Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Economia e Finanças

28 de Junho de 2022 as 19:06:44



PETROBRAS - Paes de Andrade assume a presidência; Posse é questionada na CVM


Caio Mário Paes de Andrade, o 5º presidente da Petrobras no governo militar de Bolsonaro
 
Posse é questionada por petroleiros também acionistas minoritários
 
3ª feira, 28.06,2022
 
O ex-secretário especial de Desburocratização do Ministério da Economia Caio Mário Paes de Andrade tomou posse 3ª feira, 28.06 como Conselheiro de Administração e presidente da Petrobras.
 
O ato interno de posse foi realizado na sede da Companhia, no Rio de Janeiro. Andrade foi aprovado para os dois cargos durante reunião realizada na 2ª feira, 27.06, pelo conselho e se tornou o quinto titular da companhia no governo do presidente Jair Bolsonaro.
 
Segundo informou a Petrobras, o mandato como conselheiro se estenderá até a realização da próxima Assembleia Geral de Acionistas, ainda sem data agendada, enquanto o mandato de presidente irá até o dia 13.04.2023.
 
Paes de Andrade é formado em comunicação social pela Universidade Paulista, possui pós-graduação em administração e gestão pela Harvard University e mestrado em administração de empresas pela Duke University. Segundo a empresa, o novo presidente é “empreendedor com sucessos comprovados em tecnologia de informação, mercado imobiliário e agronegócio”.
 
Na área social, fundou o Instituto Fazer Acontecer, que atende cerca de 4 mil crianças e adolescentes no semiárido baiano através do esporte. Em 2019, assumiu a presidência do SERPRO Serviço Federal de Processamento de Dados, tornando-se, no ano seguinte, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, onde coordenou a elaboração da reforma administrativa e da Plataforma Gov.br.
 
Representação
 
A ANAPETRO Associação Nacional dos Petroleiros Minoritários da Petrobras entrou com representação na 2ª feira, 27.06, na CVM Comissão de Valores Mobiliários pedindo investigação quanto à legalidade da nomeação de Caio Paes de Andrade como presidente da companhia.
 
Na avalição do presidente da Anapetro, Mário Dalzot, o novo presidente não tem experiência nem a formação necessária para dirigir a Petrobras. Em entrevista à Agência Brasil, Dalzot disse que "alguém sem a qualificação necessária e sem a experiência necessária, fica mais passível de influências por parte do governo, coisa que a gente não precisa para a Petrobras hoje”.
 
Na representação, os minoritários apontam "eventuais atos lesivos ao patrimônio da empresa Petrobras e aos interesses de seus acionistas."
 
“O Sr. Caio de Andrade não pode tomar posse como presidente da Petrobras, por não possuir requisitos legais para tal e, consequentemente, apresentar risco à companhia e a seus acionistas minoritários”.
 
entendem os petroleiros.
 
Dalzot mencionou também que não foram cumpridos alguns prazos para a nomeação de Andrade, o que também está incluído no processo administrativo que servirá de base para o processo judicial que a Anapetro pretende dar entrada ainda nesta 3ª feira.
 
Em nota, a CVM confirmou o recebimento da representação, mas afirmou que não comenta casos específicos.


Fonte: AGENCIA BRASIL. Chamada de capa e Subtítulo da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
15/01/2014
RECEITA FEDERAL paga lote residual de restituições nesta 4ª feira
 
15/01/2014
PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA totaliza R$ 430 bi e cresce 11,3% em 2013
 
14/01/2014
MARCAS & PATENTES - Lentidão no exame prejudica pequenas empresas, segundo FIRJAN
 
14/01/2014
TAXA SELIC - COPOM definirá nova taxa na 4ª feira
 
14/01/2014
FUSÃO DAS TELES - Cade aprova fusão entre Oi e Portugal Telecom
 
13/01/2014
CAIXA - Clientes poderão solicitar saldo
 
13/01/2014
BALANÇA COMERCIAL - 2014 inicia com déficit de US$ 0,57 bilhões
 
11/01/2014
COPOM - Pressões do mercado financeiro para elevar SELIC na próxima 4ª feira
 
11/01/2014
CAIXA apresenta sua versão sobre a matéria "Confisco Secreto da Caixa", da revista Isto É
 
10/01/2014
INFLAÇÃO EM 2014 - Alimentação será o fiel da balança
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites