Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

31 de Março de 2014 as 16:03:50



ARTIGO - A Interiorização do Franchising no Brasil - por Dra. Lívia Rosa e Dr. Guilherme Lima, advs.


A interiorização do Franchising no Brasil
 
Dra. Lívia Rosa e Dr. Guilherme Lima,  advs.
 
Há mais de uma década o sistema franchising tem oferecido um crescimento no Brasil de mais de dois dígitos. Ultimamente, essa área vem apresentando uma característica nova que, ainda que possa ocorrer em outros países, é muito peculiar no Brasil: a interiorização do sistema franchising.
 
Nesse momento em que a expectativa da Associação Brasileira de Franchising - ABF, para o ano de 2014, é de um crescimento do setor como um todo na casa de 13%, enquanto espera-se um incremento de 8% em pontos de vendas e de 9% no surgimento de marcas, deve-se buscar alternativas para pulverização dos negócios.
 
Por isso mesmo, as grandes marcas e redes estão descobrindo, de uma vez por todas, a força que têm as cidades do interior. As regiões interioranas dos estados do Sudeste, Sul e Centro Oeste tem se tornado as meninas dos olhos dos empresários do setor.
 
Ainda não se pode esquecer que as regiões Nordeste e Norte não serão deixadas de lado, ao contrário, todas terão uma atenção especial na expansão das empresas que atuam com franchising.
 
Constata-se facilmente essa situação quando observados os grandes investimentos realizados em shoppings center’s em cidades do interior dos estados, que estão atraindo um grande número de empresários investidores, sendo que destes, de 60 a 70% são franqueados.
 
Essa manobra é decorrente da forte concorrência nas capitais e nas grandes cidades brasileiras, aliada ao crescimento da própria economia interna do país e da disponilidade de mão de obra. É muito natural que a as franqueadoras, em plena concorrência e em grande expansão, apostem e invistam seriamente as suas forças nesse novo mercado.
 
Entretanto, o crescimento em larga escala demanda dos franqueados e franqueadores um planejamento prévio, de modo que busquem orientação geral do negócio e não mais apenas uma análise jurídica dos documentos legais que envolvem esse tipo de transação.
 
Tanto franqueados, quanto franqueadores devem buscar consultorias que possam lhes auxiliar a suportar seu crescimento, dando coordenadas, por exemplo, no sentido da aplicação de normas tributárias regionais específicas, adaptação dos negócios aos regramentos municipais concernentes à localização e funcionamento, assessoria para adequação das questões trabalhistas dos novos funcionários, estudo da ampliação de suas instalações para cidades pólo regionais, etc.
 
O certo é que o Brasil tem sido a bola da vez no cenário mundial, ocupando atualmente o 3º lugar em número de franqueadoras e o 6º lugar em número de unidades implantadas, devendo ser considerado um mercado em plena e ampla expansão.
 
Além disso, o País foi sede da maior feira de franchising do mundo, ocorrida no ano de 2013, e será em 2014 a sede do World Franchising Council, maior evento focado no seguimento.
 
Com tudo isso, observa-se que além do constante crescimento do setor de Franchising no Brasil, há de ser destacado também o fenômeno de interiorização desse mercado, o que beneficiará franqueados e franqueadores desde que estes invistam em novos negócios de forma consciente e orientada.
 
Guilherme Lima - coordenador do Departamento de Franchising da Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
Livia Rosa – advogada da Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados


Fonte: Lívia Rosa, adv., e Guilherme Lima, adv,, da IVAN MACEDO Soicedade de Advogados

 
Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Quanto vale a sua marca? 04/05/2010
Quanto vale a sua marca?
 
Empresas criativas e poder de concorrência 23/04/2010
Empresas criativas e poder de concorrência
 
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*  01/04/2010
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
19/03/2010
CONTABILIDADE: A PROFISSÃO EM DESTAQUE
 
20/01/2010
Rede de franquia melhora o desempenho escolar
 
29/12/2009
ARTIGO - A profissionalização na empresa familiar, por Pedro Adachi
 
24/11/2009
O papel do BNDES como instituição de desenvolvimento econômico e social
 
18/11/2009
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES AMBIÇÕES
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites