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Investimentos

05 de Agosto de 2015 as 12:08:28



INVESTIMENTOS - EMBRAER - Análise de Desempenho e Elevação de TargetPrice


EMBRAER - Atualização da Avaliação da Empresa
 
Inovação que leva a horizontes longínquos. Fazendo a diferença entre gigantes.
 
 
Estamos atualizando nosso modelo de avaliação da EMBRAER. Como resultado elevamos nosso targetprice para EMBR3 de R$ 28,00 para  R$30,00, embora para o ADR ERJ nós mudamos o preço-alvo de US$ 38,00 para US$ 36,40, refletindo o diferencial FX. Ambos são para YE2015. Reiteramos também a nossa recomendação Outperform.
 
Companhia vem passando por um momento favorável, com cumprimento de sua orientação entrega em todo 2014, bem como a sua carteira de pedidos firmes muito consistente.
 
A unidade de Aviação Comercial tem experimentado bons números, como resultado da boa aceitação do mercado de novos aviões formam a família de E-Jets E2.
 
Além disso, o aumento dos investimentos em defesa de países emergentes têm impulsionado as vendas da Unidade de Segurança e Defesa.
 
Temos perspectiva positiva para a Embraer, a médio e longo prazo, como acreditamos que a empresa está bem posicionada para atender à crescente demanda do mercado de aviação regional em todo o mundo.
 
Companhia celebrou novos contratos importantes ao longo últimos anos, consolidando a sua presença em mercados maduros e também abriu portas novas e importantes em mercados emergentes.
 
Os principais riscos são:
 
(a) A execução de negócios, considerando-se que a produção de aeronaves requer várias número de especificações, tais como nível de capacidade técnica e operacional, além de fornecimento de materiais e peças;
(b) abrandamento econômico, dado que a aviação comercial e de negócios estão intimamente ligados ao desenvolvimento e crescimento económico; e
(c) o aumento da concorrência, uma vez que os principais concorrentes da empresa são grandes empresas internacionais.
 
De acordo com a International Air Transport Association (IATA), a demanda global de passageiros, medido pela receita de passageiros por quilómetro (RPK) aumentou 5,7% em 2014, como resultado de preços do petróleo mais baixos com tarifas mais baixas, mais rotas, e passar de 1% do PIB mundial em transporte aéreo.
 
Momentum: Resultados consistentes aproveitando a recuperação americana
 
A empresa está enfrentando um momento positivo, como o cumprimento de sua orientação entrega em todo 2014, bem como ser robusta, com uma carteira de pedidos firmes.
 
Ao longo dos últimos anos, o crescimento da empresa tem sido impulsionado pela forte recuperação da economia dos EUA, embora haja um cenário desafiador, com o aumento da concorrência, especialmente com empresas asiáticas, além da concorrência já tradicional com a Bombardier.
 
A unidade de Aviação Comercial tem experimentado bons números, como resultado da boa aceitação do mercado de novos aviões formam a família de E-Jets E2. Além disso, o aumento dos investimentos em defesa de países emergentes têm impulsionado as vendas da Unidade de Segurança e Defesa.
 
Receita beneficiou-se da desvalorização cambial
 
A receita da empresa cresceu a uma CAGR de 6,6% a partir de USD 3.759.500 mil em 2006 para USD 6.288.800 mil em 2014. Em BRL, esses valores vieram de 8.045.300 mil em 2006 para 16,728.2 bilhões em 2014.
 
Receita Operacional Líquida totalizou US$ 1.055,9 bilhões no 1ºtrimestre2015 (R$ 3,0683 bilhões), representando um decréscimo de 15% face ao período homólogo, no entanto, um aumento de 5% em termos homólogos em Reais, como resultado da valorização do dólar durante esse período, apesar de menos as entregas no segmento de Aviação Executiva.
 
A diversificação na linha superior beneficiou do crescimento em Segurança e Defesa
 
Estratégia de diversificação da empresa provou ser eficaz ao longo do tempo como os segmentos de Segurança e Defesa e Aviação Comercial ainda continuam a registar um crescimento importante a cada ano, apesar do cenário cada vez mais desafiador. Vale ressaltar que a unidade de Aviação Comercial ainda é a principal origem das receitas da empresa.
 
O segmento de Aviação Comercial representou 62,8% da receita total nos primeiros três meses de 2015, a Aviação Executiva foram responsáveis ​​por 20,0% da receita, Defense & Security teve 16,0% de participação e outro segmento (serviços) tiveram 1,2% de participação na receita líquida da empresa .
 
Entregas mais elevadas e backlog a nível recorde
 
47 jatos comerciais e 45 jatos executivos foram entregues durante o 1º semestre/2015. Atualmente, a orientação de entrega da empresa para 2015 é de 90 a 100 jatos comerciais; 80 a 90 jatos executivos leves e 35 a 40 grandes jatos executivos. No segmento de Segurança e Defesa, a empresa espera atingir um faturamento de US$ 1,10 bilhão a US4 1.25 bilhão.
 
Carteira de pedidos firmes da empresa chegou a USD 22,9 bilhões platô, o maior na história da empresa. O motorista principal foi a 2,6 bilhões em pedidos firmes em preços de tabela, anunciadas no Paris International Air Show deste ano.
 
Dívida
 
Companhia encerrou o 1º trimestre/2015 com US$ 2,3893 bilhões (R$ 7,6654 bilhões) da dívida líquida, sendo US$ 260,5 milhões (R$ 835,9 milhões) de curto prazo e US$ 2,1288 bilhões (R$ 6,8295 bilhões) de longo prazo. O perfil da dívida atual da empresa (maturidade média da dívida) é de 5,3 anos, o que está de acordo com o ciclo de negócios da empresa.
 
Vale ressaltar que a composição da dívida é atualmente de 31% em Reais e 69% em moeda estrangeira, principalmente em dólares. O custo da dívida em US$ no momento é de 5,56% ao ano. O custo da dívida em Reais é 6,12% ao ano. Além disso, o grau de alavancagem da companhia ficou em 5,88x EBITDA ajustado 12M.
 
Empresa tem uma estratégia de alocação de dinheiro em ativos denominados em Reais ou dólares como uma ferramenta para mitigar o risco cambial. Ele tenta neutralizar sua exposição cambial sobre as contas patrimoniais. No final do 1º trimestre/2015, o valor alocado em ativos denominados em dólares foi de 41%.
 
Vale ressaltar que a empresa também utiliza alguns hedges financeiros, a fim de reduzir a sua exposição de fluxo de caixa. Esta exposição ocorre pelo fato de que aproximadamente 15% de suas receitas líquidas e aproximadamente 25% dos seus custos totais são denominados em BRL.
 
Para 2015, cerca de 55% da exposição em BRL está protegido se o dólar se desvaloriza abaixo BRL 2,30. Para as taxas de câmbio acima deste nível, a empresa pode se beneficiar de um limite médio até R $ 3,39 por dólar.
 
Embraer tem rating de crédito corporativo para 'BBB', com perspectiva estável atribuído pela Standard & Poor Serviços de avaliação (S & P) desde 04 de junho de 2013, devido a fortes indicadores de crédito e eficiência operacional. S & P justifica que a Embraer vai continuar a apresentar fortes indicadores de crédito e melhorando a sua carteira de pedidos firmes, beneficiando da recuperação do tráfego regional de ar com a sua gama de produtos competitivos.
 
Moodys Investors Service atribui um rating de emissor Baa3 na escala global em moeda local Baa3 e uma classificação indicativa para a dívida em moeda estrangeira desde 19 de dezembro de 2005, ou seja, o rating de crédito com risco moderado, sem elementos especulativos e correspondendo a grau de investimento.
 
Estratégia para os segmentos de negócios
 
Empresa tem estratégias diferentes para cada segmento reforçando o processo de diversificação de negócios. Assim, existe a ideia de consolidar a sua presença todas as unidades (Comercial, Executiva e de Defesa e Segurança), além da criação de um quarto segmento, que é o Systems.
 
Aviação Comercial
 
Pesquisa liderança na aviação comercial (até 130 assentos)
Aumento dos resultados em Serviços e Suporte
Os produtos que atendam às necessidades do mercado (confiabilidade, eficiência, flexibilidade, escolha e recurso passageiro, desempenho e economia)
Diversificar a base de clientes, reduzindo a concentração
E-Jets E1: expandir a quota de curto e médio prazo no mercado de linhas aéreas regionais, além do aumento da base de clientes de mainlines e empresas de leasing.
E-Jets E2 família: No longo prazo, consolidar sua liderança, explorando uma mistura de empresas regionais adicionado ao mainlinese os proprietários de frotas, através de sua base de clientes
 
Aviação Executiva
 
Aumento contínuo na participação de mercado através da introdução de novos produtos (do Legacy 500/450) e melhorias em outros modelos
Para conseguir a recuperação do mercado foi perdido nos últimos anos
Concentre-se em execução e excelência operacional, levando a melhores margens e retorno sobre o capital
 
Segurança e Defesa
 
Vários e significativos desenvolvimentos (KC-390, Sisfron, Satélite, programas de modernização, UAVs)
A análise contínua de aquisições específicas e estratégicas
Aumentar o portfólio de produtos, com a serialização do KC-390 entre o médio eo longo prazo
 
Sistemas
 
Colocação em operação com o objetivo de alto nível de oportunidades de integração do sistema para não-correntes A & D (ar e defesa) valor O foco inicial está em alavancar oportunidades no Brasil para o petróleo, gás e mineração
 
Outlook: Embraer para o médio e longo prazo
 
Temos perspectiva positiva para a Embraer, a médio e longo prazo, como acreditamos que a empresa está bem posicionada para atender à crescente demanda do mercado de aviação regional em todo o mundo. Companhia celebrou importantes novos contratos ao longo últimos anos, consolidando a sua presença em mercados maduros e também abriu portas novas e importantes em mercados emergentes.
 
Ressaltamos que é cada vez maior o desafio de atender às entregas de aeronaves estimados, considerando que a sua carteira de pedidos firmes expande a um ritmo acelerado, tanto os novos jatos da família E-Jet E2 como os produtos da Segurança e Defesa e isso faz com que o risco de execução mesmo mais e mais alto.
 
Por outro lado, é de salientar que a empresa cumpriu em 2014 a sua orientação de entrega, embora um pouco menos ousado do que no ano anterior. Nesse sentido, acreditamos que a Embraer possa cumprir a sua estimativa para 2015 porque esperamos que a sua capacidade e experiência poderia suavizar esses riscos. Além disso, nós adicionamos o fato de que a empresa surgiu com uma orientação bastante conservador para este ano.
 
Aviação Comercial
 
Excelência da empresa na aviação comercial tende a ser o principal motor das vendas à frente. Esperamos empresa pode ser impactado positivamente pelo crescimento da aviação regional no Brasil ea clara recuperação da economia dos EUA, bem como a expansão no Oriente Médio e os mercados asiáticos.
 
Nós estimamos que os jatos da linha E175 terão grande importância nas entregas entre 2015 e 2016 com aproximadamente 85% do total de jatos comerciais entregues, como resultado da forte entrada de pedidos após a reformulação desta linha.
 
Aviação Executiva
 
O segmento de Aviação Executiva tem sido impactado pela crise global iniciada em 2008. Tomamos nota de que o ritmo da recuperação tem sido muito lenta, dado o excesso de oferta proveniente de aeronaves utilizadas.
 
Temos expectativas neutros para este segmento de empresas, considerando que esperamos baixo crescimento este ano. Acreditamos que o mercado de jatos executivos pode voltar para a estrada do crescimento só a partir de 2017.
 
Por outro lado, o lançamento dos novos modelos Legacy 500/450 pode ser uma surpresa positiva no horizonte à frente, se considerarmos que a chamada para uma maior autonomia e, consequentemente, a economia de combustível são características dos novos modelos.
 
Acreditamos que a grande diferença que poderia causar uma inversão nesse cenário é o ramp-up do Legacy 500 este ano eo início das vendas do Legacy 450 em 2016.
 
Segurança e Defesa
 
O segmento de Segurança e Defesa está a crescer a um ritmo acelerado, impulsionado por investimentos no desenvolvimento de novos produtos e sistemas. Acreditamos que a tendência de crescimento é favorável a médio e longo prazo, pois observou-se que os países em regiões como o Oriente Médio estão exigindo cada vez mais este tipo de produtos da empresa.
 
Acreditamos que a unidade de Segurança e Defesa será um motor de crescimento: a primeira entrega da aeronave KC-390 está prevista para 2016. Vale ressaltar que o governo brasileiro contratou Saab para fornecer 36 caças Gripen NG.
 
Não obstante os fatos acima mencionados, acreditamos que esta é a principal unidade de negócios que hipoteticamente poderia ser afetada pelo ajuste fiscal no Brasil, dado o financiamento para alguns projetos, como o KC-390. No entanto, é nota que a Segurança e Defesa representa apenas 2% do total de vendas e, portanto, a empresa não deve ser afetado por este evento.
 
Dívida
 
Em relação a alavancagem da empresa, destacamos que o atual nível é muito baixo, considerando que a empresa praticamente não tem dívida líquida. Nossas estimativas indicam a manutenção Net D
 
Riscos
 
Em um negócio focado na produção de aeronaves comerciais, aviões executivos e aeronaves militares, existem riscos que podem causar grandes impactos seja de imagem seja de desempenho. Além disso, a empresa trabalha em muitos mercados, que são conduzidos por dinâmicas diferentes para cada um.
 
Vale a pena ressaltar que, em nossa opinião, os principais pontos que impactam negativamente a empresa são:
 
A execução do negócio: a produção de aeronaves requer um número significativo de especificações, um elevado nível técnico e capacidade operacional, um muito bom fornecimento de materiais e peças e entrega no prazo.
 
Assim, o risco de execução pode ser considerada como o principal para a empresa, é absolutamente sobre as características das empresas como um todo e que mais pode causar efeitos adversos para os números da empresa;
 
Crise econômica: a aviação comercial e de negócios estão intimamente ligados ao desenvolvimento e crescimento econômico dos países. Portanto, é importante considerar que o efeito causado pela desaceleração no nível de atividade econômica poderia afetar as companhias aéreas e, consequentemente, a demanda por aeronaves comerciais e executivas;
 
O aumento da concorrência: atualmente principais concorrentes da empresa são a Bombardier, a Sukhoi, Comac, Mitsubishi, Learjet, Cessna, Gulfstream, Dassault para jatos comerciais e executivos, bem como Airbus e Boeing, neste caso, para a versão ultra-large seu jato executivo.
 
No mercado de jatos executivos, acreditamos que atualmente, a Mitsubishi do Japão é a única que pode fazer pressão competitiva, o lançamento de seus novos modelos de família MRJ. Vale ressaltar que o risco de uma mudança de estratégia da Bombardier também aparece como um ponto de estar constantemente alerta para a empresa, considerando que ele seja o principal concorrente da Embraer.
 
Portanto, o aumento da concorrência torna arriscada a capacidade da empresa para ser capaz de passar o aumento dos custos para os preços finais dos produtos, o que pode pressionar as margens da empresa no longo prazo.
 
Avaliação
 
Nós atualizamos nosso modelo de avaliação sobre Embraer. Como resultado temos levantado o nosso preço-alvo para EMBR3 de R$ 28,00 a R$ 30,00, embora para o ADR ERJ nós mudamos o preço-alvo de US$ 38,00 para US$ 37,20, refletindo o diferencial FX. Ambos são para YE2015.
Reiteramos também nossa recomendação Outperform.
 
Nossas estimativas para a empresa envolvem múltiplos para 2015 de 16.7x P / E; 8.1x EV / EBITDA; 1,6x P / BV, ROA de 3,3% e 9,7% ROE. Avaliamos a companhia pelo método do fluxo de caixa descontado (DCF) para os próximos dez anos.
 
Foram considerados os seguintes pressupostos em nosso modelo: o desconto de fluxos de caixa em um WACC de 13,5%, com taxa de crescimento nominal na perpetuidade de 4,5%. O Prêmio de risco médio para o período é de 7,0% e de Risco de Mercado de 13,8%. Nós usamos uma beta alavancado de 0,6.
 
Taxas consideradas na avaliação são médias geométricas do período de projeção. Acreditamos que a empresa deve manter no período de previsão um nível médio de rentabilidade de 22,0% Margem Bruta, 10,3% Margem EBIT andEBITDA Margem de 14,4%.
 
 
Não deixe de conferir no anexo a íntegra do relatório sobre a EMBRAER, elaborado por MÁRIO BERNARDES JUNIOR, analista de investimentos do BB INVESTIMENTOS

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: MÁRIO BERNARDES JUNIOR, analista de investimentos do BB INVESTIMENTOS





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