Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Saúde

16 de Janeiro de 2021 as 02:01:26



ASTRAZENECA Chancelaria da India barra Liberação de Vacina ao Brasil


 
Zorra Geral: O afogadilho da crise sanitária pelo governo do "Estagiário" 
 
Ministro inoperante e desprestigiado das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, não consegue liberar vacinas Astrazenica da Índia ao Brasil. Anvisa empaca análise do papelório da Coronavac e da Oxford/Butantan; e ministro-general da Saúde, exige entrega, ao governo federal, de todo o estoque da Coronavac do Butantan contratado pelo governo paulista. 
 
Após pedido da Fiocruz, o governo do Brasil fechou acordo para a compra de lote do imunizante desenvolvido pela universidade britânica e o laboratório AstraZeneca. As doses seriam trazidas de fábrica da farmacêutica Serum, que produz o imunizante na Índia
 
No entanto, até o momento, a Índia não liberou a saída da carga do país. O avião da Azul estava programado para sair do Brasil na 5ª feira, 14.01. O voo chegou a partir de Viracopos para Recife. 
 
A decolagem para Mumbai, na Índia, acabou sendo adiada para 6ª feira, 15.01, mas houve novo cancelamento. Em entrevista para o programa Brasil Urgente, da Band, o presidente Jair Bolsonaro disse que o voo sairia em "dois ou três dias, no máximo".  
 
Diante da indefinição, a Azul informou nesta 6ª feira, 15.01, que, a pedido do Ministério da Saúde, o avião levará cilindros de oxigênio para Manaus. Após permanecer algumas horas no Recife, o voo retornará para Campinas. O sistema de saúde da capital do Amazonas entrou em colapso, com pacientes da COVID-19 morrendo sem oxigênio disponível nos hospitais.  
 
"O voo será feito pela mesma aeronave que partiria hoje para Mumbai, na Índia, uma vez que a missão terá seu início reprogramado enquanto às questões diplomáticas entre os dois países são resolvidas e as doses da vacina Astrazeneca/Oxford possam ser trazidas ao Brasil",
 
informou a Azul em nota, segundo o portal UOL.
 
Chancelaria Indiana barra saida das vacinas
 
A previsão é de que o avião siga para Manaus neste sábado,16.01. Segundo a chancelaria indiana, ainda não é possível confirmar o envio das doses compradas pelo Brasil.
 
Ministro sem qualquer prestígio
 
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, tentou interceder, mas a carga não foi liberada. 
 
A expectativa do governo federal era de que as doses da vacina de Oxford chegassem no Brasil no domingo, 17.01. Com isso, seria possível iniciar a imunização no país na 4ª feira, 20.01, com o lote da AstraZeneca. 
 
Apenas Coronavac
 
Agora, o Brasil tem apenas as 10,8 milhões de doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. No entanto, parte desse lote ainda está em processo de envasamento nos frascos e rotulação.
 
Do total, 6 milhões de doses da Coronavac estariam prontas. O governo federal exigiu o repasse de todo esse lote para operacionalizar a imunização e fazer a distribuição entre os estados.
 
O governo de São Paulo, no entanto, disse que enviaria 4,5 milhões de doses, ficando com 1,5 milhão. 
 
Anvisa "empaçoca a coisa"
 
A Anvisa está analisando os documentos enviados pelos laboratórios para dar aval ao uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford/Butantan. O anúncio dos resultados dos pedidos deve ser feito no domingo, 17.01. 


Fonte: SPUTNIKNEWS, com chamada de capa, subtítulo e





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
23/06/2014
POLIOMIELITE - OMS detecta vírus da poliomielite no Brasil
 
08/05/2014
CÂNCER DE OVÁRIO - Doença silenciosa, deve atingir 5,6 mil mulheres em 2014
 
06/05/2014
GRIPE AVIÁRIA - Novo tipo de virus descoberto em pinguins na Antártica
 
05/05/2014
TRANSPLANTES - Número cresceu 18% nos últimos três anos
 
22/04/2014
PESQUISA E INOVAÇÃO - Genes poderão ajudar no tratamento e prevenção da artrite
 
28/02/2014
PROGRAMA MAIS MÉDICOS - Governo anuncia aumento de salário dos cubanos
 
AIDS - Pressão de religiosos prejudicou a campanha de prevenção 01/12/2013
AIDS - Pressão de religiosos prejudicou a campanha de prevenção
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites