Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

16 de Abril de 2015 as 00:00:00



ARTIGO - Conceitos e Expressões do Franchising


 
 
Encontram-se apresentadas a seguir algumas das várias expressões utilizadas no franchising brasileiro. A sua utilidade está em que elas evidenciam de forma bastante clara as características dessa modalidade de negócio que tem se expandindo a taxas chinesas por muitos anos no Brasil.
 
CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIA
 
Documento que contém informações sobre a empresa franqueadora e é entregue aos interessados em se tornar franqueados. A entrega do documento é obrigatória, de acordo com a legislação federal, e assegura total transparência no relacionamento entre franqueador e franqueado.
 
CONSULTORIA DE CAMPO
 
Também chamada de Consultoria do Tempo. Trata-se da visita periódica de um representante do franqueador aos franqueados. O objetivo é acompanhar a atuação de cada unidade, checando procedimentos, fornecendo orientações e recolhendo sugestões.
 
CONTRATO DE FRANQUIA
 
Documento que formaliza o negócio, definindo direitos e deveres do franqueador e do franqueado.
 
EXPANSÃO DA REDE
 
Aumento do número de franqueados. Muitas empresas franqueadoras contam com departamentos especializados para cuidar da expansão da rede, buscando novos franqueados no Brasil e no exterior.
 
FRANCHISING
 
Método adotado por empresas para oferecer produtos e serviços ao consumidor por meio de uma rede de franquias.
 
FRANQUIA
 
Estabelecimento aberto por um franqueado, responsável por sua instalação, operação e gestão, de acordo com os padrões fornecidos no Contrato de Franquia.
 
FRANQUIA DE CONVERSÃO
 
Absorção, pelo franqueador, de tecnologia ou negócio desenvolvido por um franqueador e que passa a ser aplicado a toda a rede.
 
FRANQUEADO
 
Pessoa física ou jurídica que adquire a franquia. Com as informações oferecidas pelo franqueado, pode implementar e administrar seu próprio negócio.
 
FRANQUEADOR
 
Empresa que oferece a terceiros (franqueados), mediante contrato, a oportunidade de utilizar sua marca, seus conhecimentos e outras competências.
 
FUNDO DE PROPAGANDA
 
Também chamado de Fundo de Marketing, é formado pela soma das taxas de propaganda pagas pelos franqueados. A administração e a utilização dos recursos é realizada em conjunto por franqueadores e franqueados, com regras claramente definidas no Contrato de Franquia.
 
LICENCIAMENTO
 
Diferente do franchising, trata-se da autorização, por meio do pagamento da taxas, para o uso de uma marca, logotipo ou personagem. No franchising, além da autorização para usar a marca do franqueador, existe a transferência do know-how de operação dos negócios. Algumas redes de franquias, por exemplo, pagam taxas para utilizar a imagem de personagens de desenhos animados na promoção de seus produtos, por determinado período.
 
LOJAS PRÓPRIAS
 
Unidades que pertencem ao franqueador.
 
MASTER-FRANQUIA
 
Um franqueado, autorizado pelo franqueador, fica responsável por administrar a rede em determinada região, tanto em território nacional como internacional. O máster-franqueado pode, entre outras atividades, franquear unidades e oferecer treinamentos.
 
REDE DE FRANQUIAS
 
Conjunto de todos os franqueados de uma empresa.
 
ROYALTIES
 
Remuneração mensal paga pelo franqueado ao franqueador pelo uso da marca. A fórmula de cálculo dos royalties é variável, sendo a mais comum um percentual sobre o faturamento da unidade franqueada. Muitas empresas franqueadoras já isentam a rede do pagamento de royalties, incrementando sua receita com a oferta de serviços diferenciados aos franqueados.
 
STORE IN STORE
 
Também chamada de Franquia Combinada ou Franquia Shop in Shop. Trata-se de uma franquia dentro de outro estabelecimento franqueado, mas de ramo diferente. Exemplo: uma lanchonete dentro de uma livraria.
 
TAXA DE FRANQUIA
 
Valor pago pelo franqueado na assinatura do contrato.
 
TERRITÓRIO
 
Área de atuação com exclusividade ou preferência para um único franqueado. O território deve ser especificado no contrato de franquia e, muitas vezes, é utilizado para definir também o raio de atuação do máster-franqueado.
 
UNIDADE-PILOTO 
 
Estabelecimento que pertence ao franqueador e é administrado como se fosse uma franquia, servindo de modelo para toda a rede.
 


Fonte: ABF Guia de Oficial





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Quanto vale a sua marca? 04/05/2010
Quanto vale a sua marca?
 
Empresas criativas e poder de concorrência 23/04/2010
Empresas criativas e poder de concorrência
 
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*  01/04/2010
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
19/03/2010
CONTABILIDADE: A PROFISSÃO EM DESTAQUE
 
20/01/2010
Rede de franquia melhora o desempenho escolar
 
29/12/2009
ARTIGO - A profissionalização na empresa familiar, por Pedro Adachi
 
24/11/2009
O papel do BNDES como instituição de desenvolvimento econômico e social
 
18/11/2009
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES AMBIÇÕES
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites