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Investimentos

03 de Agosto de 2015 as 17:08:42



INVESTIMENTOS - NATURA - Resultados do 2º trimestre/2015


NATURA - 2º Trimestre/2015
 
Resultados: Nenhuma notícia inspiradora
 
Em nossa opinião, foram variados os fatores influentes no desempenho da NATURA no 2º trimestre2015. No mercado nacional, as vendas recuaram pelo terceiro trimestre consecutivo, mesmo com o dia das mães durante o período.
 
A Margem Bruta foi preservada, mas devido a fatores não-recorrentes (inventários que não foram vendidos em meses anteriores).
 
Nas despesas operacionais, os esforços de gestão para melhorar a eficiência ea produtividade parecem ter se transformado em resultados positivos. Nas operações nacionais, os custos operacionais cresceram abaixo da inflação e nas operações internacionais, aumentaram em um ritmo mais lento do que o crescimento das receitas.
 
No entanto, a maior participação das operações Latam e Esopo no mix de vendas, ambos com menor rentabilidade do que a operação no Brasil, Margem EBITDA deteriorou-se. Maior nível de endividamento da empresa, combinado com taxas de juros mais elevadas, prejudicou Margem Líquida.
 
Além disso, as despesas não recorrentes -- que totalizaram R$50 milhões relacionado com o pagamento residual para a aquisição de Esopo -- também deterioraram a Margem Líquida.
 
Acreditamos que houve alguns destaques positivos no 2º trimestre2015, tais como:
(i) maior nível de índice de inovação de 65,5% no 2Q15 (versus 61% em 2q14);
(ii) forte geração de fluxo de caixa (+ 91% YoY) e
(iii) expansão acelerada da Rede Natura (48 mil consultores no 2Q15 contra 32 mil no 1º trimestre 2015).
 
Apesar de acreditarmos na capacidade da administração, permanecemos cautelosos sobre o desempenho da Natura no curto prazo. O macro ambiente desfavorável, a maior competitividade no segmento de cosméticos e da trajetória descendente do canal de vendas diretas são fatores preocupantes na estratégia da empresa.
 
Aos poucos, a nova diretoria parece tornar-se menos relutante em explorar canais alternativos de venda, como lojas de varejo, o que, a nosso ver, é indispensável para o crescimento sustentável da empresa no futuro.
 
No entanto, este fato, juntamente com o alargamento da Rede Natura e a maturação dos investimentos recentes, feitos em logística, tecnologia e infra-estrutura de produção, deve, se transformar em resultados reais apenas no longo prazo.
 
Assim, mantivemos a nossa recomendação para ações da empresa como Underperform, bem como a nossa YE2015 preço-alvo.
 
Linha superior.
 
Natura adotou um novo formato de segmentação do negócio para relatar suas figuras divididas entre Brasil, Latam, Aesop e França Operações.
 
O segmento Brasil foi impactado pelo cenário macro difícil que desacelerou o consumo, deteriorou-se a produtividade do consultor e diminuiu o volume de itens vendidos.
 
Como resultado, a Receita Líquida em operação Brasil diminuiu 4,6% em relação ao 2º Trimestre2015 / 2º Trimestre2014. Apesar de um aumento de 1,8% no número médio de consultores, que atingiu 1.32mn no período, a sua produtividade caiu 3,6% no 2º trimestre2015, depois de cair 1,9% em 2º trimestre2014. O número de unidades vendidas diminuiu 15,0% no mesmo período, para 94,8 mil, o que foi parcialmente compensado por aumentos de preços nos últimos trimestres, bem como uma melhoria no mix de vendas (com mais itens de ticket alto, como perfumaria).
 
Nas operações Latam, a Receita Líquida aumentou impressionantes 59,3%, devido a:
(i) um incremento de 17,1% na base de consultor, que atingiu 453 mil;
(Ii) um aumento de 29,3% do volume dos artigos vendidos, que atingiu 24.500 e
(iii) uma taxa de câmbio favorável como o real amortizados quando comparado com Latam moedas cesto no período. Excluindo o efeito da taxa de câmbio, operações Latam teria aumentado 29,4% face ao período homólogo.
 
A Receita Líquida da Operação Esopo aumentou impressionantes 64,7%, beneficiado pela taxa de câmbio favorável e pelo incremento da cadeia de vendas (23 novas lojas foram abertas nos últimos 12 meses). Excluindo o efeito da taxa de câmbio, operações de Esopo teria aumentado 47,8% face ao período homólogo.
 
As operações internacionais consolidadas cresceram 59,6%, o que representa 27% da Receita Líquida Total (versus 18% no 2º trimestre/2014).
 
Índice de inovação, que é um importante motor para aumenta as vendas, atingiu 65,5% no 2Q15 (versus 61% em 2q14), como resultado de novos produtos lança durante o período, como Natura Ekos Ucuúba, um hidratante sem perfume na linha SOU eo perfume Kaiak Expedição.
 
 
Confira no anexo a íntegra do relatório sobre o desempenho da NATURA no 2º trimestre2015, elaborado por MARIA PAULA CANTUSIO e MARIO BERNARDES JUNIOR, analistas de investimentos do BB INVESTIMENTOS.

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: MARIA PAULA CANTUSIO e MARIO BERNARDES JUNIOR, analistas de investimentos do BB INVESTIMENTOS





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