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Franchising

04 de Março de 2019 as 23:03:52



SALÕES DE BELEZA Redes de Franquias buscam Investir no Público Masculino


Redes de salões de beleza buscam investir em público masculino que está cada vez mais vaidoso
 
Mercado de beleza para homens vem ganhando cada vez mais espaço e movimenta bilhões
 
 
O setor de beleza para o público masculino tem crescido aceleradamente nos últimos anos no Brasil. Esse resultado mostra que os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência, e gastando um pouco mais do seu tempo e dinheiro em salões, deixando para traz a história que somente as mulheres se preocupavam com a beleza.
“Eles não só cortam o cabelo, mas como também fazem o pé, depilam o corpo e até tiram a sobrancelha. Assim como nas mulheres, eles procuram levantar a autoestima”,
 
afirma Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV, rede de franquias com foco em serviços de estética express que nasceu em Belo Horizonte (BH) e hoje conta com 11 salões de beleza espalhados por Minas Gerais e PA.
 
A rede de franquias tinha as mulheres como público-alvo, porém percebeu a mudança desse cenário e a procura de homens por serviços de beleza, o que a fez mudar a forma de oferecer serviços exatamente aos homens.
 
Segundo a Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spas), os homens representam 30% da clientela em clínicas de estética. Quando o assunto é melhorar a aparência, esse número sobe para 35% em compras de produtos. 
 
A previsão é que em 2019 o Brasil alcance o primeiro lugar como o maior país consumidor de produtos de beleza masculina do mundo movimentando em um período de quatro anos cerca de 6,7 bilhões de dólares.
 
Para o Sebrae, o público masculino está cada vez mais preocupado com a aparência, como, por exemplo, cuidar da silhueta e interesse em procedimentos para rejuvenescimento e diminuição de marcas de expressão, o que faz com que procure serviços especializados para cuidados com a pele, como limpeza de pele, além de procedimentos a laser, tornando-se uma clientela ainda mais fiel.
 
Números que crescem
 
Segundo a Euromonitor Internacional, a indústria de produtos de beleza voltada aos homens cresceu 69,7% no mercado brasileiro nos últimos cinco anos, número que ficou muito acima da média global, de 26%. A expectativa é que esse número dobre nos próximos dois anos.
 
Hoje o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de países em consumo de beleza pelos homens representando 13% das vendas mundiais, ficando atrás apenas dos EUA os que detêm 18% da participação, enquanto que a Alemanha ocupa a terceira colocação com apenas 6%. A expectativa da empresa de pesquisa é que no próximo ano o Brasil ultrapasse os norte-americanos e domine esse mercado.
 
Somente na SUAV, os homens representam 10% do público atendido. Esse percentual ainda é pequeno, mas vem crescendo e surpreendendo o próprio diretor da rede. Quando a marca entrou para o mercado de franchising, no ano passado, esse número representava apenas 5% de homens atendidos.
 
“Infelizmente ainda existe muito tabu em serviços de estética direcionado a homens. Assim como as mulheres economicamente ativas, os homens estão em busca de práticas que não exigem muito tempo, até mesmo pela correria do dia a dia eles preferem chegar ao salão e serem atendidos, sem a necessidade de agendar horário”,
 
frisa Oliveira que afirma atender uma clientela masculina na faixa dos 20 a 50 anos.
 
A previsão é que em 2022 o Brasil alcance mais de 20% da participação no mercado global, com vendas de 8,1 bilhões de dólares, ou seja, um crescimento anual de 11,2%, enquanto que a previsão para o mercado global é de 4,7% ao ano.
 
Sem Pelos
 
O empresário conta que a depilação e fotodepilação são os serviços mais procurados pelos homens que frequentam a SUAV.
 
“Há tempos depilação deixou de ser um serviço essencialmente das mulheres. Essa mudança está relacionada à questões de estética, onde cada vez mais os homens estão vaidosos e preocupados com a sua aparência pessoal e também profissional, além ainda de ter uma pele bonita dá maior sensação de limpeza e higiene, já que a depilação deixa a pele lisa e evita pelos encravados”,
 
revela o diretor executivo que acrescenta ainda que as regiões que os homens mais depilam são as costas, o abdômen e as axilas.  Oliveira salienta que: 
 
“Hoje os homens estão muito mais preocupados em cuidar da pele, do corpo. E se há esse público temos que se adequar para atender a eles com a mesma excelência e qualidade nos serviços prestados. Acredito que esse nicho irá aumentar muito mais nos próximos anos”,
 
conclui.
 
Sobre a SUAV
 
A rede SUAV inovou ao criar a primeira franquia de esmalteria em Belo Horizonte (MG) em 2010 e entrou para o franchising no segundo semestre de 2017. Com dez unidades em operação, tem como foco atendimento sem hora marcada, além de ser diferencial e ágil.
 
A franquia possui gestão simples do negócio com boa margem de lucratividade que pode chegar a 30%, além de oferecer um mix de serviços muitos procurados e atraentes como depilação, design de sobrancelhas, fotodepilação e esmalteria.
 
O investimento varia entre R$69.900,00 a R$131.200,00, conforme o modelo de negócio e com expectativa de prazo de retorno do investimento entre 18 a 36 meses. www.suav.com.br


Fonte: Renata Brito, da Fatos&Ideias Comunicação, tel (17) 3216-5809





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