Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

14 de Julho de 2023 as 15:07:19



Empreender sozinho ou em franquia? artigo de Patrícia Lion


 
Empreender sozinho ou em franquia ?
*por Patricia Lion
 
Ao decidir abrir um negócio, é importante considerar se vale a pena empreender sozinho ou com o suporte de uma rede de franquias. Essa escolha pode impactar diretamente no seu sucesso, levando em conta os desafios e benefícios de ambas as opções, que podem variar dependendo do perfil, disponibilidade de tempo e capital, conhecimento no setor e apetite para riscos.
 
Empreender sozinho pode oferecer liberdade criativa e maior controle sobre o negócio. A busca e análise do ponto comercial e dos novos fornecedores, a construção da marca e definição dos produtos, a gestão financeira e todos os demais controles necessários ficam por conta do gestor do novo negócio. Aqui, o grande desafio é que, depois da inauguração, o trabalho de correção e inovação não pode parar nunca. E quando o negócio já está rodando, existe a responsabilidade por toda a parte operacional e de retaguarda ao mesmo tempo.
 
Já ao optar por uma franquia, existe a garantia de que todos os erros e acertos de anos de lojas próprias e franqueadas sejam compartilhados com você. Com o suporte de uma rede já estabelecida de fornecedores de produtos e serviços, negociações em rede, treinamentos, assistência em todas as fases do negócio, dinâmicas de lançamento de produtos e análises de performance em relação às demais lojas da rede.
 
Além disso, a franquia vem de um modelo de negócio já validado, com uma marca estabelecida. Do ponto de vista de Marketing, é uma grande vantagem inicial em termos de reputação e atração de clientes, que também impacta diretamente no custo: o lançamento não depende de tantos recursos necessários para gerar alcance e posicionamento de marca.
 
O dilema: liberdade criativa ou negócio validado?
 
Na maioria das vezes, quem busca abrir um novo negócio quer independência, e pensar em ter um roteiro fixo para seguir não parece muito atrativo. No entanto, é necessário enfrentar todos os desafios por conta própria, desde o planejamento da obra, contratação e treinamento da equipe, até a busca por fornecedores, atendimento e assim por diante.
 
O que diferencia a franquia é que boa parte desses processos foi desenvolvido com anos de experiência e o suporte está pronto para pensar seu negócio com você. Já existe reconhecimento no mercado e uma clientela estabelecida, o que geralmente minimiza o risco do negócio. Também é possível conversar com franqueados atuais, pesquisar a idoneidade da marca, qualidade do suporte e produtos. Além disso, saber que mais gestores estão passando ou já passaram pelas mesmas dores que você, é um canal direto para minimizar os erros e encurtar o caminho do aprendizado da nova empresa.
 
Mas o que escolher: liberdade criativa ou negócio validado? No fim das contas, em ambos os modelos é necessária semelhante dedicação, com desafios e benefícios que devem ser considerados. O mais importante é lembrar sempre de buscar a opção que melhor se encaixe nas expectativas e necessidades do empreendedor.
 
 
*Patricia Lion é CEO
e co-fundadora da Tasty Salad Shop,
franquia de alimentos saudáveis.


Fonte: Patricia Lion, CEO da Tasty Salad Shop





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Quanto vale a sua marca? 04/05/2010
Quanto vale a sua marca?
 
Empresas criativas e poder de concorrência 23/04/2010
Empresas criativas e poder de concorrência
 
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*  01/04/2010
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
19/03/2010
CONTABILIDADE: A PROFISSÃO EM DESTAQUE
 
20/01/2010
Rede de franquia melhora o desempenho escolar
 
29/12/2009
ARTIGO - A profissionalização na empresa familiar, por Pedro Adachi
 
24/11/2009
O papel do BNDES como instituição de desenvolvimento econômico e social
 
18/11/2009
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES AMBIÇÕES
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites