Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Economia e Finanças

28 de Agosto de 2016 as 18:08:16



COMÉRCIO EXTERIOR Missão empresarial busca negócios com o Peru e a Colômbia


Missão empresarial do Brasil busca ampliar negócios com o Peru e a Colômbia
 
 
 
Empresários brasileiros estão em missão no Peru e na Colômbia para fechar negócios com o setor privado dos dois países. Com representantes de 50 empresas, a viagem começou na 4ª feira, 24.08, em Lima, capital peruana, e irá às cidades colombianas de Bogotá e Medellín, terminando em 1º de setembro.
 
A expectativa é que a missão comercial, coordenada pela APEX Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, movimente  US$ 65 milhões em negócios, envolvendo contratos acertados ainda durante a viagem e nos 12 meses seguintes. O valor supera os US$ 58 milhões registrados no ano passado, quando houve missão para os mesmos países.
 
De janeiro a julho deste ano, o Peru recebeu US$ 1,06 bilhão em exportações brasileiras, representando 6,46% do total vendido para a América do Sul no período. A Colômbia recebeu US$ 1,27 bilhão, ou 7,74%. Juntos, os países receberam o equivalente a 14,2%.
 
O maior parceiro comercial brasileiro na América do Sul é a Argentina que - de janeiro a julho - recebeu US$ 7,55 bilhões, ou 46%, do valor das exportações do Brasil para o subcontinente. Rafael Prado, coordenador de Promoção de Negócios da Apex, afirma que os mercados peruano e colombiano também têm grande importância.
 
 
Resultados positivos
 
“A missão Peru-Colômbia acontece desde 2010, com resultados positivos. Esses países estão entre as economias que mais se desenvolvem na América do Sul. Têm um ritmo de crescimento econômico que puxa diversos mercados: infraestrutura, mineração, turismo”, enumera, destacando que os países tiveram crescimento do Produto Interno Bruto em 2015, mesmo com o cenário econômico adverso.
 
Segundo ele, a Apex tem outras ações na América do Sul.
 
“Tivemos [missão para] Paraguai e Bolívia, por exemplo. A gente sempre faz um estudo de inteligência para ver os mercados que estão mais promissores e construir a oferta exportadora”,
 
esclareceu. O foco da viagem para Peru e Colômbia, com base nos dados do estudo prévio da Apex, são os setores de máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas, casa e construção e higiene e cosméticos.
 
A empresária Gislene Gianetti Bezerra, proprietária da Krater, fabricante de componentes para carros e motos, tem oito encontros agendados apenas no Peru, com objetivo de abrir mercado para seus produtos. Segundo ela, a empresa quer conquistar espaço no país e na Colômbia para o segmento de motopeças, no qual começou a atuar há seis anos. Mas o caminho para a exportação leva tempo.
 
 
Contatos
 
“Ainda estamos em um processo, fazendo contato com os compradores. Em maio, participamos de uma feira de motocicletas na Colômbia. Mas temos que ir lá uma, duas, três vezes”,
 
explicou, ressaltando que o respaldo do governo brasileiro ajuda a mitigar a aversão ao risco por parte dos compradores.
 
“Quando temos por trás o governo, temos uma estrutura que nos avaliza. Fazemos um bom produto, mas a segurança do comprador é maior quando somos avalizados pelo governo brasileiro. Essas missões são muito interessantes, pois há todo um apoio. Você é assessorado no sentido de marketing, segurança”,
 
disse.
 
A missão para o Peru e a Colômbia selecionou empresas que já têm experiência em exportação e outras participantes do Programa de Extensão Industrial Exportadora (Peiex), capacitação oferecida pela Apex a empresas iniciantes ou que nunca venderam para o mercado externo.
 
Segundo Gislene Bezerra, a Krater exporta desde 1996. Atualmente, cerca de 6% da produção da empresa é destinada à exportação.
 
“Houve anos em que chegou a 10%. A crise não é uma crise só no Brasil, é mundial. O que fazemos para que não caia nosso faturamento é buscar sempre inovar na produção. Nunca colocar todos os ovos na mesma cesta”,
 
finalizou a empresária.


Fonte: AGENCIA BRASIL





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
COMENTÁRIO ECONÔMICO BOVESPA - Semana de 20 a 24.08.2012;  da SPARTA Investimentos 24/08/2012
COMENTÁRIO ECONÔMICO BOVESPA - Semana de 20 a 24.08.2012; da SPARTA Investimentos
 
BB - Nova estratégia em cartões Ourocard: liberação de crédito para o agronegócio 24/08/2012
BB - Nova estratégia em cartões Ourocard: liberação de crédito para o agronegócio
 
ETANOL - BUNGE acena com novos investimentos e sugere mudanças na política de preços do etanol 24/08/2012
ETANOL - BUNGE acena com novos investimentos e sugere mudanças na política de preços do etanol
 
FISCO - Receita Federal lança versão nova do CNPJ 23/08/2012
FISCO - Receita Federal lança versão nova do CNPJ
 
BB Giro 13º Salário - Linha de crédito também alcança Franquias sob condições atraentes 23/08/2012
BB Giro 13º Salário - Linha de crédito também alcança Franquias sob condições atraentes
 
TESOURO NACIONAL - Superávit primário de R$1,3 bilhões não é para reeestruturação de carreiras do funcionalismo 23/08/2012
TESOURO NACIONAL - Superávit primário de R$1,3 bilhões não é para reeestruturação de carreiras do funcionalismo
 
DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL - Estoque da DPF cai para R$ 1,876 trilhão em julho/2012 (-4,8%) 23/08/2012
DÍVIDA PÚBLICA FEDERAL - Estoque da DPF cai para R$ 1,876 trilhão em julho/2012 (-4,8%)
 
SOJA - Brasil lidera fornecimento de soja à China em 2012 22/08/2012
SOJA - Brasil lidera fornecimento de soja à China em 2012
 
AVIAÇÃO AGRÍCOLA - Brasil possui segunda maior frota de aviação agrícola do mundo 22/08/2012
AVIAÇÃO AGRÍCOLA - Brasil possui segunda maior frota de aviação agrícola do mundo
 
FISCO - Receita cria Declaração de Transações com o Exterior 22/08/2012
FISCO - Receita cria Declaração de Transações com o Exterior
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites