Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

27 de Setembro de 2022 as 21:09:17



ANÁLISE DE FRANQUEABILIDADE, Como aplicá-la a uma Marca. Saiba AQUI.


 
Como aplicar a análise de franqueabilidade em uma marca?
 
O mercado de franquias é muito atraente, seja para quem quer empreender ou para uma marca que quer expandir sua presença no país. E para que uma marca entre para o setor de franchising, é preciso, além de comprovar o sucesso do modelo de negócio, passar por uma análise de franqueabilidade que analisa o melhor formato de expansão de cada marca.
 
Para começar uma expansão é preciso ter uma estratégia bem definida. Eduardo Santinoni, especialista em implantação OKR e desenvolvimento, aprimoramento e formatação de franquias, explica que as estratégias podem ser várias, seguindo o modelo de negócio e os desejos de cada empresário em relação à sua marca. “Cada caso é muito individual quando falamos de expansão. Há casos que será preciso definir qual região priorizar no primeiro momento, se a franquia pode atuar em qualquer lugar ou o crescimento será em espiral”, exemplifica.
 
Há também a possibilidade de definir a estratégia logística, pensando em manter a qualidade dos produtos uniforme em cada unidade. Assim, é necessário pensar todo o crescimento com base na malha logística que a empresa necessita e nos parceiros disponíveis em cada região. “Todas essas opções são alternativas, variações de estratégias de expansão, que podem seguir um caminho ou uma combinação deles”, explica Eduardo.
 
E, durante todo esse processo, são estudados os formatos de crescimento mais adequados, que podem ou não ser a franquia. É possível que o melhor caminho de uma marca seja a expansão por redes, por exemplo. “Muitas marcas vêm até mim pedindo uma análise de franqueabilidade e nós definimos que a franquia não é o melhor caminho e, em muitos negócios, pode não ser mesmo. Cada negócio tem uma particularidade e nem todos se encaixam no formato de franchising”, comenta o especialista.
 
Após essa definição, começa de fato o plano de expansão, no qual são definidos pontos como quantas unidades cabem no negócio nacionalmente, qual estratégia será usada e como estruturá-la. “É literalmente colocar o mapa na mesa e planejar a expansão, pensando nos territórios a serem alcançados, onde estão os meus concorrentes e como criar oportunidades para a inserção da minha marca”, finaliza Eduardo.  
 
De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do 2º semestre de 2022 foi 16,8% maior que o mesmo período do ano passado, com uma receita de mais de R$ 195 bilhões por ano.
 
Sobre Eduardo Santinoni
 
Sócio fundador da Y Consultoria, que há 10 anos, contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de empresas e pessoas envolvidas no ecossistema de Franquias e Redes.
 
Administrador e contador, atuou por cinco anos na PwC (PriceWaterhouCoopers). São mais de 15 anos de experiência desenvolvendo e aprimorando empresas Franqueadoras e Franqueadas, bem como pessoas envolvidas no ecossistema. Também foi franqueado de cinco redes e já atuou como franqueador de duas.
 
É credenciado como instrutor de cursos da ABF e está presente nos principais eventos mundiais de Redes, Franquia e Varejo.
 
Informações para a imprensa:
Oficina da Comunicação Integrada
Assessoria de comunicação da Y Consultoria
(11) 99210-8191 / (11) 2275-0833
Fran Oliveira – fran@oficina.inf.br
Amanda Melo – amanda@oficina.inf.br


Fonte: Oficina da Comunicação Integrada - Fran Oliveira e Amanda Melo





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Quanto vale a sua marca? 04/05/2010
Quanto vale a sua marca?
 
Empresas criativas e poder de concorrência 23/04/2010
Empresas criativas e poder de concorrência
 
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*  01/04/2010
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
19/03/2010
CONTABILIDADE: A PROFISSÃO EM DESTAQUE
 
20/01/2010
Rede de franquia melhora o desempenho escolar
 
29/12/2009
ARTIGO - A profissionalização na empresa familiar, por Pedro Adachi
 
24/11/2009
O papel do BNDES como instituição de desenvolvimento econômico e social
 
18/11/2009
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES AMBIÇÕES
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites