressaltou mais uma vez que a prisão de Guantánamo deve ser fechada.
 
 
Nova economia
 
Obama ressaltou as conquistas econômicas e como o país saiu da crise em 2008 para manter-se a maior economia do mundo e em ascensão em 2015, com mais de 14,1 milhões de novos empregos no ano passado  - o melhor desempenho desde a década de 1990.
 
“Qualquer um que diga  que a economia da América está em declínio, está disseminando uma ficção. Mas a verdade, que deixa muitos americanos ansiosos, é que a economia tem mudado de forma profunda”,
 
comentou.
 
Crítico, ele disse que os critérios da economia devem ser repensados e que grandes corporações financeiras, industriais e petroleiras deveriam ser reguladas. Obama admitiu  não ter conseguido chegar a um acordo em seus dois mandatos sobre qual deve ser o papel  do governo para garantir que o sistema não seja manipulado em favor das companhias mais ricas.
 
“Aqui, o povo americano tem uma escolha a fazer, nosso enfoque nesta nova economia deve ser o trabalhador, a pequena empresa e como garantir que exista justiça e igualdade de oportunidades”,
 
destacou.
 
Obama Defendeu ainda a manutenção e a ampliação das mudanças no sistema de saúde e no plano de assistência que criou, o “Medicare”, apelidado de “Obama Care” e o sistema de seguridade social.
 
O presidente também apelou para que as empresas coloquem seus lucros e seu poder a serviço da tecnologia para encontrar caminhos sustentáveis, ao mencionar o aquecimento global.
 
“Temos de acelerar a transição para energia limpa”,
 
defendeu, mencionando que o país deixou de importar 60% de petróleo, mas precisa colocar dinheiro na construção de um sistema de transporte do século 21.
 
 
Sistema eleitoral
 
Ao terminar o discurso, Obama refletiu sobre o sistema político e eleitoral no país. Disse que a política norte-americana  precisa de mudanças e de construção de um debate de alto nível.
 
“Uma melhor política não significa que nós temos que concordar em tudo. Este é um grande país, com diferentes regiões e atitudes e interesses. Esse é um dos nossos pontos fortes, também”,
 
afirmou.
 
Indiretamente,  ele voltou a condenar discursos radicais como o de Donald Trump.
 
“Nossa vida pública murcha quando apenas as vozes mais extremas chamar a atenção",
 
disse.
 
Obama foi enfático ao defender maior peso do voto direto nas eleições. Para ele, é preciso acabar com a prática de desenhar distritos congressionais de modo que os políticos podem escolher seus eleitores, e não o contrário. E defendeu uma mudança no sistema de financiamento eleitoral.
 
“Temos de reduzir a influência do dinheiro em nossa política, de modo que um punhado de famílias e interesses ocultos não pode financiar nossas eleições”.
 
Obama exortou os cidadãos norte-americanos a buscarem esta mudança  
 
"não apenas em quem é eleito, mas como eles são eleitos ".
 
Para ele, isso só acontecerá quando o povo americano a exigir (a mudança).
 
"Vai depender de você. Isso é o que se entende por um governo de, por e para o povo”,
 
disse.
 
O presidente  terminou o pronunciamento dizendo que isso (mudança) não vai ser fácil.
 
“Mas posso prometer que um ano a partir de agora, quando já não ocupar este cargo, eu estarei lá com você como um cidadão, inspirado por essas vozes da equidade que nos ajudam a ver a nós mesmos não em primeiro lugar como negros ou brancos, asiáticos ou latinos; não como gay ou hetero, imigrantes ou nativos; não como democratas ou republicanos, mas como americanos primeiro, vinculados por um credo comum”,
 
acrescentou.


Fonte: Agência Brasil





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
PETROBRAS: Resultado no 4º Trimestre/2023: Empresa Robusta 21/03/2024
PETROBRAS: Resultado no 4º Trimestre/2023: Empresa Robusta
 
NETANYAHU nega possibilidade de interrupção de bombardeios em Gaza 30/10/2023
NETANYAHU nega possibilidade de interrupção de bombardeios em Gaza
 
BRASKEM - Produção e Vendas no 3º Trimestre/2023: Trimestre Negativo 30/10/2023
BRASKEM - Produção e Vendas no 3º Trimestre/2023: Trimestre Negativo
 
BMG - Resultado no 2o. Trimestre/2023: Ápice da Pressão de Custos 09/10/2023
BMG - Resultado no 2o. Trimestre/2023: Ápice da Pressão de Custos
 
SABESP - Resultado no 2o. Trimestre/2023: POSITIVO 09/10/2023
SABESP - Resultado no 2o. Trimestre/2023: POSITIVO
 
LOCALIZA - Resultado no 2o. Trimestre/2023 : NEUTRO 09/10/2023
LOCALIZA - Resultado no 2o. Trimestre/2023 : NEUTRO
 
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 15.09.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir 18/09/2023
GUIA TÉCNICO DE AÇÕES, 15.09.2023. NOVO RELATÓRIO - Avalie se convém investir
 
AMBEV - Resultado 2º Trimestre/2023: Desempenho Consistente. 04/09/2023
AMBEV - Resultado 2º Trimestre/2023: Desempenho Consistente.
 
BRADESCO - Resultado no 2º Trimestre/2023: Momento Desafiador 04/09/2023
BRADESCO - Resultado no 2º Trimestre/2023: Momento Desafiador
 
VIA - Resultado no 2º Trimestre/2023: NEGATIVO 03/09/2023
VIA - Resultado no 2º Trimestre/2023: NEGATIVO
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites