Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

04 de Janeiro de 2012 as 00:00:00



ENTREVISTA - Convênio BB Franquias alcança a marca de 176 franqueadoras conveniadas que totalizaram faturamento agregado de cerca de R$7 bilhões anuais


Projeto JF - Bancos no Mercado Brasileiro de Franquias

 

Dando seguimento ao projeto de apresentar e apontar o papel desempenhado pelos bancos no mercado brasileiro de franquias, o JF entrevistou o executivo responsável pela presença do BB nesse mercado, Dr. Valmir Martins Sobrinho, Gerente Executivo da Gerência de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil S.A., que gentilmente acolheu JF, em 16.12.2011.

 

Na entrevista, Dr. Valmir apresenta  o elenco de produtos, diferenciais, facilidades e benefícios trazidos às empresas franqueadas e franqueadoras pelo Convênio BB Franquia. Apresenta igualmente os benefícios macroeconômicos proporcionados pela presença do BB nesse mercado, sob a forma da geração de milhares de empregos, geração de renda e expansão da atividade econômica do País.

 

A ENTREVISTA

 

JF

Boa tarde, Dr. Valmir Martins Sobrinho. Primeiramente quero agradecer sua boa vontade em atender essa nossa solicitação de uma entrevista para o Jornal Franquia.

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

Que é isso, Wilson; nós é que agradecemos a oportunidade de participar.

 

JF

Eu perguntaria então para você, como primeira questão, como que o Banco do Brasil avalia e observa o mercado brasileiro de franquias ? 

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

O nicho de franquias é visto por nós como bastante promissor no mercado como um todo, dados os percentuais de crescimento desse mercado. Tivemos acesso ao site da AFB e observamos que houve um crescimento de mais de 20% no faturamento do setor de franchising, de 2009 para 2010.

 

Outro aspecto importante desse segmento é a baixa mortalidade das empresas e a garantia de estabilidade empresarial e transferência de tecnologia que o sistema de franquias proporciona. 

 

Atualmente a gente observa que grande parte do faturamento dos varejistas dos shoppings é proveniente das empresas franqueadas. A quantidade de redes também teve um crescimento significativo, de 2009 para 2010, no número de empresas franqueadas. Mas, outro fator também muito importante para o BB é que esse segmento emprega muito. Atualmente, temos mais de 780 mil empregos diretos gerados pelo segmento.

 

JF

Que ótimo. E que papel você vê para o BB nesse mercado ? Qual seria, vamos dizer, a missão do BB no mercado de franquias ?

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

Nosso grande objetivo é ser o principal parceiro das micro e pequenas empresas no mercado. E isso se replica para o segmento de franquias com grande ênfase. O objetivo é disponibilizar produtos e serviços com a taxas e condições bastante competitivas, linhas de capital de giro, financiamento para implantação dessas empresas, e também para modernização e expansão dessas empresas. E por meio do apoio ao setor de franquias, o Banco contribui ainda mais para o aumento de emprego e renda do País.

 

 JF

Muito bem ... então o Banco identifica um papel social para o BB nesse mercado, por meio da busca de elevação de emprego e renda. Que ótimo. O BB chegou a desenvolver um elenco de produtos e serviços específicos para o mercado de franquias ? Houve uma adaptação dos produtos tradicionalmente oferecidos às micro, pequenas e médias empresas, direcionando-os com peculiaridades, nuances e especificidades para o mercado de franquias ?

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

Sim, nós fizemos e criamos o Convênio BB Franquia para os clientes franqueadores e franqueados. É um programa para estimular e apoiar os franqueadores. Por meio desse Convênio os franqueadores têm a própria marca associada à marca do Banco no portal do Banco do Brasil. No portal há um link específico para as franquias. Lá, os franqueados podem ter acesso e conhecer as características das diversas linhas de crédito. O Banco tem um portfólio de soluções completo. Essas linhas de crédito tiveram algumas adaptações também para atender o segmento de franquias.

 

JF

Ah sim, elas tiveram adaptação, então  ...

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

Tiveram sim. Por exemplo, quando a franqueada precisa financiar a Taxa de Franquia, nós temos linhas de crédito que fazem esse financiamento.

 

JF

Certo, mas vamos especificar. O Banco do Brasil desenvolveu um conjunto de produtos e serviços para empresas franqueadoras e outro elenco para empresas franqueadas ? Vocês conseguiram fazer essa distinção ?

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

Na verdade, a gente trouxe para as franqueadas a possibilidade de financiar, por exemplo, a taxa de franquia, além de outras linhas. Para as franqueadoras a gente tem um portfolio mais completo ainda, mas ele não difere muito do portfólio do público empresarial em geral, que abrange as modalidades de operações destinadas às micro, pequenas e médias empresas, ou seja, um portfólio completo de soluções de crédito.

 

JF

Bom, sob o ponto de vista da imagem institucional, como o Banco do Brasil quer ser visto pelas empresas franqueadoras ? Você antes falou em ser o principal parceiro das pequenas e médias empresas. Faça uma distinção de como é isso para empresas franqueadoras e empresas franqueadas.

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

No caso das empresas franqueadas, com certeza, nossa proposta é de sermos o principal parceiro das micro e pequenas empresas. As franqueadas em sua ampla maioria são pequenas empresas; em alguns casos, micro também. Para as empresas franqueadoras, por outro lado, o BB é o canal que possibilita sua expansão por meio do franchising. Por meio do Convenio BB Franquias, as franqueadoras estarão disponíveis ao reconhecimento público, vão contar com crédito do Banco e vão também poder associar sua marca à marca do BB. Isso é muito importante. A partir de nosso site qualquer pessoa interessada já tem acesso a todas as informações. Ali existe um link para acessar o portal do franqueador. Então cria-se aí um canal de acesso muito mais ágil e seguro.

 

JF

Você então acredita que estar conveniada com o Banco pode atrair empresas franqueadas para uma rede de franquia ? Facilita a permanência de uma franqueadora no mercado ?

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

Sem dúvida. Quando a franqueadora mantem relacionamento com o Banco, a gente já conhece melhor suas características, o negócio é multiplicado por meio das empresas franqueadas e o convênio com o Banco facilita a expansão da rede de empresas franqueadas por meio desse melhor conhecimento da empresa franqueadora ... o Convênio funciona como uma carta de apresentação da franqueadora.

 

JF 

Perguntando agora alguma coisa sobre mercado concorrencial. O HSBC está com um elenco de cerca de 40 empresas franqueadoras em convênio com o HSBC. A CAIXA que está com cerca de 80 empresas franqueadoras em seu próprio convênio com empresas franqueadoras. O BB, em fiquei ontem espantado com os números, ele mantem o Convênio BB Franquia com 178 empresas franqueadoras. Sob esse aspecto, vocês estão hoje em primeiro lugar ?

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

Nós não temos ainda os números dos demais bancos para avaliar com exatidão esse confronto.

 

JF

Bom, até o final de janeiro próximo nós teremos concluído nosso estudo a respeito e você poderá ter acesso a ele pelo Jornal Franquia. HSBC, Caixa, Banco do Brasil, Santander, Itaú e Bradesco, esse é um trabalho que a gente está realizando, que envolve convênios e produtos oferecidos. E o BB nos parece que está em um ponto mais lá em cima na competição por esse mercado, parece que vocês do BB trabalharam bastante rápido. E lhe pergunto como foi essa estratégia ?

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

Bom, a gente tem convênio com 176 empresas franqueadoras que congregam um conjunto de 10.000 unidades franqueadas. Para que você tenha uma idéia, elas congregam um faturamento anual de R$6,8 bilhões. 

 

JF

Quantos empregos elas criam ?

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

Nós não temos esse número.

 

JF

Bom, pelo nível médio de empregos gerados, poderá ser feita uma estimativa para o conjunto de empresas conveniadas com BB. Poderemos fazer também essa estimativa. Mas, qual é a estratégia do BB para o futuro ? Vocês vão expandir esse número, vão estabilizar ... ?

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

Com certeza, vamos expandir esse número sim. Como eu coloquei para você no início, o BB almeja ser o principal parceiro das empresas desse mercado.

 

JF

Você tem idéia do percentual de participação do BB nesse mercado ?

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

Até o momento, não. Acredito que será de grande valia o trabalho que vocês estão propondo. Mas o BB tem uma carteira de 2,1 milhões de clientes micro e pequenas empresas, com faturamento até R$25 milhões/ano.

 

JF

Agora, uma pergunta sobre operacionalização do Convênio BB Franquia. Todas as agências do BB estão capacitadas para operar dentro do Convênio ?

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

Todas estão capacitadas. São mais de 18.000 pontos de atendimento. Nós temos cerca de 43.000 caixas eletrônicos, mais de 9.000 correspondentes bancários. São atendidos cerca de 4.500 municípios brasileiros, somando-se todos os pontos de atendimento. Temos mais de 3.800 Gerentes de Relacionamento, especializados no atendimento de clientes pessoas jurídicas. 

 

JF

Muito bem, são essas perguntas que eu gostaria de fazer. Você gostaria de acrescentar algo mais ?

 

Dr. Valmir Martins Sobrinho

Como eu disse no início, o mercado de franquias é um mercado bastante promissor, o Banco cada vez mais vai estar próximo desse segmento e a gente reforça nosso objetivo de ser o principal parceiro das empresas integrantes do mercado de franquias 

 

JF

Ok. Muito obrigado. Grande abraço Valmir, grande abraço, Laila. Felicidades. 



Fonte: Da Redação do Jornal Franquia





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023 20/02/2024
FRANCHISING - Faturamento agregado bateu R$ 240 BI e cresceu 13,8% em 2023
 
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025 16/02/2024
MICROLINS quer implantar mais 48 Escolas Franqueadas até 2025
 
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná 27/12/2023
CLUBE TURISMO - Rede de Franquias inaugura Nova Unidade no Paraná
 
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias 06/12/2023
TECNOPORTAS inicia Plano de Expansão através Microfranquias
 
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades 20/11/2023
MAIS CABELLO - A Maior Rede de Transplantes e Tratamento Capilar já conta com 35 unidades
 
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano 03/10/2023
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano
 
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado 03/10/2023
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado
 
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023 14/09/2023
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023
 
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI 02/08/2023
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI
 
Empreender sozinho ou em franquia?  artigo de Patrícia Lion 14/07/2023
Empreender sozinho ou em franquia? artigo de Patrícia Lion
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites