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Economia e Finanças

09 de Abril de 2013 as 22:04:17



ARTIGO - Desoneração Fiscal no Oligopólio Automobilístico


 

Três montadoras ficam com quase 60% do benefício do IPI
 
A concentração das vendas de carros no Brasil é elevadíssima. Juntas as 46 marcas (18 nacionais e 28 importados) venderam em março de 2013, no mercado doméstico 268.588 unidades.
 
Deste total, os três maiores fabricantes do mercado brasileiro (Fiat, VW e GM) licenciaram 159.860 unidades, representando portanto 59,51% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil.
 
É verdade que a concentração de vendas ocorre também em outros países, mas não em proporção tão elevada. Para se ter uma ideia, no mesmo mês de março, nos EUA, foram licenciadas 1.452.655 unidades. As três maiores de lá (Ford, Toyota e Chevrolet) venderam 578.397 unidades, representando 39,81% das vendas totais.
 
É até possível que nos próximos anos a concentração de vendas reduza por aqui, pois algumas montadoras investiram para aumentar a produção, como é o caso da Hyundai, Nissan, Renault e Toyota.
 
Na prática as três grandes estão perdendo marcado (ver quadro abaixo). No entanto, elas não vão entregar participação de mão beijada e devem, também, elevar a produção. Comparando o market share de automóveis e comerciais leves das três maiores montadoras no Brasil, temos o seguinte quadro:
 
Marcas      Dez/2010     Mar/2013   Variação
 
Fiat               22,53            21,87          -2,93
VW               21,04            19,42          -8.30
GM               20,28            18,22        -11,30
 
 Fonte: Anfavea
 
A Toyota lidera crescimento das vendas
 
Automóveis e comerciais leves (nacionais e importados) em Março de 2013 (vendas de 268.588 unidades), cresceu 20,8% sobre o mês anterior e caiu 5,5% em relação a Março de 2012.
 
Em Março a Toyota cresceu 28,47% sobre Fevereiro e 73,7% sobre o mesmo mês do ano anterior, daí ser a campeã de crescimento do mês. Nas cinco primeira posições não houveram mudanças. A líder continuou sendo a Fiat (58.744), seguida pela VW (52.172), GM (48.938) e Ford (23.918).
 
Novidade mesmo pode-se considerar a disputa pela quinta posição, que pertence a Renault (14.186). Ela não havia sido até então ameaçada. Aliás, esperava-se mesmo que e marca francesa se aproximasse para disputar com a Ford a quarta colocação (o que não está fora de cogitação).
 
No entanto, a Toyota (12.850) vem se aproximando rapidamente e, pelo que tudo indica, não deve demorar alcançar a quinta colocação do ranking de maiores volumes de vendas no Brasil. Mas é bom ficar atenta, pois ela não está só, logo atrás vem a Hyundai (12.537) e a Honda (11.283). Briga interessante que tem tudo para beneficiar o consumidor brasileiro.
 
Finalmente, em Março de 2013, entre as treze maiores marcas em volume de vendas de automóveis e comerciais leves no país, as que cresceram acima da média de mercado (20,8%), foram:
 
Marcas               %
 
Toyota            28,47
Renault           27,10
Honda             26,99
GM                  25,04
Mitsubishi        23,54
Hyundai           23,18
Ford                21,26
 
Já as que tiveram desempenho abaixo da média, foram:
 
Marcas                     %
 
VW                        19,31
Nissan                   19,13
Fiat                       18,68
Citröen                  10,29
Peugeot                  0,41
Hyundai CAOA       -0,38
 
No geral foram vendidos em Março de 2013 no Brasil, 283,9 mil unidades de autoveículos, representando crescimento de 20,8% sobre o mês anterior e queda de 5,5% dobre Março de 2012.

.



Fonte: Evaldo Costa, escritor e conferencista, Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil





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