TEGMA
Resultados no 3º Trimestre/2015 e Revisão de Preço:
Um horizonte nada fácil. Novo TP e Estimativas Financeiras
A TEGMA lançou seu resultado do 3T15 com queda da receita líquida em 23,3% A/A pressionada pela redução de 27,9% A/A na receita da divisão de logística automotiva.
Entretanto, compensou com o crescimento de 6,4% A/A na receita da divisão de logística integrada. O fraco desempenho neste trimestre foi influenciado principalmente pela contração de 29,7% A/A no número de veículos transportados que atingiu 179.100, demonstrando claramente a forte correlação com as vendas de veículos, que caiu 30,0% A/A no mesmo período.
Estratégia
Notamos que a direcionamento estratégico da companhia, daqui para frente, será concentrar esforços no crescimento da Logística Integrada, dada a resiliência das variações macroeconômicas e a tendência de terceirização pelas companhias onde a logística não é o negócio principal. Contudo, percebe-se que a tarefa não será fácil, uma vez que, a companhia terá à frente um dos maiores concorrentes, que, no caso, é a JSL.
EBITDA e Margem
O EBITDA foi de R$ 22,6 milhões, o que equivale a uma redução de -55,2% A/A comparado ao 3T14. O EBITDA da divisão de logística automotiva foi de R$ 22,5 milhões com 10,1% de margem, -500 bps sobre o 3T14. O EBITDA da divisão de logística integrada foi de R$ 0,1 milhão com margem de 770 bps abaixo do 3T14.
Os principais impactos na margem vieram de COGS e SG&A, que não reduziram na mesma proporção que a receita, somado ao custo de passivo trabalhista.
Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa na companhia no 3T15 foi R$ 45,5 milhões, uma melhora significante de R$ 39.1 milhões, devido a:
(i) o aumento de R$ 56,4 milhões no fluxo de caixa proveniente de atividades operacionais;
(ii) R$ 56,9 milhões de melhoria na variação de ativos e passivos, principalmente em razão da queda das vendas e manutenção do prazo médio de recebimento;
(iii) a redução de R$ 0,5 milhões de lucro, excluindo efeitos não-caixa, e
(iv) o aumento de R$ 17,3 milhões de capex.
Nível de endividamento
A dívida líquida da companhia no 3T15 foi de R$ 156,8 milhões, representando 1,3x EBITDA 12M, mantendo-se estável em comparação com o mesmo período do ano anterior. O custo médio da dívida ficou em CDI + 1,28%, de acordo com a companhia. Acreditamos que este é um nível bastante confortável em relação à média da indústria, o que mostra uma sólida gestão financeira.
Perspectivas: Mudando o target price e as estimativas.
Acreditamos que a desaceleração da produção deve impactar a receita da companhia nos próximos meses. A recuperação deste segmento deve acontecer no segundo semestre de 2016.
Neste ano, a divisão de logística automotiva tende a ter performance abaixo se comparada ao anterior, seguindo o a produção do setor. A unidade de logística integrada é formada pelos setores de logística industrial e armazenamento, representando o principal meio de diversificação do negócio, bem como o fornecimento de solução para clientes, tende a mitigar os riscos conjunturais.
Como divulgamos no último dia 23 de outubro, no nosso relatório sobre o congresso do setor automotivo, o segmento de veículos leves ainda deverá ter um período de baixa produção, de acordo com as montadoras.
O cenário base é que a produção de veículos leves somente comece a se recuperar em 2017, com maior força na segunda metade daquele, assim toda a cadeia tende a ser afetada por esse efeito na produção.
Além disso, o possível aumento do preço pelos fabricantes poderia afetar o volume de vendas. Portanto, com uma recuperação mais efetiva vinda somente em 2017, as companhias deveriam buscar novos recursos para a receita. No caso da Tegma, explorar o transporte de cargas para o setor de bens de consumo pode ser uma boa solução.
Como já mencionado, mudamos nossas estimativas para 2016 a fim de alcançar um cenário mais factível e ajustamos algumas premissas de valuation, como o prêmio de mercado.
Target Price
Nesse sentido, mudamos nosso target price para R$ 7,00 para YE2016 de R$ 11,00 YE2015, anteriormente.
Confira no anexo a íntegra do relatório sobre os resultados apresentados pela empresa TEGMA, no 3º trimestre/2015, elaborado por MARIO BERNARDES JUNIOR, CNPI Chief-Analyst, ASnsalista Chefe de investimento do BB INVESTIMENTOS