Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Economia e Finanças

24 de Novembro de 2014 as 12:11:27



MODA PARA EXPORTAÇÃO - Empresários brasileiros buscam espaço na China


O potencial do mercado é subaproveitado
 
Com US$ 46 bilhões importados em produtos brasileiros em 2013, a China lidera o ranking de parceiros comerciais do Brasil. Dessas vendas, somente US$ 122,4 milhões, ou 0,26%, são da cadeia da moda.
 
O potencial do mercado é subaproveitado, já que a estimativa é que o país asiático concentra 25% dos consumidores mundiais do segmento.
 
De olho em ampliar a participação nesse canal de exportações, governo e iniciativa privada levaram, entre 2ª feira, 17.11. e 5ª feira, 20.11, da última semana, 20 empresas do setor a Xangai, para conhecerem o mercado de moda chinês.
 
“[O número das exportações para o mercado de moda] é um número bastante incipiente, que a gente quer trabalhar. O olhar da China [no caso do segmento de moda] está principalmente nos produtos europeus e norte-americanos. Aí é que têm que entrar os nossos produtos, a oportunidade de mostrar nosso estilo de vida, coisas diferentes. Somos reconhecidos por produtos de qualidade, nossa imagem é bastante positiva [na China]”,
 
avalia Ricardo Santana, diretor de negócios da APEX Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
 
Além da agência de fomento às exportações, participaram da articulação da viagem a Xangai a ABEST Associação Brasileira de Estilistas, a ABIT Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção e a ABICALÇADOS Associação Brasileira da Indústria de Calçados.
 
A ação na China envolveu atividades como apresentação do mercado aos empresários brasileiros por especialistas, visitas guiadas às principais lojas multimarcas e rodada de negócios.
 
A estilista mineira Cecília Prado, dona da marca que leva o mesmo nome, já exporta para os chineses. Da sua produção de roupas femininas de tricô e biquínis, cerca de 80% são para a venda no exterior. A China responde por somente 10% desse volume. Cecília quer mais espaço no mercado chinês e acredita que a viagem a Xangai a ajudará a traçar melhor sua estratégia de expansão.
 
“Pude ver como é o mercado, o que as lojas querem. Visitamos várias multimarcas, falamos com as donas. É mais fácil sentir o que vende mais, o preço médio, onde minha peça se encaixa”,
 
enumera.
 
Ela explica que, como ocorre em todo mercado, na China são necessárias algumas adaptações nas peças para agradar às compradoras.
 
“O meu produto é colorido por natureza. A gente faz um trabalho manual, isso agrada muito. A brasileira gosta de roupas mais justas, as chinesas nem tanto. Esse nosso biotipo brasileiro, se usar roupa ampla, [a mulher] vai ficar mais cheinha. Elas, como são mais magrinhas, podem abusar”,
 
comenta a estilista, que já havia visitado o país outras vezes.
 
Também mineira, a estilista Patrícia Bonaldi, da marca GIG, exporta peças femininas em tricô para vários países, mas ainda não vende para a China. Ela esteve no país asiático pela primeira vez, e acredita que existe espaço no mercado para um produto de alta qualidade.
 
“É uma população enorme, consumidora de grandes marcas mundiais. O problema da China não é a falta de consumidor, é a falta de um produto de alta qualidade. Tem que ser um produto muito bem feito, com acabamento impecável, design diferenciado. Existe essa impressão de que a China produz tudo, muita roupa, muita coisa de qualidade menor, mas eles buscam um diferencial”,
 
acredita.


Fonte: Agência Brasil





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
SOJA - BRASIL - Safra 2012/13 brasileira de soja será recorde em 82 milhões de toneladas 31/08/2012
SOJA - BRASIL - Safra 2012/13 brasileira de soja será recorde em 82 milhões de toneladas
 
SOJA - EUA - Valor record nos EUA e na Bolsa de Chicago (CBOT) 31/08/2012
SOJA - EUA - Valor record nos EUA e na Bolsa de Chicago (CBOT)
 
30/08/2012
Governo Federal anuncia medidas de estímulo ao investimento e ao consumo
 
30/08/2012
SALÁRIO MÍNIMO vai para R$ 670,95, em 2013
 
COPOM reduz taxa Selic para 7,5% ao ano, desesperança dos Financistas. 29/08/2012
COPOM reduz taxa Selic para 7,5% ao ano, desesperança dos Financistas.
 
BB INVESTIMENTOS - Liderança no ranking de bancos coordenadores de oferta de ações no Brasil. 29/08/2012
BB INVESTIMENTOS - Liderança no ranking de bancos coordenadores de oferta de ações no Brasil.
 
29/08/2012
COPOM divulga hoje nova taxa SELIC: analistas de mercado estimam que será de 7,5% ao ano.
 
29/08/2012
ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS - Queda anual de 0,4%
 
29/08/2012
PREVIDÊNCIA SOCIAL - Estimativa de déficit de R$38 bilhões até o final de 2012.
 
28/08/2012
BANCOS - Dados Contábeis desvelados pelo DIEESE nas Negociações salariais em curso
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites