Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

06 de Fevereiro de 2015 as 00:00:00



ARTIGO - 5 dicas para um executivo que deseja obter sucesso como franqueado. - por Haroldo Monteiro


 
Em um dia de semana normal, no horário de almoço, encontrei um amigo que já não via há uns três anos. Ele é morador da cidade de São Paulo, por isso um encontro ocasional é coisa rara, ainda mais durante a semana.
 
Assim, começamos a bater um papo:
 
Haroldo: O que você está fazendo por aqui?
 
Amigo: Negócios!
 
Haroldo: Alguma reunião importante aqui no Rio de Janeiro? - meu amigo era vice-presidente de uma grande multinacional.
 
Amigo: Não, na verdade larguei a vida corporativa. Quero curtir minha família, esposa, filhos, quero ter qualidade de vida. Por isso estou entrando no ramo de franquias. Estou comprando 4 franquias do setor de moda, e vou viver disto agora. Abandonei esta rotina de viagens ao exterior, reuniões, stress, má alimentação, e de falta de atenção à família. Quero ser um empresário e formar uma cadeia de franquias, tenho três sócios financeiros, mas eu vou gerir o negócio.
 
Empolgado com seu plano, ele continua falando:
 
Amigo: Já contratei uma empresa para fazer a mídia das lojas, uma pessoa para treinar a equipe e uma que irá gerir o financeiro e adminsitrativo. Além disto, minha esposa irá ajudar pois largou seu emprego, e irá assumir a supervisão destas lojas. Ela adora moda! Já tenho bons pontos em dois shoppings da região. Ah! Também vendi alguns imóveis, estou bem capitalizado! O que você acha deste projeto?
 
Bem, neste momento, não quis deixá-lo muito preocupado com a decisão, pois ele estava bem empolgado.
 
Haroldo: Boa sorte na sua nova empreitada!
 
Minha resposta foi bem curta, sem expressar minha opinião concreta sobre o evento, até porque ele era um excelente profissional, inteligente e ocupava um cargo de destaque em uma grande empresa, e a "princípio" estas qualidades já seriam um diferencial nesta sua nova caminhada. Vejam que disse "a princípio" e não disse que seriam qualidades "suficientes" para ele obter sucesso em seu plano, nem que seu plano B de carreira estava começando de forma correta.
 
Passados 2 anos, liguei para ele para saber como estavam as coisas!
 
Haroldo: O mercado de varejo está devagar! Como estão seus negócios? E logo me surpreendo com sua resposta.
 
Amigo: Voltei ao mundo corporativo. Tive prejuízo, e tive que voltar a trabalhar para cobrir o rombo. Fui roubado pela gerente financeira, uma franquedora quebrou, a outra quase interrompeu o fornecimento, fiquei sem capital de giro, as vendas no shopping nunca decolaram, equipe de vendas ruim, realmente não sei como administrar corretamente uma empresa de varejo. Como lidar com os estoques e captações de recursos? Não dá mais!
 
Na realidade, este foi apenas um exemplo do que pode ocorrer com um executivo bem sucedido, e que, tentando mudar sua carreira, poderá vir a enfrentar, caso não observe o novo comportamento que deverá assumir para entrar no mundo do franchise. Para minimizar os riscos, escrevo abaixo 5 dicas que o executivo deve ficar atento para aumentar as chances de sucesso no mundo do franchising.
 
1ª) Comece fazendo uma pergunta a si próprio: - Eu estou preparado para não ter mais as vantagens de um executivo em uma grande empresa, tais como: salário certo no fim do mês, carro disponível, status pela posição ocupada na empresa, bônus agressivo por batimento de metas, viagens assíduas gerando oportunidade de conhecer lugares diferentes e estar sempre hospedado em hotéis de alta qualidade, e outras benesses comuns a um alto executivo? Caso você tenha certeza disto, comece a pensar em comprar sua primeira franquia!
 
2ª) Inicie pequeno, ainda que você tenha recursos disponíveis para abrir mais lojas - Este é um grande segredo. Comece entendendo do negócio que você está entrando, de suas peculiaridades, para depois ampliar seus investimentos. Você, quando tem uma loja ou no máximo duas, pode focar em todo gerenciamento do negócio. Quando você adquire a terceira loja, você passa a ter que dividir a gestão, e sua estrutura pode não estar preparada. Além disto, caso uma franquia demore a maturar você terá recursos suficientes para aguardar este tempo de maturação com capital disponível sem precisar comprometer todo o seu plano?
 
3ª) Você é que vai criar e treinar sua equipe - Lembre-se que você não dispõe mais de assessores bem preparados, no nível que você estava acostumado a ter.
 
4ª) Entenda o varejo, ele tem características próprias - Comprar bem e vender bem, foco em gestão de estoques (aprimoramento em planejamento de sortimento é uma boa estratégia a ser seguida), entender a dinâmica da necessidade de capital de giro, entender seu consumidor, lembrar-se que você não dirige mais uma empresa grande, onde existem vários recursos de gerenciamento disponíveis. Todos estes itens devem estar bem claros para o ex-executivo. O varejo é extremamente dinâmico!
 
5ª) O olho do dono engorda o porco - Delegar, uma palavra tão usada no gerenciamento moderno, às vezes se torna difícil de ser aplicada quando se tem um negócio pequeno. Você deverá centralizar as decisões, terá que entender de todas as áreas de sua nova empresa, pois não terá recursos suficientes para pagar profissionais mais qualificados para todas as áreas. Assim, você terá condições de saber se seu negócio está indo bem, e não será surpreendido com algum ato não esperado de algum funcionário.
 
Seguindo estas dicas, o executivo com certeza minimizará as chances de ser mal sucedido em seu novo desafio profissional!
 
 
 
HAROLDO MONTEIRO
Sócio da  Planning & Management Consultoria
Especializada em Gestão e Tendencias Economicas para o Varejo e
Consultoria em Finanças e Franchising
O autor é graduado em Administração de Empresas e Engenharia Econômica pela UERJ, além do MBA Business Administration pela Ohio University.
É professor convidado da COPPEAD para a disciplina Administração Financeira de Curto Prazo. 
 
A publicação desse artigo no JORNAL FRANQUIA foi autorizada pelo próprio autor. 


Fonte: Dr. Haroldo Monteiro





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Quanto vale a sua marca? 04/05/2010
Quanto vale a sua marca?
 
Empresas criativas e poder de concorrência 23/04/2010
Empresas criativas e poder de concorrência
 
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*  01/04/2010
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
19/03/2010
CONTABILIDADE: A PROFISSÃO EM DESTAQUE
 
20/01/2010
Rede de franquia melhora o desempenho escolar
 
29/12/2009
ARTIGO - A profissionalização na empresa familiar, por Pedro Adachi
 
24/11/2009
O papel do BNDES como instituição de desenvolvimento econômico e social
 
18/11/2009
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES AMBIÇÕES
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites