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Franchising

29 de Dezembro de 2011 as 18h:26



ARTIGO - Passo a passo para tornar-se Franqueador, do Santander Empreendedor


Passo a passo para tornar-se Franqueador

[Reproduçao, pela importancia, de artigo publicado em 02.09.2010, pelo SANTANDER EMPREENDEDOR, site http://www.santanderempreendedor.com.br/noticias/setorial/768-passo-a-passo-para-se-tornar-um-franqueador, ]

 

"Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt e Altino Cristofoletti Jr., diretor regional do interior de São Paulo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), indicam o passo a passo para se tornar um franqueador. São dez movimentos para se chegar a uma rede bem organizada e de bom rendimento. Claudia acrescenta ainda mais um, para garantir o permanente sucesso, que é a inovação constante. “Depois da rede estabelecida é preciso manter o empreendimento vivo, trazendo novidades, antecipando-se a tendências, aproveitando novos movimentos de consumo”, diz e dá uma dica: “os franqueados são as melhores fontes para estas percepções”.

"1º passo: Estudo de viabilidade - quando é realizada uma avaliação detalhada que indica a possibilidade e as condições para que o negócio seja replicável. Funciona como um plano de negócios, mas totalmente direcionado à expansão. Analisa-se qual mercado está em desenvolvimento ou está saturado para o tipo de empreendimento que se pretende franquear; se a expansão é autossustentável; qual o conhecimento desta marca no mercado; se existem fornecedores locais; qual a logística necessária etc.;

 

"2º passo: Revisão de processos - é o momento de se efetuar a análise crítica do empreendimento como um todo, verificando se os processos estão formalizados e organizados; se o sistema de apoio de informática é expansível e oferece a confiabilidade necessária; se o enquadramento fiscal e contábil é compatível com a expansão; até mesmo se o nome fantasia é adequado à nova proposta (nomes muito regionalizados ou localizados, como façam referência ao bairro, por exemplo, ou que nasceram da oferta de um único produto, precisam ser reavaliados);

 

"3º passo: Ajustes - com os dois diagnósticos traçados nos passos anteriores, é o momento de realizar os ajustes necessários, como um redesenho de logomarca, alteração de mobiliário, troca de sistemas, formalização dos processos, identificação de fornecedores nos locais previstos para expansão etc.;

 

4º passo: Definição da expansão - encontrado os mercados potenciais para instalação das unidades franqueadas, deve-se definir como se deseja que a expansão ocorra, com qual velocidade e em que prioridade, sempre baseado na capacidade de atendimento à rede, logística e condições de suporte;

 

5º passo: Estruturação da operação do franqueado - é a tradução, em números, de como funcionará a franquia. Será preciso estimar quais os resultados, de acordo com cada situação, serão obtidos pelas unidades; qual o investimento inicial necessário; como deverá ser a gestão do fluxo de caixa; capital de giro necessário etc.;

 

6º passo: Criação dos manuais e treinamentos - momento de passar para o papel tudo o que rege o empreendimento, quais padrões devem ser seguidos em termos de marca, regras de atendimento etc. E estruturar como serão treinados franqueados e equipes;

 

"7º passo: Formulação da Circular de Oferta de Franquia e dos instrumentos jurídicos - tudo que foi planejado na estruturação da operação deve estar descrito de forma documentada, garantindo direitos e deveres das partes;

 

"8º passo: Escolha dos franqueados - considerada pelos consultores ponto chave para o sucesso da expansão via franquia. É preciso encontrar parceiros cujos perfis sejam próximo à cultura do empreendimento. A recomendação é de que não se observe apenas a condição financeira do candidato, mas principalmente seus aspectos comportamentais. E, especialmente, que se faça um correto alinhamento de expectativas. É natural entusiasmar-se e acreditar nas boas perspectivas, porém é preciso ter a consciência de que problemas irão existir e que se a expectativa for exacerbada a decepção será muito grande e trará ruídos à parceria;

 

"9º passo: Realização dos treinamentos - fazer a capacitação dos franqueados e de suas respectivas equipes é fundamental para a compreensão correta do funcionamento e das particularidades do empreendimento, bem como passar os fundamentos da cultura empresarial;

 

"10º passo: Gestão da rede - o dia a dia da gestão da rede envolve o acompanhamento da performance dos franqueados, com visitas a campo todo mês ou a cada dois meses para avaliar como está a condução da unidade, se o franqueado está cumprindo com o planejado e se precisa de ajuda. A dica dos consultores é saber ouvir as percepções e demandas dos parceiros e procurar as soluções ou realizar as adaptações propostas por quem está vivendo o dia a dia das especificidades daquela unidade."

 fonte: www.SantanderEmpreendedor.com.br



Fonte: www.SantanderEmpreendedor.com.br





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